English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

manifestação, causa, diagnostico, tratamento e cuidados de enfermagem

2006-09-20 06:43:18 · 4 respostas · perguntado por Marcia Gomes de Oliveira G 1 em Saúde Doenças e Patologias Outras - Doenças

4 respostas

Choque hipovolêmico se refere a uma condição médica ou cirúrgica na qual ocorre perda rápida fluída que resulta no fracasso de múltiplos orgãos devido a perfusão inadequada. A maior parte dos choque hipovolêmico é secundária a perda rápida de sangue (choque hemorrágico).

Trauma penetrante ou desordens gastrointestinais severas são duas causas comuns de choque hemorrágico. Choque hemorrágico também pode ser o resultado de perda de sangue interna aguda significante no tórax e cavidades abdominais
Inicialmente, e até perdas de 20% do volume sanguíneo, há escassos sintomas devido aos mecanismos compensatórios taquicardia e vasocontrição com palidez. O sistema nervoso simpático é act- 5ª Faseivado com libertação de adrenalina, que provoca alguma ansiedade nesta fase. Outros sinais importantes nesta fase é a hipotensão postural: baixa da pressão do sangue quando o indivíduo está de pé, podendo sentir tonturas; o escurecimento da urina tentantiva dos rins de poupar fluído; e descida do hematócrito nas análises sanguíneas. O doente está consciente e sente-se quase normal mas queixa-se de frio, mesmo com temperatura ambiente adequada. Se a perda de fluídos continuar é frequente o doente tornar-se mais excitado e queixar-se de sede intensa. A taquicardia e palidez cutânea aumentam continuamente. Após uma fase de possível hipertensão, diminui a tensão arterial de forma também contínua.

Na fase de choque hipovolémico profundo a excitação cresce até ao delírio e depois começa a fase de sedação, em que já há insuficiências significativas da função cerebral e cardíaca, que, se os níveis de volémia não forem repostos progride até aos danos irreversíveis e depois à morte.

Diagnóstico e Tratamento
Como a palidez é muitas vezes difícil de avaliar, é mais seguro comprimir a pele e tecidos subcutâneos no dedo do pé ou em outro local do paciente até essa região ficar esbranquiçada. Se a cor avermelhada demorar a voltar mais de 2-3 segundos o choque é um diagnóstico provável. As veias do pescoço estão colapsadas ao contrário do choque cardiogênico.

O tratamento consiste na colocação de um catéter venoso e injecção de soluções líquidas especiais que contêm moléculas de grandes dimensões que retêm o líquido dentro dos vasos. A preparação mais frequente é o soluto de Ringer. Se o choque é devido a hemorragias, assim que estas estejam estancadas é ainda administrado sangue de transfusões.

2006-09-20 06:53:01 · answer #1 · answered by kao kabeci ilê 7 · 0 0

É o choque causado pela diminuição do volume sanguíneo.

2006-09-20 06:52:11 · answer #2 · answered by caiohumberto 2 · 1 0

"Estado de hipoperfusão celular generalizada no qual a liberação de oxigênio no nível celular é inadequada para atender ás necessidades metabólicas".

2016-08-01 11:51:32 · answer #3 · answered by Janaína 1 · 0 0

Choque Hipovolêmico
O choque hipovolêmico se dá quando existe uma diminuição do volume de fluidos no corpo. De uma maneira geral, isto é causado por grande perda de sangue (hemorragias) ou grande perda de fluidos corporais, através da transpiração excessiva, vômitos, queimaduras ou diarréia.

Quadro clinico: Hipotensão associada com taquicardia, podendo haver uma breve bradicardia.

- Pulso rápido;
- Sudorese;
- Polidipsia;
- Respiração rápida e superficial;
- Apatia e coma;

2006-09-20 06:51:52 · answer #4 · answered by pointer 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers