Existem duas narrativas da criação no Livro de Genesis. Uma primeira é a declaração da Criação a outra é, efetivamente, o ato criador de Deus em execução. Observe que Gn 1.26 Deus diz: Façamos o homem, mas o homem somente foi feito, efetivamente, em Gn 2.7. Uma é a Declaração a outra a execução. No Capítulo 1, Deus ordena por sua Palavra a Criação e ela já começa a agir, mas somente a partir de Gn 2 é que a criação começa a aparecer. Foi como se Deus semeasse uma semente em Gn 1 e o tempo entre Gn 1 e Gn 2 fosse o tempo necessário para que esta semente germinasse.(Gen 2.7) O Verbo fazer, em hebraico, usado em Gn 1 é BARA (fazer a partir de nada) enquanto que o verbo utilizado para fazer, em Gn 2. e ASAH (Fazer utilizando algum tipo de matéria prima). Parece complicado mas é simples. Leia atentamente, com oração Gn 1 e Gn 2 e vc vai perceber alguma evidência daquilo que lhe foi falado, também por outros participantes que também responderam a sua pergunta. Espero ter contribuido..
2006-09-25 15:54:28
·
answer #1
·
answered by jvcrdb 7
·
1⤊
0⤋
Eu não acho isso uma contradição. Na minha opinião de Gn 1:11 quer dizer que essa semente Deus queria dizer que o homem e a mulher crescesse e multiplicasse a sua semente (ter filhos, ou seja, que a geração de Adão e Eva crescesse) e em Gn 2:5 Deus não tinha mandado chuva para regar a terra árida, quando ele decide fazer isso é mais a frente na história de Noé, quando ele vê que o mundo está em pecado ele decide terminar o mundo em água, mais o tempo está próximo ele fará com que o mundo termine em fogo.
2006-09-21 12:37:22
·
answer #2
·
answered by Vanessa 4
·
0⤊
0⤋
"E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo;"
A partir daí, Deus começou a criar todas as coisas, pois sem luz, nada do que possa existir co-existe, pois nas trevas não há vida para que Deus possa exaltar.
Em Gn 1:11 se criava o que passou à existir, em Gn 2:5, nada mais é que a confirmação que houve realmente um tal Éden em nosso meio, só que não havia homem para levar as mudas desse tal jardim para que se proliferassem. O homem espiritual já existia, porém o carnal passou a existir após a queda do homem espiritual. Nunca tive conflito em relação a isso, porém, há outras dúvidas que me intrigam mais, como por exemplo:
-Porque a tal serpente fêz propaganda da árvore do "conhecimento do bem e do mal" e não disse nada à respeito da árvore da vida?
-Porque Deus proferiu que a mulher feriria a cabeça da serpente e a serpente feriria o calcanhar da mulher?
_Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu filho único para que todo aquele que nele crê fosse salvo? Que amor é esse? Nem merecemos isso. . . Acho que algumas respostas só teremos quando chegarmos lá na eternidade, e isso eu sei como fazer. E você, meu caro amigo, sabe o que deve ser feito? Eu creio que sim, pois demonstrou isso com a sua sinceridade. Fique em paz e que Deus te abençoe abundantemente.
2006-09-21 09:38:49
·
answer #3
·
answered by Franz Schubert 4
·
0⤊
0⤋
Oi! Grande dúvida essa sua. Nunca tinha reparado que há discrepância entre esses dois textos. A resposta mais direta é a seguinte: os capítulos 1 e 2 são narrativas basicamente do mesmo fato, mas de fontes diferentes. O termo usado para Deus nos capítulos 1 e 2 são diferentes. O nome para Deus no primeiro capítulo é "Eloim" e no segundo é o nome sagrado e impronunciável de Deus "YHWH" O capítulo 1 trata da criação do universo e do homem, e o capítulo dois é mais especificamente sobre o jardim do Éden e do ser humano. Não são necessariamente cronologicamente sequenciais.
Além disso podemos interpretar Gn 1:11 como Deus tornando fértil todo o planeta, ou seja, provendo a possibilidade das plantas crescerem,.
Aí, em Gn 2:9 aparecem efetivamente as plantas.
blz?
2006-09-21 09:13:12
·
answer #4
·
answered by 00sax 2
·
0⤊
0⤋
Não há contradição.
Fica complicado de entender se você ler APENAS esses dois versículos isolados.
No capítulo 1 há o relato da criação durante os 7 dias.
No capítulo 2 há uma retomada do primeiro. Se você ler o capítulo 2 desde o começo ficará mais fácil a compreensão.
Em 2:4 está escrito: "Eis as origens dos céus e da terra, quando foram criados. No dia em que o Senhor Deus fez a terra e os céus
2:5 "Não havia ainda nenhuma planta do campo na terra..."
O capítulo 1 relata resumidamente toda a criação. O 2 retoma e acrescenta alguns detalhes. Está claro que é uma retomada de algo já citado.
Se você ler os 2 capítulos perceberá isso.
Espero ter ajudado!
2006-09-21 09:10:54
·
answer #5
·
answered by Little Baby 3
·
0⤊
0⤋
certa vez o pastor Marcos Feliciano deu uma explicação sobre isso.
procure no site d'ele e pergunte.
http://www.marcofeliciano.com.br/
ele te saberá responder.
um abraço.
2006-09-21 09:15:56
·
answer #6
·
answered by Werbster 4
·
0⤊
1⤋
Oi eu não posso teresponder no momento vou estudar a b´blia e prometo que responderei ok !Vou te ar uma dica de um site que é dez para esses tipos de dúvidas : ADCampinas.com.br
2006-09-21 09:06:13
·
answer #7
·
answered by gege 2
·
0⤊
1⤋