English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

porque só igreja católica usa imagens? e porque tanta polemica?

2006-09-21 10:01:50 · 12 respostas · perguntado por neide 1 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

12 respostas

A explicação é meio complicada, tem um sentido teológico e um sentido prático.
Teológico, a proibição de se fazer imagens de Deus não Antigo Testamento se explica com o advento de Jesus.
Ninguém até então jamais vira Deus e Jesus revelou a imagem do Pai em si mesmo.
A partir de Cristo, Deus se torna visível aos olhos e ao coração dos homens.
Dai entende-se que tal proibição deixou de ter sentido, pq o sentido original dela se resolve em Cristo Verbo de Deus encarnado.

O sentido prático.
Foi já nas catacumbas de Roma, nos séculos I e II que são registrados as primeiras figuras de Jesus, dos Apóstolos e de Maria. Faziam parte de uma "didaquê" de uma forma de evangelizar a partir do universo imaginário dos romanos.
Vc pode encontrar reapresentações da santa ceia na catacumba de santa Domitila em Roma, datada do ano 100 da nossa era.
Não constituía problema para os primeiros a representação figurativa.
E a Igreja adotou a prática da representação visual dos temas religiosos até pq a população nem sabia ler direito para entender as escrituras.
É tipo dizer hj pra quem não te entende: vc quer q eu desenhe pra vc entender?
Assim as Bíblia, os evangelhos, as parábolas passam a ser desenhadas pintadas para compreensão das pessoas.
As imagens esculpidas nasceram depois do século IV, quando já tinha ocorrido o concilio de Nicéia em 325, e foram se aprimorando na medida que se aprimorava a arte da escultura.
Lógico que existem exageros e supertições das pessoas com relação às imagens, principalmente no Brasil, onde, pela mistura de raças trazemos muitos dos elementos da cultura dos índios e do negro, para os quais, representar divindades em escultura, nunca foi problema. E isto meio q incorporou às práticas católicas no Brasil.
Muita coisa neste sentido tem de ser reformulada à vista da racionalidade.
O problema não é a imagem em si, é o exagero de valor q se dá a ela. Não tem problema de vc ter uma imagem na sua casa, ate mesmo pq são belos objetos de arte algumas. O problema é ver nelas poderes que elas não têm. Mas isto é de difícil assimilação pelas pessoas.
Alem disto, depois do concilio Vaticano II, houve uma grande restrição às imagens como objeto de culto, e muitas Igrejas hj em dia tem so um crucifixo para lembrar o sacrifício salvifico de Jesus.

2006-09-21 10:27:13 · answer #1 · answered by Frei Bento 7 · 1 1

Sou católico, mais acho hoje isso ridículo, nem me interesso em saber a origem o fato e que tudo que vem da Itália e suspeito!!!
O Brasil deveria abrir um debate para se desligar do Vaticano, como os ingleses fizeram no passado.
Alias aboliram as imagens ou santos..... Afinal e melhor falar direto com o chefe, porque utilizar intermediários se podemos ir direto ao chefe!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deus!!! e unico representante Jesus.

2006-09-21 11:27:21 · answer #2 · answered by Silvio R 5 · 1 0

Olha, quanto a origem das imagens, é sabido que surgiram ou se intensificaram com o acordo do Imperador Constantino, porém, já eram veneradas talvez por décadas.
A igreja católica utiliza imagens, porque atráves de uma série de concílios, tornaram os apóstolos "santos". Por séculos estes foram questionados e a resposta é a mesma; "Porque achamos que somos a cabeça de Cristo, e o Papa como o enviado de DEUS, tem autoridade para tornar pessoas como deuses".
A polêmica existe, porque as pessoas preferem ouvir seus líderes católicos, e se esquecem de ler a Bíblia, e ver que isto já havia sido profetizado que fariam...
Infelizmente, esta "lembrança" de pessoas que andaram com Jesus, foi concretizada em imagem (desenhadas e esculpidas), e isto, causou um desvio da verdadeira adoração.
As pessoas, passaram a pedir para que estas imagens operassem milagres, e com isto, se propuseram até a se flagelar
quando recebessem uma resposta positiva.
O que quero dizer com tudo isto, é que a adoração de imagens não é pedido Bíblico, e muito pelo contrário; é condenado pela Bíblia. Veja estes versos:
"Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no Céu, nem embaixo na terra, nem nas águas embaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque Eu, o Senhor Teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem" - (Êxodo 20: 4 e 5).

O que achou? percebeu? Agora me responda; no Novo Testamento, os discípulos adoravam imagens deles mesmos ou a colocavam nos templos ou casas apenas para lembrar deles?

2006-09-21 10:55:52 · answer #3 · answered by Lili 3 · 1 1

Sou católico praticante, nunca me preocupei em saber essa origem mas sei que cada uma delas tem uma história, nada que um bom livro ou uma boa enciclopédia possa esclarecer, quando eu tiver vontade de saber. Repare bem que eu disse que cada uma delas tem uma história, ou seja, histórias são momentos vividos ou fatos acontecidos, e a Bíblia está cheia também dessas histórias, porque foi escrita por homens, num momento histórico de suas vidas. A polêmica também são historinhas de quem não gosta de igreja católica, para valorizar o teor espiritual de suas denominações, e aumentar o número de seus adeptos. Se essas pessoas que criticam tanto se preocupassem mais com suas vidas e vivessem para o bem comum da humanidade, não cometeriam o erro de falar mal do seu semelhante, só porque ele está praticando a sua devoção a Cristo, de forma diferente da sua, isto também é pecado.

2006-09-21 10:42:35 · answer #4 · answered by Anonymous · 1 1

historicamente as imagens fizeram parte da igreja quando constantino, fez uma mescla da religião pagã de roma com o cristianismo...

mãsss...

1. A igreja Católica venera aos santos mais não os adora. Adorar algo ou alguém que não seja Deus é idolatria

2. no Antigo Testamento, Deus ordenou ou permitiu a instituição de imagens que conduziriam simbolicamente à salvação pelo Verbo encarnado, e como exemplo disso temos a serpente de bronze ou a arca da aliança e os querubins

3. não se trata de idolatria, e sim de veneração...

4. particularmente, sou contra!

2006-09-21 10:13:32 · answer #5 · answered by jrbnu 3 · 0 0

Acho que as magens servem para mentalizar , não sei de sua origem.

2006-09-21 10:10:32 · answer #6 · answered by STAN 7 · 0 0

Já viu anjinhos? Tudo imaginação. É esse o problema de não ter conhecimento real e verdadeiro.

2006-09-21 10:10:03 · answer #7 · answered by Dhàncköhr 2 · 0 0

A maioria dos santos morreram numa época que não havia fotografia então mesmo lá bem antigamente os próprios amigos que tinham algum dom artístico já faziam algumas pinturas deles.
Em forma de homenagem a Igreja Católica adotou o costume de fazer imagem a esses homens e mulheres que muitas vezes morreram martirizados em nome de Cristo. Note bem homenagem, para que eles não fossem esquecidos.
No antigo testamento aqueles povos bem atrasados mesmo, queriam adorar a um deus e faziam estátuas e diziam que aquilo lá era o "deus" deles.
Para proibir essa prática no povo de "Deus" o autor do Gênese escreveu que Deus proibiu o feitio de qualquer imagem tanto de seres celestiais e terrestres, então, qualquer tipo de imagem era terminantemente proibida. Detalhe: se seguíssemos essa lei até hoje, não poderíamos nem tirar uma fotografia nem olhar para uma obra de arte tipo Mona Lisa.
Os evangélicos não tendo o que fazer, pegam esse único trecho da bíblia para atacar os católicos dizendo que eles estão cometendo idolatria. Muitos nem ao menos sabem o que seja idolatria, pois se soubessem, não falariam tamanha asneira, pois hoje em dia só quem pode ser que cometa idolatria são "talvez" índios selvagens, que nunca tiveram contato com a civilização e por isso tenham talvez seus deuses, não sei.
Na época em que o rei Salomão construiu o templo de adoração a Deus, já existiam estátuas de anjos enfeitando o templo; na arca da aliança havia dois querubins.
Bom, tem mais, mas vou parar por aqui para não ficar muito enfadonha essa leitura.
Espero ter clareado um pouco. Um abraço.

2006-09-21 11:41:54 · answer #8 · answered by magrão 7 · 0 1

A origem das imagens da igreja é a oficina do artesão, daí são doadas ou vendidas para fiéis ou para a igreja.
As imagens são formas de expressão artística da crença. Existem em várias religiões.
A polêmica você está tentando começar agora. Não precisa. Simplesmente aceite ou não.

2006-09-21 10:17:30 · answer #9 · answered by Mozael P 3 · 0 1

nos utilizamos imagens para lembrar daquelas pessoas que foram imrtantes e relembrar de seus atos

2006-09-21 10:03:57 · answer #10 · answered by allisson j 2 · 0 1

fedest.com, questions and answers