O nome correto é Peugeot e é uma marca francesa.
A sua história começa no século XVIII, com Jean Pequignot Peugeot, quem construiu moinhos.
Em 1810, os irmãos Jean-Pierre e Jean Frederic Peugeot transformaram o moinho herdado de seus moleiros antepassados numa fundição de aço - o aço laminado passou a ser o fio condutor das actividades Peugeot.
Progressivamente, foram evoluindo para moinhos de café e de pimenta (1855), navalhas para cabeleireiros, crinolinas e máquinas de costura (em 1897), assadores, relógios, máquinas de tosquiar, serras, bicicletas, triciclos, gramofones(...) todos disponÃveis por catálogo.
Em 1815, os irmãos uniram forças com Jackes Maillard-Salins e viram nascer a fábrica em Sous-Cratet, na região de Montbéliard.Foi dada, ao ourives Justin Blazer da vila de Montbéliards, a tarefa de idealizar e desenhar um sÃmbolo e uma imagem gráfica para a marca, para os artigos de aço fabricados nas fábricas.
Entre várias propostas, surgia um enigmático leão andando orgulhosamente ao longo de uma flecha. O leão simbolizava a qualidade e a resistência dos seus dentes representava a flexibilidade das lâminas e a rapidez do corte – principais caracterÃsticas do animal.
A marca foi registrada no Conservatório Imperial das Artes e Negócio (Conservatoire impériale des Arts et Métiers) e apareceu pela primeira vez nos moinhos de pimenta e nos de café.
O neto dos fundadores, Armand, iniciou a produção de bicicletas e motocicletas Peugeot na cidade de Beaulieu - Doubs, na França. Armand construiu a primeira “grande” bicicleta Peugeot, a "Grand Bi". Começava a estudar motores a vapor.
Armand fica entretanto fascinado com os primeiros carros a vapor. Através do seu amigo Ãmile Levassor conheceu Gottlieb Daimler.
à Armand Peugeot quem empurra a marca em direcção aos veÃculos a motor. Antecipa o tremendo potencial desta nova invenção e tenta desenvolver laços com indivÃduos que apreciavam a importância desta invenção.
Durante a corrida de Paris-Nantes, 1,025 Km, os primeiros cinco vencedores estavam em bicicletas Peugeot: "Sucesso nunca Visto!" Um poster de Albert de Guillaume imortalizou esta façanha, mostrando uma multidão de cavalheiros agrupados ao redor de um cartaz anunciando o último triunfo Peugeot.
Considerado também um ano histórico com a apresentação do primeiro “carro” Peugeot. O veÃculo foi construÃdo por Armand em colaboração com o especialista famoso em veÃculos a vapor, Léon Serpollet. Chamado o “Serpollet-Peugeot”, um triciclo a vapor.
Foi apresentado na Feira Universal (Universal Exhibition) e desde então considerado o primeiro veÃculo, um a que se pode chamar um automóvel. Nesta altura, as fábricas Peugeot empregaram um total de 1100 pessoas.
Pouco depois, Armand encomendou um quadriciclo ao famoso projectista alemão Maybach, equipado com um motor construÃdo por Panhard et Levassor, que podia alcançar os 24 Km por hora, que produziu com o seu amigo Emile Levassor.
A produção de bicicletas e motocicletas continuava e, graças à s soluções mecânicas nelas aplicadas, o quadriciclo foi aperfeiçoado. PossuÃa um motor V2, tinha 2 cv de potência e chegava a 1.000 rpm.
Atualmente a PSA Peugeot-Citroën, encarna uma forma de capitalismo familiar que soube se curvar às regras do liberalismo. O ramo da Peugeot controla 22,7% do capital e o respeito ao acionista faz parte da cultura da casa. à hábito confiar as rédeas da empresa a managers recrutados no exterior. Desde a fusão em 1976 com a Citroën, o grupo PSA absorveu a tradição do célebre 2-CV, que marcou diversas gerações de franceses.
2006-09-21 08:23:46
·
answer #3
·
answered by Zoing 5
·
0⤊
0⤋