Vou te dizer o que NÓS estamos fazendo. Mas lembre-se: NÓS fazemos tudo com a orientação do pediatra, ok?!
Bom, minha filha mamou no peito até os 4 meses, quando acabou a licença da minha mulher. Dos quatro aos cinco meses (idade atual) ela intercala manadeiras (NAN 1) e algumas frutas indicadas pelo pediatra, quais sejam, maça, pêra, banana, mamão e suco de laranja.
Então, se ela mamar às 8 da manhã, lá pelas 10 nós oferecemos uma fruta. Pouco menos de uma hora depois, ela já está com fome de novo e aí oferecemos outra mamadeira. Tentamos sempre dar uma fruta na parte da manhã e outra na parte da tarde.
Como ela tem o intestino presto, variamos as frutas de acordo com o efeito que cada uma produz no organimo dela. Por exemplo, o mamão 'solta' mais o intestino, já a maça não influencia tanto.... e por aí em diante.
Agora, no sexto mês, já vamos incrementar a alimentação dela com sopinhas. O pediatra recomendou sopinha com 4 legumes e uma carne (músculo muito cozido e triturado, peito de frango, etc.) Vamos dar a sopinha apenas no horário do almoço por enquanto. Quando ela se habituar com o gosto e com o peso da comida, vamos oferecer no almoço e no jantar.
LEMBRE-SE: tudo o que descrevi acima foi me passado por um PEDIATRA!!!! Se puder, faça uma consulta e peça mais orientações.
Até.
2006-09-22 02:18:06
·
answer #1
·
answered by PaiDePrimeiraViagem 3
·
0⤊
0⤋
Bem, depois de 06 meses o bebê já está apto a comer frutas, sopinha de legumes, papinhas doce como as de aveia...
Vc deve ir introduzindo os novos alimentos aos poucos. Evite o açúcar, pois a criança acostuma e depois fica difícil tirar.
As frutas devem ser dadas in natura.
O ideal é adoçar com mel, se necessário.
Palavra de mãe!!!!! rsrsrsrs....
O bebê que acostuma a comer legumes, frutas e até mesmo verduras, vai ter muito mais saúde e já vai crescendo com bons costumes alimentares.
Ah!!! Um conselho: evite danones e derivados... Pois tem um sabor gostoso e depois o bebê não vai querer saber de alimentos mais insonsos, como as frutas que não são tão doces.
Os alimentos que já vem prontos, facilitam a nossa vida, mas levam nossos filhos a maus hábitos alimentares. O jeito é perder um tempinho, fazer vc mesma as papinhas e ensiná-lo a se alimentar direito.
Boa sorte com seu bambino!!!!
2006-09-22 09:23:52
·
answer #2
·
answered by ? 2
·
0⤊
0⤋
Ola docinho.
com a experiência de 15 anos de casado e dois filhos, o que tenho para te dizer é o seguinte:
quanto a alimentação, o leite materno é o principal alimento/remedio que existe, serve pra tudo, e quanto a outros tipos de alimento, você deve evitar qualquer tipo de produto que contenha conservante, ex: iorgute tipo danoninho, estas papinhas prontas, ou seja, tudo que é facil comprar no mercado.
alimento de verdade é fruta, legume, um pouco de carne pra aumentar a ingestão de proteinas, só deve cuidar na hora do bebê comer saladas verdes, geralmente estas saladas ``afrouxam´´ o intestino da criança.
você deve evitar os produtos industralizados pelo simples motivo do leite materno não ter gosto nenhum, e o danoninho um gosto delicioso, ai com certeza a criança vai preferir o mais gostoso, independente se é o melhor.
e quanto a educação, ai você tem um grande problema pela frente, comece pelo basico, tipo, respeito, hierarquia, e principalmente de amor na medida certa, porque se der demais, a criança te domina, se der de menos ela se torna uma criança quieta, com problemas com a sociedade.
Mas uma coisa eu posso te dizer com bastante, mas bastante certeza minha cara,``com os filhos os problemas nunca acabam, e sim mudam de forma, e quando você tiver com eles na adolecencia, vai ter muita saudades de quando eles eram bem pequenos e podiam ser dominados facilmente`` abração.
2006-09-22 09:13:43
·
answer #3
·
answered by marcos z. 2
·
0⤊
0⤋
O ideal é que o bebê mame ao seio exclusivamente até aos seis meses de idade e que aos poucos vá sendo apresentado aos novos sabores da vida.
Introduzir novos alimentos à dieta do bebê é uma arte que precisa ser bem conhecida.para a criança, pois o alimento é mais que nutrição, é uma fonte de novas descobertas que podem ou não ser prazerosas, toda forma de apresentar um alimento deverá ser repensada.
Colheres de silicone macias e resistentes, que ao levar o alimento à boca e serem mordidas não causam dor às gengivinhas inchadas pelos dentinhos que estão para nascer; canequinhas lindas de alcinhas com bichinhos coloridos em alto relevo, feitas de material resistente para suportar a curiosidade um tanto quanto desastrada dos pequeninos; e a grande máxima, um pratinho que possui um suporte que se encaixa na mão de quem oferece o alimento permitindo-lhe sustentar as investidas das mãozinhas que também querem provar a papinha.
A partir do sexto mês de vida a mãe pode apresentar ao bebê o que os nutricionistas chamam de alimentação complementar - sucos de frutas no intervalo entre as mamadas pela manhã e papinha de frutas à tarde.
Duas semanas após a introdução dos sucos e papinhas de frutas a mãe pode oferecer a alimentação semi-sólida amassada, feita à base de cereais, legumes e tubérculos (abóbora, batata etc).
O jantar deve ser introduzido entre o sétimo e oitavo mês. Já para crianças de nove a dez meses, deve-se oferecer leite pela manhã (mamadeira ou peito), logo após suco de frutas e, no almoço, uma papa salgada. No período da tarde, uma papa de frutas, mamadeira e, mais tarde, o jantar, além do leite à noite. Crianças com um ano já estão aptas a receber a alimentação da família, desde que esta seja feita com poucos condimentos e temperos.
A compra do leite
Após seis meses de vida, o materno costuma ser substituído pelo leite comum. No caso da compra do leite pasteurizado, os pais devem ficar atentos em relação ao prazo de validade do produto. Os leites embalados em saquinhos devem ser mantidos em balcão refrigerado e com o carimbo do Serviço de Inspeção Federal (SIF). O leite enlatado não pode ser comprado se a lata estiver amassada ou estufada e sua data de fabricação precisa ser averiguada. Este tipo de leite deve ser guardado em local fresco e seco. Embalagens tipo Longa Vida não precisam ser mantidas em geladeira, só depois de abertas.
2006-09-22 09:02:54
·
answer #4
·
answered by neisimples 5
·
0⤊
0⤋
voce pode começar a introduzir-lhe papas e sopas cremosas, às quais podera adicionar peixe e carne de forma a que ele tenha proteinas!
mas o melhor sera falar com o seu pediatra!
para ser bom pai ou mae é preciso amor, coerencia e sobretudo muita paciencia!
beijinhooos
2006-09-22 08:58:35
·
answer #5
·
answered by Diva B 3
·
0⤊
0⤋
Docinho para começar procure um bom pediatra, ele lhe informará como proceder e segundo tem que ter AMOR, RESPEITO, PACIENCIA E TEMPO pois filhos consomem todo e mais alguns minutos de nossa atenção(mães)
2006-09-22 08:48:27
·
answer #6
·
answered by janainasinistra 2
·
0⤊
0⤋
Docinho sinceramente não sei, mas deve ter algum curso rápido por correspondência que ensine como ter filhos e amamenta-los. Espero ter ajudado
2006-09-22 08:48:02
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
msm depois dos 6 meses e i importante continuar a amamentação, mais adicionando frutas legumes e por ai vai....
2006-09-22 08:46:24
·
answer #8
·
answered by nathy 3
·
0⤊
0⤋