Eu Acho melhor você procurar um médico,e fazer exames,para depois ele te orientar e te passar os remédios corretos.Quando eu era criança eu fiz tratamento para reumatismo no sangue,foi muito bom,porque nunca mais tomei remédio nenhum,a doença se estabilizou.
2006-09-21 04:51:05
·
answer #1
·
answered by Nika ♥♥ 5
·
0⤊
0⤋
O QUE É REUMATOLOGIA ??
A Reumatologia é a especialidade médica que abrange as doenças das articulações, da coluna, ossos, músculos, tendões, ligamentos , doenças do colágeno e doenças de fundo autoimune (vasculites). Existem mais de 120 tipos de doenças reumáticas.
QUAL A IMPORTÂNCIA DAS DOENÇAS REUMÁTICAS ??
Tem um grande custo para o sistema de saúde do país (são gastos 149 bilhões de dólares por ano nos Estados Unidos), além de afetar o indivíduo que muitas vezes encontra-se incapacitado para exercer suas atividades cotidianas, tanto de trabalho quanto de lazer.
QUAL A IMPORTÂNCIA DO REUMATOLOGISTA ??
Vários estudos nos Estados Unidos, Europa e Japão mostram que quando um paciente com enfermidade reumática é acompanhado por um especialista :
1-Diminuem os custos
2-Diminue o índice de incapacidade e de deformidades dos indivíduos
3-Aumenta a sobrevida
É COMUM ESTE TIPO DE DOENÇA ??
SIM. Cerca de 30% da população tem sintomas de dor nas juntas e/ou na coluna.
REUMATISMO SÓ AFETA IDOSOS ??
NÃO !! Alguns tipos de reumatismos são mais comuns em indivíduos idosos. Porém é possível ter Reumatismo em qualquer idade. ATÉ MESMO EM RECÉM NASCIDOS !!
O QUE É "REUMATISMO NO SANGUE" ??
Esta doença não existe !!! Alguns profissionais que não são capacitados para o diagnóstico e tratamento das enfermidades reumáticas fazem erroneamente este "diagnóstico" e instituem tratamento muitas vezes desnecessário.
QUAIS SÃO OS TIPOS DE REUMATISMOS MAIS COMUNS ?
OSTEOARTRITE (OU ARTROSE),LOMBALGIA (DOR NA COLUNA),CERVICALGIA (DOR NO PESCOÇO),TENDINITES, BURSITES, ARTRITE POR CRISTAIS (GOTA, PSEUDO GOTA), ARTRITE REUMATÓIDE, FIBROMIALGIA, ARTRITE REUMATÓDE JUVENIL, LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO, ESCLERODERMIA, ESPONDILOARTROPATIAS.
QUAL A IMPORTÂNCIA DOS EXAMES COMPLEMENTARES NA REUMATOLOGIA ?
Os exames complementares são de fundamental importância desde que sejam bem indicados. Como a própia definição, os exames servem como complementos de uma história e de um exame físico realizado por um profissional médico competente. Dependendo do caso é possível fazer o diagnóstico de uma enfermidade sem necessidade de exames complementares, evitando assim gastos excessivos e desperdícios de recursos, o que não podem acontecer, principalmente em um país carente de recursos para a Saúde como é o Brasil.
QUAIS AS DROGAS MAIS UTILIZADAS NA REUMATOLOGIA ?
Anti-inflamatórios não esteróides(AINEs), corticoesteróides (via sistêmica ou injetáveis), analgésicos, imunossupressores, drogas citotóxicas e imunomoduladoras, agentes hipouricemiantes e colchicina, drogas anti-reumáticas sistêmicas. ATENÇÃO !!! NÃO TOME MEDICAÇÃO SEM PRESCRIÇÃO DO SEU MÉDICO !!! Todas estas medicações tem indicações específicas e podem apresentar efeitos colaterais sérios se não forem usadas de modo correto.
O QUE É OSTEOARTRITE OU ARTROSE ?
É uma doença crônica, lentamente progressiva que afeta principalmente as juntas das mãos, coluna vertebral, joelhos, quadris. É muito comum após os 40 anos mas pode acometer indivíduos jovens.
QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DA OSTEOARTRITE ?
A articulação afetada pode apresentar : dor, crepitação, discreta rigidez após um período de imobilização e limitação dos movimentos.
COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO DA OSTEOARTRITE ?
O diagnóstico é feito através da história e do exame do paciente, sendo os exames laboratoriais normais. A radiografia da articulação afetada mostrará alterações compatíveis com o grau de evolução da doença.
QUAIS AS ALTERAÇÕES TÍPICAS DA OSTEOARTRITE NO EXAME FÍSICO ?
Presença de crepitação articular, aumento de volume das articulações, nódulos de Heberden (aumento da ponta dos dedos), limitação da mobilidade articular. Pode eventualmente haver um pequeno grau de inflamação nas articulações (aumento de volume com calor e vermelhidão).
QUAIS SÃO AS ALTERAÇÕES RADIOLÓGICAS TÍPICAS DA OSTEOARTRITE ?
Diminuição do espaço articular (entre os ossos que formam a articulação) , presença de osteófitos (popularmente conhecidos como "bicos de papagaio"), presença de nódulos de Heberden.
COMO É FEITO O TRATAMENTO DE OSTEOARTRITE ?
O tratamento é dividido em medidas gerais , farmacológico e cirúrgico.
MEDIDAS GERAIS :
Perder peso (para os pacientes que tem Osteoartrite na coluna ou nos membros inferiores), pois existe uma maior sobrecarga e consequentemente piora da doença.
Fisioterapia e hidroterapia : para o fortalecimento da musculatura e alívio da dor.
Uso de órteses : bengalas, muletas, colar cervical, etc. Em casos especiais à critério do seu médico.
FARMACOLÓGICO :ATENÇÃO !! NÃO TOME MEDICAÇÃO SEM CONSULTAR SEU MÉDICO !!
Anti-inflamatórios e analgésicos sistêmicos ou tópicos : para alívio da dor
Medicações condroprotetoras : existem várias drogas no mercado cujo objetivo é retardar, impedir a progressão da doença e até mesmo restaurar a articulação afetada (controverso).Podem ser administradas via oral, como injeções ou mesmo intra-articulares.
O uso de corticóides só está indicado por via intra-articular (eventualmente) e não deve ser usado indiscriminadamente !!!!
CIRÚRGICO : Está indicado para os pacientes que apresentam deformidades que podem causar ou piorar a Osteoartrite (Ex: joelho varo ou valgo) e também nos casos graves com incapacidade funcional (colocação de próteses)
ARTRITE REUMATÓIDE
O QUE É ARTRITE REUMATÓIDE ?
A Artrite Reumatóide é uma doença inflamatóriacrônica, sistêmica de causa desconhecida. O alvo principal da doença é a sinóvia (camada de tecido que reveste as articulações). Esta sinóvia torna-se inflamada e proliferativa (pannus) levando a destruição das articulações, dos ossos, cartilagens, tendões.
QUEM PODE TER ARTRITE REUMATÓIDE ?
A AR ocorre em todas as raças e no mundo inteiro, é mais frequente em mulheres na proporção 3 : 1, aparece geralmente entre os 35 - 45 anos de idade e sua incidência aumenta com a idade. Não há estatísticas no Brasil mas sabe-se que ocorre em 1% da população norte americana.
QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DA AR ?
A AR geralmente ocorre de uma maneira simétrica podendo afetar as articulações das mãos, punhos, joelhos, tornozelos e mais tardiamente a coluna cervical (pescoço), e outras. Nestas articulações ocorre infamação (aumento de volume, calor, vermelhidão e dor).
O QUE O PACIENTE COM AR SENTE ?
Além da dor nas articulações, pode apresentar dificuldade (rigidez)de movimentar as juntas, principalmente no período da manhã. Geralmente esta rigidez dura mais do que uma hora e vai melhorando com o passar do dia.
O QUE O MÉDICO ENCONTRA AO EXAMINAR O PACIENTE ?
O médico reumatologista deve confirmar a existência de inflamação nas articulações (algumas articulações são típicas da AR) e dependendo do tempo de evolução da doença pode necontrar deformidades articulares em graus variados.
QUAIS SÃO OS EXAMES SOLICITADOS NA AR ?
Mais uma vez os exames não fazem o diagnóstico da doença !!! No entanto são de grande valia para auxiliar o Reumatologista. São solicitados provas de inflamação e o FATOR REUMATÓIDE.
O QUE É FATOR REUMATÓIDE (FR) ?
O FR pode ser feito por 2 métodos (Látex ou Waller Roser). FR positivo não significa ter Artrite Reumatóide, assim como FR negativo não significa que a pessoa não tenha AR. Ou seja, ISOLADAMENTE O FATOR REUMATÓIDE NÃO SERVE PARA DIAGNÓSTICO.
ENTÃO QUAL O SIGNIFICADO DO FR ?
Aqueles paciente que tem Artrite Reumatóide e apresentam FR positivo tendem a ter uma doença mais agressiva, com evolução mais grave e devem ser tratados com maior atenção.
2006-09-21 08:12:03
·
answer #2
·
answered by gatopreto 5
·
0⤊
0⤋