A História nos conta que o antigo Israel celebrava com alegria tanto festividades anuais como periódicas. Essas festividades honravam a Jeová Deus. (Deuteronômio 16:14, 15) A respeito das festividades bíblicas diz o Dicionário Bíblico Ilustrado (em inglês): “A alegria expressa vinha do coração. Obrigações religiosas não eram incompatíveis com se ter prazer nas coisas temporais, concebidas como dádivas de Deus.” Apesar das celebrações religiosas, os sacerdotes e o povo de Israel negligenciavam sua espiritualidade. (Isaías 1:15-17; Mateus 23:23) Todavia, a questão agora é: faziam as procissões religiosas parte do cristianismo do primeiro século?
Embora Jesus Cristo celebrasse certas festividades judaicas, nem Jesus nem seus apóstolos instituíram procissões religiosas. The Encyclopædia Britannica diz: “As procissões parecem ter ficado em voga logo depois do reconhecimento do cristianismo como religião do império por Constantino, no 4.° século.” E a Enciclopédia Delta Universal declara: “As festas da Igreja [com suas procissões] incorporaram muitos costumes pagãos, dando-lhes novos significados.”
Os cristãos não têm nenhuma obrigação de participar em tais festas e procissões religiosas. Referindo-se às festividades que haviam sido exigidas pela Lei de Deus dada ao antigo Israel, o apóstolo Paulo escreveu: “Nenhum homem vos julgue pelo comer ou pelo beber, ou com respeito a uma festividade ou à observância da lua nova ou dum sábado; pois estas coisas são sombra das coisas vindouras, mas a realidade pertence ao Cristo.” (Colossenses 2:16, 17) Os cristãos em Colossos não deviam deixar que outros julgassem sua posição perante Deus à base da observância de festividades da Lei mosaica.
Algo Melhor Que Procissões
Se os colossenses identificassem sua crença cristã com ritos, isto teria sido um retrocesso na sua fé. O argumento de Paulo era: por que seguir apenas uma sombra da verdade? A real verdade está em Cristo. Portanto, apegar-se a uma sombra profética significa obscurecer a realidade espiritual indicada por essas coisas. Por quê? Porque, conforme disse Paulo, “a realidade pertence ao Cristo”. De forma que essas observâncias religiosas hoje em dia não fazem parte da verdadeira adoração cristã.
Portanto, não mais se exige dos cristãos observar esses costumes de origem divina, e certamente devem evitar as festas de origem pagã, que podem envolver o uso de imagens e festanças. (Salmo 115:4-8) O apóstolo Paulo advertiu: “Não vos ponhais em jugo desigual com incrédulos. Pois, que associação tem a justiça com o que é contra a lei? Ou que parceria tem a luz com a escuridão? Além disso, que harmonia há entre Cristo e Belial?” (2 Coríntios 6:14, 15) Em outras palavras, se quisermos agradar a Deus, não poderemos misturar a adoração verdadeira com a falsa. Como poderíamos desconsiderar a vontade de Deus e ainda assim agradá-lo? — Mateus 7:21.
Não, Deus não aprova festas religiosas pagãs, com suas procissões. De fato, elas desaparecerão junto com todos os costumes que desonram a Jeová, conforme predito na Bíblia. Em Revelação (Apocalipse) 18:21, 22, a religião falsa e suas práticas são relacionadas com Babilônia, a cidade pagã. O texto reza: “Um anjo forte levantou uma pedra semelhante a uma grande mó e lançou-a no mar, dizendo: ‘Assim, com um lance rápido, Babilônia, a grande cidade, será lançada para baixo, e ela nunca mais será achada. E nunca mais se ouvirá em ti o som de cantores ao acompanhamento de harpas, e de músicos, e de flautistas, e de trombeteiros.’” O que fará você ao se dar conta de que as festas religiosas, babilônicas, desagradam a Deus?
Imagine que esteja numa viagem para um lugar importante e que se perdeu no caminho. Se alguém bondosamente lhe indicasse como chegar a salvo ao seu destino, não seria grato por ter achado o caminho certo? De modo similar, depois de ter aprendido como Deus encara as procissões religiosas, por que não examina ainda mais a Sua Palavra para ver o que realmente Lhe agrada? Agir em harmonia com o que aprende da Bíblia contribuirá para uma excelente relação com Deus — que é muito superior a celebrar festas e procissões religiosas. — João 17:3.
2006-09-20 00:18:37
·
answer #1
·
answered by FAUSTO N. BOTELHO 1
·
0⤊
1⤋
O sábado é Perpetuo____
Notem que em Levítico. 24:8 têm a mesma linguagem que diz:"Em cada sábado, Arão os porá (as ofertas) em ordem perante o Senhor, continuamente,da parte dos filhos de Israel,por aliança PERPÉTUO."
Como poderia aqueles que dizem que o sábado semanal teve o seu fim, se a própria bíblia diz que seria uma observância perpétua? As evidencias estão aí,e agora?
Mas vamos a explicação !
Veja outro erro de tradução na bíblia sangrada João Ferreira de Almeida sob a palavra “perpétua”.
O que significa a palavra perpétua?
Perpétuo é algo que é eterno, para sempre, correto?
Certo!
Vejamos mais um outro erro de tradução,pegue a sua bíblia SANGRADA João Ferreira de Almeida e abra em Êxodo.31:16,17 que diz.“Guardarão, pois o sábado os filhos de Israel, celebrando o sábado nas suas gerações por concerto [pacto] perpétuo. Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre ”
______Assim segundo esta tradução errada,a observância do sábado semanal seria eterna!
Mas palavra hebraica vertida aqui “perpétuo” em João Ferreira de Almeida é ‛oh•lám, que significa basicamente um período de tempo que, do ponto de vista do presente, é indefinido ou escondido da vista, mas de longa duração.
Que pode significar para sempre, dependendo do contexto, mas não necessariamente.Vejamos outras evidências desta mesma palavra hebraica em outras passagens bíblicas.
Por exemplo, em Números 25:13, a mesma palavra hebraica(Oh-lam)aparece e se aplica ao sacerdócio aronico, que mais tarde terminou, segundo Hebreus 7:12.
Outro exemplo,desta mesma palavra ‛oh•lám também aparece em Êxodo.40:15 em Números.25:13 se aplicando ao sacerdócio de Israel mas que mais tarde teve o seu fim segundo Hebreus.7:11,12-24 e Hebreus.10:1
“Todo varão, entre os filhos de Arão comerá dela [manjares]:estatuto perpétuo...”Levitico.6:18,22
Leia também Levitico.7:34,36/Levitico.16:29-34
_______ Qual é o perigo destas versões errôneas?
É por causa destas versões erradas que algumas seitas evangélicas se apóiam na guarda de um sábado semanal.
Assim sendo se fossemos dar créditos a estas versões ao pé da letra ainda estaríamos praticando sacrifícios de animais, praticando a lei da oferta de manjares no fogo [Levítico.6:18,22],oferecendo gordura de animais em sacrifícios[Levítico.7:34-36]
Festejando as festas anuais das expiações [Levítico.16:29-34]Oferecendo pães e doze bolos para o senhor como estatuto perpétuo[Levítico.24:5-8] e o sacerdócio de Finéias,nem Cristo teria posto fim[Números.25:10-13,compare com Romanos.10:4]...
“Então o Senhor falou a Moisés,dizendo:Finéias,...e a sua semente depois dele,terá o concerto do sacerdócio perpétuo...”Números.25:10
Assim vemos que esta versão das Escrituras sangradas é totalmente contraditória do inicio ao fim.
A Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas faz com que a Bíblia se torne viva em linguagem facilmente entendível. Ela tem mais de 1.400 páginas, e vem equipado com concordância, apêndice e mapas. Assim vemos o quanto somos agraciados com uma tradução da bíblia que realmente traz coerência e clareza.
A Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas é realmente em muito superior as outras versões da bíblia!
Mais importante que Ter uma lei do Senhor par condenar o pecado é Ter o Senhor, cheio de graça e amor, salvando o pecado, libertando e dando a condição para se viver nele, em novidade e santidade de vida.
O SÁBADO FAZ PARTE DA LEI E ESTA FOI TOTALMENTE ABOLIDA POR CRISTO.
Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, Na sua carne DESFEZ a inimizade, isto é, a lei dos MANDAMENTOS, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz .Efésios 2:14-15
Havendo RISCADO a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. (Colossenses 2:14)
Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade (Hebreus 7:18)
Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar. (Hebreus 8:13)
Então disse: Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade. Tira o primeiro, para estabelecer o segundo. (Hebreus 10:9)
O que está evidente nos textos acima citados? Ao cumprir Cristo a Lei, esta foi por ele: Desfeita
Riscada
Tirada de nosso meio
Cravada no madeiro
Ab-rogada
Acabada por envelhecer
Tirada para dar lugar à graça
NO NOVO CONCERTO, SOB O QUAL ESTAMOS, NÃO EXISTE MANDAMENTO PARA GUARDAR O SÁBADO, EMBORA ENCONTREMOS TODOS OS OUTROS DO DECÁLOGO.
Mandamento
Antigo Testamento
Novo Testamento
1.º
Êxodo 20:2-3
I Coríntios 8:4-6;Atos 17:23-31
2.º
Êxodo 20:5,6
I João 5:21
3.º
Êxodo 20:7
Tiago 5:12
4.º
Êxodo 20:8-11
? ? ? ? ? ? ? ? ? ?
5.º
Êxodo 20:12
Efésios 6:1-3
6.º
Êxodo 20:13
Romanos 13:9
7.º
Êxodo 20:14
I Coríntios 6:9-10
8.º
Êxodo 20:15
Efésios 4:28
9.º
Êxodo 20:16
Colossenses 3:9;Tiago 4:11
10.º
Êxodo 20:17
Efésios 5:3
Em nenhum lugar do Novo Testamento encontramos qualquer texto que ensine o que o cristão deve guardar o Sábado como mandamento e que, uma vez quebrado, traga condenação da parte do Senhor.
http://www.jw.org/pt/busca/?q=s%C3%A1bad...
ANTES DO CONCERTO DO SINAI DEUS NÃO ORDENOU A NINGUÉM QUE GUARDASSE O SÁBADO.
A ÚNICA Lei dada por Deus ao homem a princípio foi a que está inserida em Gênesis 2:16-17:
E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
Quando o Senhor chamou Abraão e lhe anunciou o Evangelho da salvação, o qual viria a ser revelado de maneira mais ampla e clara com a vinda de Jesus, nada lhe comunicou quanto à necessidade de se guardar o Sábado, ou mesmo a "Lei de Moisés", como algo necessário para se obter a salvação, conforme registrado em Gálatas 3:8.
“Ora, tendo a Escritura prevista que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti”.
O SÁBADO ERA UM PACTO ENTRE DEUS E OS ISRAELITAS. ERA BILATERAL. SÓ TERIA VALIDADE COM A ACEITAÇÃO E O CUMPRIMENTO DE AMBAS AS PARTES.
“Chega-te tu, e ouve tudo o que disser o SENHOR nosso Deus; e tu nos dirás tudo o que te disser o SENHOR nosso Deus, e o ouviremos, e o cumpriremos”. (Deut. 5:27)
Será que os cristãos precisam guardar o sábado?
http://www.jw.org/pt/ensinos-biblicos/pe...
2015-09-05 07:47:25
·
answer #2
·
answered by ? 7
·
1⤊
0⤋
Não. Apenas a grafia "deus" com "d" minúsculo representa divindades inferiores que a Bíblia taxa de demônios.
2006-09-23 10:52:05
·
answer #3
·
answered by jvcrdb 7
·
0⤊
0⤋
Mas se tiver uma pessoa morrendo de cede vc não dará agua a ela pq é sábado.
Na Bíblia te uma passagem que Jesus curou uma paralítica no Sábado como vc explica isso?
2006-09-23 04:56:48
·
answer #4
·
answered by Letícia e Mailson 2
·
0⤊
0⤋
Caro colega,
No processo de separação entre o cristianismo e o judaísmo, houve a postergação do "Shabbat" do sábado para o domingo.
Além disso, existem 39 categorias de atividades proibidas no "Shabbat" (no link abaixo, tem a lista em inglês). Outras atividades (tais como receber hóspedes, visitar amigos, estudos da Torá, entre outras) são permitidas.
E, mesmo nas categorias proibidas, existem exceções à regra.
Abraços, e tenha um ótimo dia.
2006-09-20 01:44:14
·
answer #5
·
answered by Verbena 6
·
0⤊
0⤋
SE e,nao sei,a unica coisa q.sei e q.Jesus curava nos sabados,pelo q. entendo nao vivemos debaixo da lei e sim da gracas,p/mim isso tudo e reliogidade e religiao muitas vezes mata ex:o que leva jovens encher seus corpos de bomba?Resp:religiao.Oque eu realmente acho que devemos procurar viver com amor a vida c/Cristo,porque Ele nao coloca fardo nas nossas costa,amem
2006-09-20 00:33:11
·
answer #6
·
answered by patty 3
·
0⤊
0⤋
Se você é católico ou cristão protestante não deve guardar o sábado, devido as cranças espalhadas no mundo inteiro pela Igreja Católica e, posteriormente, às igrejas que saíram dela. Mas Jesus não veio revogar nenhuma lei. Ele mesmo guardava o sábado e era Senhor dele, o que ele estava tentando provar é que, mesmo sendo sábado, você pode trabalhar se for para ajudar alguém ou à Deus e não para o bem próprio (no final de Isaias, livro que fala muito de Jesus, quando ele começa a falar de jejum, um pouco na frente, ele fala do sábado e como devemos agir nele Isaías 58:13 e 14, mas é bom ler o capítulo todo). Devemos guardar os dez mandamentos sim, porque eles são o resumo ou a base de todos os outros. E Jesus resumiu mais em só dois (citando partes do Velho testamento) quando falou do amor à Deus e aos irmãos.
E também devemos pensar sempre na questão de Deus: se ele é uma pessoa que não muda, não diria uma coisa para nós fazermos e depois voltar atrás. E muitos dos mandamentos e os ditos "ritos" se estiverem escritos que são mendamento perétuo ou para todas as gerações, é realmente para todas as gerações, "até o fim dos séculos". E esse papo de se dizer que os não-judeus não tem obrigação, eu completo dizendo que os não-judeus não tem obrigação de seguir a Jesus também, nem obrigação de acreditar no Deus "dos judeus". Quando Deus ditou os ensinamentos e mandamentos disse que aquele que for estrangeiro e quiser ter parte na herança (vida eterna e a terra prometida) teria que se enquadrar no que o povo estava subjugado a fazer também. Então sem essa de blá, blá, blá católico ou protestante rebelde pra cima de nós...
Abraço.
Abraço.
2006-09-20 00:24:06
·
answer #7
·
answered by Sid A Lenda 3
·
0⤊
0⤋
Amigo vc parece íntegro, isso é bom. O sábado do Colossenses 2:16 não é o Sábado do Ex 20:08, este representa a Lei que Deus no intuito de tornar memorial para todo o sempre a criação, instituiu desde a criação. Porém o sábado do Col 2:16 refere aos sábados cerimoniais, descansos nos dias de festas tradicionais, a palavra sábth significa descanso, por isso colossenses 2:16 menciona a palavra pra expressar o concelho de Paulo quanto ao não julgar os que não descansavam nos dias das festas populares.
A diferença é que estas festas e as suas ordenanças não provêm do mandamento da lei de Deus.
O Sábado do Ex 20:08 é um dos dez (eternos) mandamentos de Deus.
"Se me amais, guardareis os meus mandamentos" João14:15
2006-09-20 00:26:12
·
answer #8
·
answered by Luiggi 2
·
0⤊
1⤋