A engrenagem não deixa de ser uma forma de alavanca. Só que ao invés de apenas empurar ela gira. De um lado fica a engrenagem que tem a força do motor e do outro fica a engrenagem que corresponde a marcha em uso. Quando duas engrenagens são colocadas juntas e elas possuem tamanhos diferentes forma-se o que se chama de relação.
Por exemplo: uma relação 1:3 significa que para cada volta que o motor dá, são dadas 3 voltas no câmbio.
Nas marchas mais baixas usa-se uma relação menor. Ou seja poucas voltas são dadas no câmbio fazendo o carro andar mais devagar. Em compensação, é como se fosse uma alavanca mais comprida do lado de quem faz força. Assim a força do motor é maior.
Nas marchas mais altas use-se uma relação maior. Mais voltas são dadas no câmbio fazendo o carro andar mais rápido. Mas é como se a alavanca ficasse menor do lado de quem faz força. Assim leva-se menos força às rodas.
Por isso o carro sai com uma marcha baixa. Sai-se em velocidade menor, mas para vencer a inércia dele parado é preciso mais força. Quando ele está mais embalado, precisa-se de menos força e pode-se utilizar mais a velocidade.
Se tiver a oportunidade dê uma olhada no manual do carro. Lá tem para cada marcha a relação tipo 1:X. E tem também a velocidade ideal de troca de marcha.
Isso ocorre pois existe um momento que o motor produz sua maior força. Quando chega esse ponto é melhor saltar de marcha para ganhar mais velocidade, pois não existe mais força a ser transmitida naquela marcha.
Como cada motor tem potência diferente de outros e cada câmbio possui relações diferentes, existe uma combinação diferente para cada carro.
Exemplo: Um Celta pode andar a 60km na 5a. marcha, um Vectra consegue o mesmo na 3a. marcha.
Se tiver mais dúvidas, através do meu perfil entre em contato.
2006-09-21 00:04:22
·
answer #1
·
answered by Eduardo Costa 4
·
0⤊
0⤋
já responderam vou ficar com os dois pontos.
2006-09-21 07:13:10
·
answer #2
·
answered by rei.farm 1
·
0⤊
0⤋
eu ensinei pra minha irmã da seguinte forma:
até 20 km, ela usa a primeira
de 20 a 40: usa a segunda
de 40 a 60 usa a terceitra
de 80 a 100; usa a quarta e dependendo do local pode-se usar também a quinta
a partir de cem: quinta
deve-e lembrar que em morro devemos usar uma marcha mais forte... e em locais mais planos, mesmo com uma velocidade baixa podemos usar uma marcha mais leve...
dirija com cuidado!!!
2006-09-21 06:59:16
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
O motor do seu carro gera a força e a distribui para as rodas através de um sistema de engrenagens que vulgarmente chamamos de marcha.
Estas marchas são "engatadas" pelo condutor do veículo através do câmbio.
A marcha dos veículos é relacionada ao tamanho das suas engrenagens e funciona, mais ou menos, como a marcha de uma bicicleta, ou seja, conforme o tamanho da engrenagem, você desenvolve maior ou menor força/velocidade.
2006-09-21 06:56:27
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Na verdade, forçar marchas podem melhorar o torque porém pecam no consumo. Para compensar, usamos a banguela(ponto morto) nas descidas... mas a indicação do manual do veículo fornece a melhor relação Vel x Marcha
2006-09-21 06:56:16
·
answer #5
·
answered by Giba 3
·
0⤊
0⤋
Não sei direito... mas a marcha está mais relacionada a "força" do carro do que há velocidade... Por exemplo, se você está numa rodovia incribe há X de velocidade, estará provavlemente numa marcha menor do que numa rodovia plana com a mesma X velocidade.
Quanto menor a marcha, mais forte.
2006-09-21 06:56:07
·
answer #6
·
answered by Leticia 6
·
0⤊
0⤋
Já li no manual do proprietário as velocidades adequadas para cada marcha, só que é bem light, daria pra forçar um pouco pra aumentar o desempenho do veiculo.
2006-09-21 06:53:40
·
answer #7
·
answered by ? 5
·
0⤊
0⤋