English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

43 respostas

Os sintomas da depressão são muito variados, indo desde as sensações de tristeza, passando pelos pensamentos negativos até as alterações da sensação corporal como dores e enjôos. Contudo para se fazer o diagnóstico é necessário um grupo de sintomas centrais:

Perda de energia ou interesse
Humor deprimido
Dificuldade de concentração
Alterações do apetite e do sono
Lentificação das atividades físicas e mentais
Sentimento de pesar ou fracasso

Os sintomas corporais mais comuns são sensação de desconforto no batimento cardíaco, constipação, dores de cabeça, dificuldades digestivas. Períodos de melhoria e piora são comuns, o que cria a falsa impressão de que se está melhorando sozinho quando durante alguns dias o paciente sente-se bem. Geralmente tudo se passa gradualmente, não necessariamente com todos os sintomas simultâneos, aliás, é difícil ver todos os sintomas juntos. Até que se faça o diagnóstico praticamente todas as pessoas possuem explicações para o que está acontecendo com elas, julgando sempre ser um problema passageiro

2006-09-20 11:22:48 · answer #1 · answered by EXPERT 2 · 4 0

depende, tem gente que come demais e engorda mt, tem gente que não come quase nada e vai ficando esquelético =/

fica sem vontade de sair, sente muito sono e dorme bastante durante o dia, perde a auto-estima e a vontade de fazer coisas básicas, tipo cuidar da aparência, da casa... em alguns casos até pára de tomar banho, não troca mais de roupa, fica na cama o dia todo...

eu conheço um cara que tem depressão e ele tem esses sintomas... raramente toma banho, não se barbeia, não sai, não conversa com quase ninguém, reclama de tudo, e não está nem aí...

2006-09-20 11:27:06 · answer #2 · answered by ... 3 · 3 0

Como é a Depressão
O quadro da Depressão é o mais variável possível, de acordo com a personalidade da pessoa deprimida. Da mesma forma, como cada um de nós reage diferente aos sentimentos, cada um terá uma maneira pessoal de manifestar sua Depressão. Há pessoas que ficam caladas diante das suas preocupações, outras choram, outras contam suas dificuldades para todo mundo, outras sentem dor de estômago, alguns têm aumento da pressão arterial, enfim, cada um reagirá diferentemente diante de suas emoções.
Podemos fazer uma comparação didática entre a depressão e a alergia. A alergia é uma tipo de resposta de nosso organismo à alguma coisa capaz de irritá-lo. Embora várias pessoas possam ser alérgicas, cada qual manifestará sua alergia de maneira particular e será alérgica à diferentes elementos; algumas terão rinite, outras asma, outras ainda urticária ou simples coceiras e assim por diante. O fenômeno em pauta é um só: a alergia. Entretanto, cada organismo tem sua própria maneira própria de manifestá-la.
Portanto, aquela velha mania das pessoas ficarem comparando entre si o que sentem não é suficiente para que se dê o diagnóstico de Depressão. Para alguns acontece da Depressão se manifestar através da Síndrome do Pânico, por exemplo, sem tristeza, sem desânimo e sem choro, enquanto, para outros ela se apresenta sob a forma Típica, com tristeza, choro e apatia. Outros ainda, podem apresentar sintomas físicos e assim por diante. Crianças deprimidas, em geral, costumam ir mal na escola, ficam rebeldes, irritadas e não se mostram tristes. Embora em todos os casos haja depressão, não se pode comparar sintomas.
O popular Esgotamento pode ser também uma outra forma da Depressão. Sentir-se esgotado é sentir-se sem disposição para a vida. Não para a vida em seu sentido biológico de continuar vivendo, mas à vida em seu sentido cotidiano; falta disposição para continuar, dia após dia, a enfrentar os mesmos problemas corriqueiros, falta disposição para enfrentar a monotonia e a constância da vida, para continuar à fazer as mesmas coisas, para suportar as mesmas pessoas, etc. Esgotamos, por assim dizer, nossa energia e nossa capacidade de adaptação ao trivial, ao feijão-com-arroz de nossa vida cheia de problemas.
O que se constata na clínica é que não existe um estado de esgotamento sem que haja também um estado afetivo diminuído. Esse estado afetivo pode ser a causa ou a conseqüência do esgotamento, ou seja; ou a pessoa teve um episódio depressivo e acabou por entrar em esgotamento ou, ao contrário, começou por apresentar um esgotamento que acabou resultando num estado depressivo.
Na Depressão Típica falta energia para tolerar conviver com nosso próximo, falta tolerância para aceitar o jeito de ser dos outros, falta ânimo para resolver problemas da vida, falta otimismo para acreditar que as coisas estão bem.
Hoje, mais do que nunca, há uma tendência (científica) em aceitar o fato da Depressão, seja por esgotamento ou sem motivos aparentes, ser conseqüência não apenas das experiências de vida atuais ou do passado, como se pensava antes mas, principalmente, causada por uma determinada alteração orgânica-cerebral (física).
Como dissemos antes, podemos dividir a Depressão em dois tipos básicos: a Depressão Típica, com todos os sintomas emocionais percebidos e sentidos pelas pessoas de maneira franca, ou seja, com um quadro predominantemente emocional de indisposição, insegurança, angústia, tristeza, apatia, desânimo, etc. e a Depressão Atípica, ou seja, com sintomas que não sugerem (à primeira vista) tratar-se de uma Depressão mas que equivalem à ela em sua essência.

2006-09-20 12:17:36 · answer #3 · answered by Anonymous · 2 0

O que sente a pessoa deprimida?

Freqüentemente o indivíduo deprimido sente-se triste e desesperançado, desanimado, abatido ou " na fossa ", com " baixo-astral ". Muitas pessoas com depressão, contudo, negam a existência de tais sentimentos, que podem aparecer de outras maneiras, como por um sentimento de raiva persistente, ataques de ira ou tentativas constantes de culpar os outros, ou mesmo ainda com inúmeras dores pelo corpo, sem outras causas médicas que as justifiquem. Pode ocorrer também uma perda de interesse por atividades que antes eram capazes de dar prazer à pessoa, como atividades recreativas, passatempos, encontros sociais e prática de esportes. Tais eventos deixam de ser agradáveis. Geralmente o sono e a alimentação estão também alterados, podendo haver diminuição do apetite, ou mesmo o oposto, seu aumento, havendo perda ou ganho de peso. Em relação ao sono pode ocorrer insônia, com a pessoa tendo dificuldade para começar a dormir, ou acordando no meio da noite ou mesmo mais cedo que o seu habitual, não conseguindo voltar a dormir. São comuns ainda a sensação de diminuição de energia, cansaço e fadiga, injustificáveis por algum outro problema físico.

2006-09-20 11:29:52 · answer #4 · answered by Anonymous · 2 0

insônia, ou noites mau-dormidas, cansaço, ansiedade, perda de desejo sexual, apatia, dores de cabeça, ........

2006-09-24 08:04:15 · answer #5 · answered by Leonino 4 · 1 0

eu fico deprimida sem vontade de fazer nada, choro o tempo td,
de noite ñ consigo dormir, de dia ñ saiu da cama , ñ gosto de ver nem falar com ninguém, ñ vontade de comer e fico com sentimento de medo que td vai dar errado é horrível

2006-09-20 17:48:32 · answer #6 · answered by Patty 2 · 1 0

A maioria das respostas estão corretas, mas gostaria de acrescentar o fracasso profissional, sexual e familiar além das cobranças familiares e modistas(Inclusive esta última virou reportagem sobre as modelos magras demais). A hipoglicemia também causa depressão. Na maioria dos casos ter um bom amigo que saiba ouvir e, se for o caso dar um bom puxão de orelhas ou ainda se firmar numa religião séria ajudam.

2006-09-20 14:33:25 · answer #7 · answered by japinha (macho) 4 · 1 0

Os principais sintomas são: insônia, tristeza persistente,
desânimo, alteração do apetite, falta de energia, baixa produtividade,
perda
de
prazer. Persistindo esses sintomas por mais de duas semanas significa
que
o indivíduo encontra-se em estado de crise.

bjos

2006-09-20 12:24:25 · answer #8 · answered by Bibiana 2 · 1 0

sonolência, falta de apetite, dores no peito e uma enorme tristeza

2006-09-20 12:07:08 · answer #9 · answered by andreia cristina m 1 · 1 0

Descontrole emocional, intercala momentos de euforia com profunda tristeza. Algumas pessoas apresentam disfunções no sono, ansiedade e fobia social.

2006-09-20 11:32:18 · answer #10 · answered by Anonymous · 1 0

fedest.com, questions and answers