English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Deus proibe que se faça qualquer imagem ou que se faça imagem de ídolo?
(aqui bem entendido que ídolo é o que vai roubar a adoração devida somente a Deus)
Voltando à pergunta, como você “interpreta” as seguintes passagens:
"Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório." (Ex 25,18)
outras passagens: Ex 25,17-22; 37,7-9; 41,18; Nm 21,8-9; 1Rs 6,23-29.32; 7,26-29.36; 8,7; 1Cr 28,18-19; 2Cr 3,7,10-14; 5,8; e etc.
A Igreja Católica (a igreja de Jesus Cristo fundada a mais de 2.000 anos e sobre a qual não prevalecerão as portas do inferno - Mt 16,18) não ensina que Maria - a Mãe do meu Senhor (Lc 1,43) é uma deusa, ( na Igreja Católica está a geração que proclama que Maria é bem-aventurada (Lc1,48 ), que os santos são deuses ou que os anjos sejam deuses. Qualquer um que diga que a Igreja Católica ensina que eles são deuses é mentiroso e caluniador.

2006-09-20 16:10:22 · 8 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

8 respostas

Quer apostar como ele não vai te responder, Veritas? Ou se responder, vai passar batido pela pergunta e tome críticas...

2006-09-20 16:29:22 · answer #1 · answered by Jorge Murta 6 · 8 1

Que bela pergunta. Claro que ela nao vai responder.

2006-09-21 01:03:57 · answer #2 · answered by Leandro Piazzon 4 · 1 1

Sou evangélica,mas já fui católica.Vamos parar com essas picuinhas.Somos todos irmãos em Cristo Jesus.Devemos nos unir em prol de orarmos a Deus por um mundo mais justo e com mais amor.Que exemplo estamos dando para os não cristãos?

2006-09-20 23:24:35 · answer #3 · answered by cmgadjesus 4 · 1 1

Os querubins jamais foram venerados, eram somente um artífice, como um vaso ou coisa assim, e quem te disse que a igreja católica foi fundada há dois mil anos, pelo que sei, Paulo foi para a Ásia e Pedro para a região de Roma, mas em nenhum lugar da bíblia cita a igreja católica como a igreja de Cristo. Erro primário pregado pelo catolicismo. E quanto as igrejas que Paulo fundou,? não seriam igrejas de Cristo também. Por acaso era Pedro maior que Paulo ? As igrejas de Corinto, Éfeso, Galacia, Esmirna, Tiatira, Laodiceia entre outras, será que Paulo deixou de ser Cristão ???? Estude, raciocine para não dizer uma besteira tão grande!!!!

2006-09-21 08:21:41 · answer #4 · answered by Brad 1 · 0 2

Nao quero defender ninguém, mas acho que se você é uma crista voce sabe o motivo pelo qual Deus disse isso a Moisés na época da construcao do santuario.
Essa passagem infelizmente nada tem a ver com a instrucao de nao construir imagens de escultura e render culto a elas.
Deus mandou colocar os querubins em seu santuario, nao mandou que o povo se curvasse diante delas ou rendesse culto a elas. As imagens eram como um adorno (assim como a arca, o veu, etc) para o templo onde o levita entrava para estar diante de Deus.
Na Palavra de Deus nao está escrito que a Igreja A, B ou C é a igreja de Jesus Cristo. Portanto, afirmar que a Igreja de Jesus Cristo é a Igreja Católica é algo no minimo limitativo (voce quer dizer com isso que todo aquele que crê e confessa Jesus como seu Senhor mas nao é catolico, nao pertence à Igreja de Cristo??).
Eu nao creio que a Igreja catolica ensine que Maria e os santos sejam deuses. Mas por que se oram novenas e se fazem votos e promessas a eles? E porque as pessoas pedem coisas a eles e nao ao Pai somente, em o Nome de Jesus, como está escrito na Palavra de Deus?
É correto defender uma instituicao e dogmas com tanta veemencia ou o nosso alvo deve ser acima de TUDO aquele que morreu por nós na cruz, ou seja Jesus??

A paz! **********

2006-09-21 08:10:54 · answer #5 · answered by KMR 5 · 0 2

É vc está certo. Mas pq a pergunta é só para alguém cahamado Valdir?...


Um abraço.


.

2006-09-20 23:40:11 · answer #6 · answered by Rodrigo A 3 · 0 2

Vamos por partes: primeiro, Deus proibe o uso de imagens com o objetivo de ADORAÇÃO, não simplesmente por tê-las. Segundo: a igreja a qual Jesus se referiu não se trata da igreja catolica ou outra denominação qualquer, mas sim da SUA igreja, que vive e prega sua palavra, ou seja, se trata de qualquer igreja que seja fiel a sua palavra, não necessariamente católica ou evangelica. Terceiro: não sei se os catolicos proclamam Maria, santos ou anjos como deuses, contudo, sei que crêem neles como intercessores entre nós e Deus, dirigindo-lhes orações. A Biblia (a versão católica tambem) ensina que só Jesus pode interceder por nós: veja 1 Tm cap. 2 versos 5 e 6 : Porque há um so Deus, e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual se deu a si mesmo em resgate por todos, para servir de testemunho a seu tempo. Portanto é errado e PECADO dirigir oração a outros intercessores que não seja o Senhor Jesus, pois se agirmos assim estamos dando a outros a gloria que só a Ele é devida.

2006-09-20 23:54:18 · answer #7 · answered by claudio r 1 · 1 4

Já fui defensor de placas como a da igreja catolica "romana", mas engana-se quem pensa que ela é o caminho para a salvação, o único caminho é JESUS CRISTO!!!

Êxodo 20:1 ENTÃO falou Deus todas estas palavras, dizendo: 2 Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. 3 Não terás outros deuses diante de mim. 4 Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. 5 Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade...

Desta maneira tenho certeza que nenhum israelense ou qualquer outro tenha feito uma imagem de Jesus, pois DEUS PAI não permitiu tamanho erro entre os primeiros cristãos. As imagens segundo a Bíblia caracterizam idolatria. Essa palavra vem do grego eidolon, “ídolo”, e latreuein, “adorar”. Esse termo refere-se à adoração ou veneração aos ídolos ou imagens, quando usado em seu sentido primário. Porém, em um sentido mais lato, pode indicar a veneração ou adoração a qualquer objeto, pessoa, instituição, ambição etc, que tome o lugar de Deus, ou que lhe diminua a honra que lhe devemos. Assim, idolatria consiste na adoração a algum falso deus, ou a prestação de honras divinas ao mesmo. Esse deus falso pode ser representado por algum objeto ou imagem. A idolatria é má porque seus devotos, em vez de depositarem sua confiança em Deus, depositam-na em algum objeto, de onde não pode provir o bem desejado; e, em vez de se submeterem a Deus, em algum sentido submetem-se à valores representados por aquela imagem.

Na idolatria há certos elementos da criação usurpadores da posição cabível somente a Deus. Podemos fazer da autoglorificação um ídolo, como também das honrarias, do dinheiro, das altas posições sociais (Gal 3.5). Praticamente, tudo quanto se torne excessivamente importante em nossa vida pode tomar-se num ídolo para nós. A idolatria não requer a existência de qualquer objeto físico. Se alguém adora a um deus falso, sem transformar esse deus em alguma imagem, ainda assim é culpado de idolatria, porquanto fez de um conceito uma falsa divindade. Nesse caso há diferença entre ídolo e imagem.

Deus condenou os ídolos (Ex 32; Lv 26.1; II Rs 21.11; Sl 115.3-9; 135.15-18; Is 2.18; At 15.20; 21.25; II Co 6:16), e também condenou as imagens para adoração (Ex 20.1-6, Nm 33.52; Lv 26.1; Dt 27.15; Is 41.29; Ez 8.942). Era expressamente proibido ao povo de Israel fabricar imagens esculpidas ou fundidas para adoração. (ver Ex 20.4; Dt 5.8). Imagens ou representações de deuses imaginários eram feitas em materiais como pedra, madeira, pedras preciosas, argila, mármore etc. A lei mosaica proibia tal ação (Ex 34.17; Lv 19). Os profetas condenaram a prática, juntamente com qualquer forma de idolatria (Is 30.22; Qs.13.2; Hc 2.18). Essa legislação, como é obvio impedia que Israel se tornasse uma nação que cultivasse as artes plásticas, embora, estritamente falando, estas não fossem proibidas por lei. Tais leis não se aplicam às artes enquanto os produtos dessa atividade não forem venerados ou adoradas. Ainda, sobre a imagem, há de se entender que em Ex 25.18-22, 37.7-9, Deus ordenou que se fizesse como ornamento e representação algumas figuras, mas não para adoração ou culto, e nem para olhar para elas e homenagear ou admirar seus feitos poderosos. Trata-se de figuras de ornamento artístico e não objetos de culto ou adoração.

Sobre a serpente de bronze, no hebraico nachasb necbosbetb, a expressão é empregada exclusivamente em II Reis 18.4 para denotar a ser­pente feita de bronze; ou melhor, de cobre, por Moisés (Nm 21.4.9). O motivo para a fabricação da serpente de bronze foi o incidente no qual os israelitas se queixaram diante de Moisés do tratamento imposto por Deus. O povo de Israel, evidentemente, sem se importar muito diante das suas anteriores tragédias, queixou-se de que es tava recebendo uma alimentação inadequada. E Deus os castigou com as serpentes venenosas, que já haviam matado a muitos israelitas.

Quando o povo se arrependeu, Deus ordenou a Moisés fazer uma serpente de bronze. Aos israelitas foi prometido: todo aquele que tivesse sido picado por uma serpente e contemplasse a serpente de bronze, movido pela fé, seria cura­do da picada da serpente e não morreria. Isso não é culto a serpente, nem veneração e nem adoração, e evidentemente Deus jamais admiti­ria. Prova disso foi que, posteriormente, indivíduos idólatras e supersticiosos entre os israelitas começaram a adorar a serpente de bronze, quando, nos dias do rei Ezequias, essa figura de bronze foi destruída, por haver-se tornado um objeto idólatra (II Rs 18.4). Ezequias a chamou de Neustã (pedaço de bronze), dando a entender que a tal serpente era metal e nada mais.

Como bem disse "Jesus Cristo" a Tomé em João 20:29 Disse-lhe Jesus: "Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram".

Em suma creio em Jesus Cristo e você crê ou só está repassando uma defesa de placa de igreja? Digo mais não confie nestas defesas, mas pegue a Bíblia Sagrada e confira cada uma das refêrencias que aqui estão. Fico feliz mesmo assim pelo interesse que tens pela Palavra.
Que DEUS te abençoe com a vida eterna!!! Pois, Mateus 4.4 "... Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus".

Que DEUS te abençoe com o discernimento da Sagradas Escrituras. Amém!!!

2006-09-20 23:41:13 · answer #8 · answered by Marza 3 · 1 6

fedest.com, questions and answers