English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

10 respostas

Voce lembra-se dos zeros e a constante troca de moedas que tinham naquela época? Eu recebi meu primeiro milhãozinho naquela época, e era perto de um salário mínimo comparada em razão da época.
O cambio é a referencia da riqueza mundial. E a estabilidade da moeda tinha que se referenciar à alguma outra, e assim fora escolhida o dóllar. Podia ser uma sulamericana, mas todas as nações vizinhas tinham o mesmo problema.
Os juros altos atraíam dóllar e investimento especulativo, oque favorecia entrada de dóllares no mercado e assim poder movimentar com a moeda estrangeira.
O governo atual não se deu conta de que os juros altos sempre criam rescessão, ou estagnação da economia interna. Esse método foi usado para equilibrar a moeda, controlar o fluxo de exportações e importações, porém perdido o motivo, e sem saber para onde ir, eles mantiveram-na alta para não estragar mais a economia.
A Exemplo da China a moeda de lá é bem mais baixa que a nossa, encargos fiscais idem, tornando o mercado super atraente para investimentos. O povo lá é culto, o nosso é inteligente esperto, mas analfabeta. Fortes interesses aqui preferem um povo ignorante para que os erros não evoquem uma revolução, e que sejam mais submissas.

2006-09-21 16:43:36 · answer #1 · answered by Ti 4 · 1 0

É importante ressaltar que inicialmente foi necessário ao pais valorizar a taxa cambial para que a inflação fosse controlada, o problema foi em segurar essa taxa cambial por muito tempo, gerando um desperdício de dinheiro publico. Segundo a taxa de juros é uma importante ferramenta para o controle inflacionário, porém com o excesso de moeda extrangeira em nosso pais devido ao aumento das exportações ocorridas em 2003 e 2004, possibilitou o governo a baixa essas taxas nos últimos 2 anos, na tentativa de levar a taxa cambial a um equilíbrio.
Porém o problema não é exatamente na questão do cambio ou de juros, o problema é o excesso de carga tributária, o que está levando o Brasil a perder mecardo, gerando vários problemas ao Brasil, bem como a falta de educação de nosso povo, assistência básica ( saúde, alimentação e educação) e desperdício de dinheiro publico.
Temos que deixar de ser o País do geitinho, onde todos passam a perna em todos e todos saem perdendo, temos que deixar de ser o pais onde o preconceito vigora perante uma mascara que fala que tudo está bem, temos que acordar e brigar pelos nossos direitos, temos que parar de contentar com esmolas dadas pelo governo em troca de votos. Temos, urgentemente, que começa a crescer.

2006-09-29 00:30:43 · answer #2 · answered by DIEGO 1 · 1 0

eu nao sei ,so sei que estou trabalhando feito uma louca e meu dollar nao esta sendo valorizado cada mes tenho que mandar mais, para conseguir pagar minhas despesas .

2006-09-28 19:36:27 · answer #3 · answered by lua 5 · 1 0

Ao contrário do que você afirma em sua pergunta, o câmbio não está valorizado. Qualquer exportador que leia sua pergunta terá o desejo de trucidá-lo.

Ao contrário do que você afirma em sua pergunta, os governos (seja o do FHC ou o do Lulalelé), não adotam uma política de câmbio valorizado.

Apenas neste ano de 2006, eu já vi, em noticiários de televisão, mais de 50 vezes, que o governo faz compra de dólares (padrão monetário mundial) para tentar aumentar o valor desta moeda com relação ao real, para favorecer as exportações.

2006-09-22 03:36:35 · answer #4 · answered by Anonymous · 1 0

Vc lembra que o dólar era um bom investimento e que o cenário externo era pouco favorável? hoje o Brasil vai contra a maré, enquanto todos os Países sobem os juros o Brasil que perdeu a aportunidade abaixa, e quando o dolar poderia estar alto ajudando as exportações, está baixo aniquilando os produtores principalmente os rurais.

2006-09-21 23:31:12 · answer #5 · answered by yu 3 · 1 0

Bàsicamente para manter a inflação sob contrôle. Os juros altos tinham, quando foram aplicados, pela primeira vez no govêrno FHC, o objetivo de evitar a evasão de divisas. durante as crises cambiais dos tigres asiáticos e depois da Rússia. Nessas ocasiões o real estava desvalorizado perante o dolar, que estava escasso, e poderia ser enviado para o exterior pelos especuladore que tinham receio de que os efeitos dessas crises pudessem atingir o Brasil, e tambem pudessem obter ganhos fáceis, vendendo real e comprando dolares. Assim as aplicações em real, poderiam ser mais lucrativas do que comprar dolar, e oferecia uma proteção para as divisas. O problema é que depois de controladas as crises, a política de juros altos continuou, principalmente no govêrno Lula, com a iflação controlada e o real valorizado. O resultado dessa política, é que o nosso país tem praticado uma das mais altas taxas de juros reais (juros oficiais da Selic, menos a inflação), e que tem asfixiado a iniciativa privada, que tem arcado ainda com a maior carga tributária da história do país. A situação se agrava ainda para os exportadores, que com a desvalorização do dolar e a apreciação do real, têm reduzida a sua competitividade no mercado internacional. É claro que o contrôle da inflação é importante, mas considerando que ela está a níveis bem baixos atualmente, não dá para entender porque o govêrno não reduz mais a taxa de juros, mesmo que a inflação suba um pouquinho mais durante algum tempo. Você notou que a gradativa redução das taxas atuais, começou recentemente, coincidentemente com o início da campanha para reeleição do Lula. A quem interessava a manutenção das altas taxas de juros, praticadas anteriormente, senão aos banqueiros, que durante êste govêrno conseguiram obter o maior lucro da história. Três ou quatro vêzes mais do que em govêrnos anteriores. A consequência dessa política do govêrno atual, foi a construção de uma dívida interna, principalmente com os banqueiros, superior a um trilhão de reais, mais de 50% do nosso PIB. O que representa uma brutal transferência de renda para um só setor da economia. Cada vez que o govêrno abaixa 1 ponto a taxa de juros, significa que o govêrno deixa de pagar aos bancos 10 bilhões de reais. Já pensou o que se pode fazer de obras públicas com êsse dinheiro? A manutenção dessa taxa de juros, que tem sido mais maléfica para a economia do que a apreciação do real perante o dólar, é que me dá a certeza de que o govêrno atual é despreparado, incompetente, mal intencionado, e talvez manipulado pelos banqueiros.

2006-09-29 13:20:56 · answer #6 · answered by fisherman 2 · 0 0

bla bla bla seila só respondi pra ganh pontos mesmo

2006-09-28 13:07:54 · answer #7 · answered by **__** 2 · 0 0

Porque a mamaezinha desse malucos ronca e fuça.

2006-09-27 14:00:30 · answer #8 · answered by Dr. J 6 · 0 0

Para conseguir manter a inflação baixa, e uma tentativa de demonstrar que é um governo neo-liberal não intervindo na economia.

2006-09-27 13:42:18 · answer #9 · answered by joaohenrique_lopes 1 · 0 0

Pq a política de juros altos é boa para os banqueiros que são os pricipais financiadores das campanhas políticas de Collor, Lula, FHC...

2006-09-28 14:10:46 · answer #10 · answered by _______-------_______ 3 · 0 1

fedest.com, questions and answers