a Bíblia não diz que Jesus baniu a lei mas que cumpriu a lei.
e resumiu a lei em apenas 02 mandamentos. amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, amarás a teu proximo como a tí mesmo.
se nós amarmos a Deus de todo nosso coração, e amarmos nosso proximo como a nós mesmos já estaremos cumprindo todos os 10 mandamentos e toda a lei.
2006-09-20 06:47:17
·
answer #1
·
answered by J.F.L 4
·
0⤊
0⤋
Jesus Cristo não baniu nada, Ele simplesmente sinplificou.
2006-09-20 10:15:51
·
answer #2
·
answered by sctorquato 6
·
0⤊
0⤋
Na bíblia há referências a vários tipos de Leis diferentes, posso citar como exemplo a Lei Moral – os Dez Mandamentos (Êxodo 20:1-17). Lei Cerimonial (Levíticos 23). Lei Dietética – de Saúde (Levíticos 11). Lei Civil (que regia o governo dos judeus). Leis de Casamento. Leis de Divórcio. Leis de Escravatura. Leis de Propriedade. Leis de Guerra, etc.
A Lei dos 10 Mandamentos é um código particular e distinto, escrito e entregue pelo próprio Deus a Moisés, (a única parte da bíblia escrita pelo próprio Deus) composto de mandamentos morais que regem todo o governo de Deus. Assim como qualquer instituição humana Deus precisa de um Código pelo qual possa julgar os seres humanos, não dúvidas de que a salvação é unicamente pela fé, mais a fé é provada pelas obras "Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma (Tiago 2:17)" .
Vamos usar um pouco da razão, imagine a sua cidade, o seu país, sem nenhum tipo de lei, as pessoas poderiam matar, roubar, estrupar... já imaginou? é assim que seria o governo de Deus sem os 10 mandamentos, as pessoas seriam salvas por Jesus para continuar vivendo uma vida de pecado, já pensou os cristão matando, roubando, mentindo durante o dia e à noite estando na igreja, que fé seria essa? A bíblia diz que Deus nos livrou da maldição do pecado, e o que é pecado?segunda a bíblia pecado é a transgressão da lei (I João 3:4);
Romanos 4:15; 5:13 -“Porque onde não há lei também não há pecado... mas o pecado não é imputado não havendo lei.” Que lei? os 10 mandamentos é claro.
Quando a bíblia diz que a lei foi abolida está tratando predominantemente da lei cerimonial, por exemplo:
Efésios 2: 15 – “Na Sua carne desfez a inimizade, isto é; a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças...” Qual a lei que tratava de ordenanças? no mesmo livro está escrito;
Efésios 6: 2 “Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa.” o autor não poderia está falando da mesma lei, em um momento ele diz que lei foi desfeita e logo depois manda guardar um mandamento da Lei de Deus
Essa Lei (cerimonial) tratava de várias cerimonias, a principal delas era a matança de cordeiros, que era uma grande e bela profecia que apontava para Jesus Cristo o "Cordeiro de Deus que tira o pecada do mundo", (João 1:29), isso mesmo, cada cordeiro que era sacrifidado tipificavam a Jesus Cristo que um dia inocentemente iria morrer pelos pecados dos homens.
Assim, quando Cristo pendeu lá na Cruz do Calvário, todo aquele sistema havia se cumprido não seria necessário matar cordeiro pois o verdadeiro cordeiro já havia morrido de uma vez por todas, Deus ainda deu um sinal de que a Lei Cerimonial havia acabado quando o Véu do Santuário se rasgou de alto a baixo (Mat. 27:51), essa foi a Lei que foi encravada na Cruz e não os 10 Mandamentos.
(Infelizmente o espaço é pequeno para vermos na bíblia a distinção entre essas leis, mas isso pode ser verificado na indicação do site no fim dessa resposta)
Alguns Textos:
Romanos 3: 31 – “Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.”
Tiago 2: 8 a 12 -" Todavia, se estais cumprindo a lei real segundo a escritura: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo, fazeis bem; Mas se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, sendo por isso condenados pela lei como transgressores; Pois qualquer que guardar toda a lei, mas tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos; Porque o mesmo que disse: Não matarás. Ora, se não cometes adultério, mas és homicida, te hás tornado transgressor da lei; Falai de tal maneira e de tal maneira procedei, como havendo de ser julgados pela lei da liberdade."
Romanos 7: 12 - “E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom.”
Romanos 7: 22 - “Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na Lei de Deus.”
Romanos 7: 25 - “Dou graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor, assim que eu mesmo com o entendimento sirvo a Lei de Deus...”
I João 2:3 e 4 - “E nisto sabemos que o conhecemos, se guardamos os Seus mandamentos; aquele que diz: Eu conheço-O e não guarda os Seus mandamentos, é mentiroso e nele não está a verdade.”
Mat. 19:17 - .Jesus disse ao jovem rico: “... se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos” etc...
O amor não permite a desobediência, muito pelo contrário, quando Cristo disse que toda e Lei se cumpre em um só preceito que é "Amar a Deus e ao próximo" Ele não está dizendo nada de novo, pois ele já havia dito isso no passado, ("Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças" Deut. 6:5 e "Como um natural entre vós será o estrangeiro que peregrinar convosco; amá-lo-eis como a vós mesmos" Lev. 19:34). e isso não autorizava os homens a transgredirer a sua Santa Lei. O amor sempre foi a essência do governo de Deus, e da sua Lei. Quando amo a Deus eu inevitavelmente vou guardar os 4 primeiros mandamentos (que se refere a Ele) e se eu amo ao meu próximo guardarei os 6 últimos.
Veja essa pé****:
"A ninguém devais coisa alguma, senão o amor recíproco; pois quem ama ao próximo tem cumprido a lei; Com efeito: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo; O amor não faz mal ao próximo. De modo que o amor é o cumprimento da lei. (Romanos 13:8-10)" Nada mais claro!
Lembre-se ainda desse singela declaração de Jesus, "Se me amardes, guardareis os meus mandamentos" (João 14:15.) Ele não diz "se me amardes transgridam os mandamentos".
Para finalizar gostaria analisar mais alguns versos:
Malaquias 3:6 - "Pois eu, o Senhor, não mudo...
Tiago 1:17 - "Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação"
A bíblia diz que Deus, o nosso grande Deus não muda, porque ele iria mudar a sua lei?
Mas a bíblia diz também que o homem (representado por um poder) iria mudar a Lei de Deus, quer ver?
Daniel 7:25 - "Proferirá palavras contra o Altíssimo, e consumirá os santos do Altíssimo; cuidará em mudar os tempos e a lei"
Em quem você acredita?
Para maiores esclerecimentos sugiro o livro "Assim Diz O Senhor" de Lourenço Gonzalez, que poderá ser adquirido pelo site "www.ados.com.br" ou pelo telefone(021) 2628-034. Seu conteúdo está disponível no site "www.jesusvoltara.com.br" no link "livros online".
2006-09-20 08:29:22
·
answer #3
·
answered by Gil 2
·
0⤊
0⤋
A Bíblia explica claramente que Cristo é o fim da Lei.
E a Lei incluia os 10 mandamentos.
Alguns, porém, dizem que a Lei está dividida em duas partes: Os Dez Mandamentos e as demais leis. O que findou, dizem eles, são as demais leis, mas os Dez Mandamentos permanecem. Mas isso não é verdade. No seu Sermão do Monte Jesus citou dos Dez Mandamentos bem como de outros trechos da Lei, e não fez distinção entre eles. Assim, Jesus mostrou que a lei de Moisés não estava dividida em duas partes. — Mateus 5:21-42.
Note, também, o que o apóstolo Paulo foi inspirado por Deus a escrever: “Agora fomos exonerados da Lei.” Será que os judeus foram exonerados apenas das leis que não eram os Dez Mandamentos? Não, pois Paulo prossegue: “Realmente, eu não teria chegado a conhecer o pecado, se não fosse a Lei; e, por exemplo, eu não teria conhecido a cobiça, se a Lei não dissesse: ‘Não deves cobiçar.’” (Romanos 7:6, 7; Êxodo 20:17) Visto que “não deves cobiçar” é o último dos Dez Mandamentos, segue-se que os israelitas foram exonerados também dos Dez Mandamentos.
Significa isso que a lei sobre guardar um sábado semanal que é o quarto dos Dez Mandamentos, também foi removida? Sim, foi. O que a Bíblia diz, em Gálatas 4:8-11 e em Colossenses 2:16, 17, mostra que os cristãos não estão sob a lei de Deus dada aos israelitas, com o seu requisito de guardar o sábado semanal e observar outros dias especiais no ano. Que guardar um sábado semanal não é um requisito cristão pode-se deduzir também de Romanos 14:5.
Significa isso que, uma vez que os cristãos não estão sob os Dez Mandamentos, não precisam obedecer a lei alguma? De modo algum. Jesus instituiu um “novo pacto”, baseado no sacrifício melhor de sua própria vida humana perfeita. Os cristãos vêm a estar sob este novo pacto e estão sujeitos às leis cristãs. (Hebreus 8:7-13; Lucas 22:20) Muitas dessas leis foram tiradas da lei de Moisés. Isso não é inesperado ou incomum. Algo similar muitas vezes acontece quando um novo governo assume o controle do país. A constituição sob o antigo governo talvez seja cancelada e substituída, mas a nova constituição talvez conserve muitas das leis da antiga. De modo similar, o pacto da Lei acabou, mas muitas de suas leis e princípios básicos foram adotados no cristianismo.
Especialmente 2 Corintios 3:7, não deixa dúvida que os 10 mandamentos seriam eliminados porque fazia parte da Lei e do antigo pacto.
Veja na íntegra abaixo na fonte.
Novamente, a Lei do Cristo ADMITIU muitas das leis do antigo pacto feito com Israel.
Outras Não, como a Obrigatoriedade de se guardar o sábado.
Hoje guarda quem quer, mas não que sejamos obrigados a isto.
2006-09-20 07:10:19
·
answer #4
·
answered by WDR 4
·
0⤊
0⤋
ele não baniu os 10 mandamento.
2006-09-20 07:01:12
·
answer #5
·
answered by sirlei d 1
·
0⤊
0⤋
Jesus não baniu os dez mandamentos de maneira nenhuma, nem o mandamento do dízimo que está em Malaquias 3:10 (ao contrário do que muitos afirmam. Em Mateus 5:17 Jesus diz: "Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir". Então fica claro que Ele não revogou os dez mandamentos não. E em uma outra situação, ele diz que todos os mandamentos se resumem em dois: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo.
2006-09-20 07:01:09
·
answer #6
·
answered by Paul's Alter Ego 6
·
0⤊
0⤋
Jesus não baniu os dez mandamentos, eles apenas se cumpriram sobre Ele, isto quer dizer, que os que o seguem, não estão mais debaixo dalei e sim da graça, pois a lei é punitiva, se ela diz pra não fazer algo, e alguém fizer, será punido por isso, mas para quem segue a Cristo, Ele perdoa os pecados deixando totalmente livre do chicote da lei, a lei continua valendo sim, pecado continua sendo pecado, mas os que estão em Jesus Cristo, arrependendo dos pecados , confessando-os a Jesus, Ele os perdoa.
Entendeu meu filho?
2006-09-20 06:49:42
·
answer #7
·
answered by Gibão 2
·
0⤊
0⤋
Jesus,ele não veio para excluir o que estava escrito nos Deus mandamento,ou seja ele não era um fora da lei,veio trazer vida nova,esperança,amor,mostrou que só segui as leis e não amar não seria de grande valor.
2006-09-20 06:47:48
·
answer #8
·
answered by o curioso... 1
·
0⤊
0⤋
Jesus não baniu os 10 mandamentos. Como Ele mesmo disse - "Eu vim para dar complemento" -"Ensinar a vocês como é que se interpreta e se aplica a Lei (Amar a Deus sobre todas as coisas e ao seu próximo como a tí mesmo, nisto se resume a Lei e os profetas). Vocês estão interpretando a Lei, cada um a seu favor, usam a Lei para benefício próprio, roubam dos pobres, dos orfãos e das viúvas, e se esquecem que a Lei é para todos os filhos de meu Pai.....(grifo meu..)
2006-09-20 06:47:48
·
answer #9
·
answered by TICALO 2
·
0⤊
0⤋
Ele não baniu ele cumpriu os 10 mandamentos, e até os resulmiu em 1 - Amar a Deus sobre todas as coisas e ao proximo como a te mesmo
2006-09-20 06:41:15
·
answer #10
·
answered by VivoFeliz 5
·
0⤊
0⤋
Com a morte de Cristo, a lei mosaica foi abolida, inclusive os dez mandamentos. Porém ele resumiu toda a lei em dois mandamentos primordiais com a sua morte:
1 - Amar a Jeová sobre todas as coisas;
2 - Amar o próximo como a si mesmo;
Ficou claro?
2006-09-20 06:39:48
·
answer #11
·
answered by Avatar 5
·
0⤊
0⤋