Bom, sua pergunta parece simples mas esconde sua real intenção...
Mas tudo bem.
Além de várias comprovações históricas, a Igreja católica tem como prova bíblica desta sua estadia em Roma a 1ª carta do próprio Pedro, em que diz: "a Igreja que está em Babilônia vos saúda, assim como o meu filho [ajudante] Marcos" (capítulo 5, verso 13). Na opinião quase unânime de estudiosos, a "Babilônia" é, na verdade, a cidade de Roma (uma vez que, por temer que os soldados descobrissem sua morada nesta cidade, Pedro preferiu chamar Roma com o pseudônimo "Babilônia", assim como outro livro bíblicos, o Apocalipse de João, também faz).
O que atesta a morte de Pedro é uma carta de Clemente, no ano 95 DC, que se encontra nos arquivos do Vaticano.
A maneira como ocorreu e o local onde Pedro morreu, deveria ser conhecida em muitos círculos Cristãos no fim do primeiro século, da mesma maneira que está bem clara a citação no Evangelho de São João relativa à profecia de CRISTO sobre Pedro, afirmando que ele seria conduzido onde ele não queria ir. Isto para significar qual o tipo de morte que teria para glorificar a DEUS. JESUS disse a Pedro: “Em verdade, em verdade, te digo: quando eras jovem tu te cingias e andava por onde querias; quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te conduzirá aonde não queres.” (João 21,18-19). Tal citação concede aos leitores do Quarto Evangelho, um conhecimento seguro sobre o modo como Pedro foi morto.
Outro testemunho relativo ao martírio de Pedro e Paulo, é fornecido por Clemente de Roma em sua Epístola aos Coríntios (escrita cerca de 95-97 AD), em que ele diz: "Por zelo e astúcia o maior e a maioria dos Discípulos íntegros (da Igreja) sofreram perseguição e foram levados à morte. Coloquemos diante de nossos olhos o bom Apóstolo São Pedro, o qual foi submetido a um tratamento injusto e cruel, sofrendo numerosas misérias, e assim, tendo dado testemunho do SENHOR, foi martirizado, e entrou no lugar merecido da glória". A seguir, ele menciona Paulo e vários outros eleitos que juntos ou isoladamente, sofreram o martírio “entre nós” (hemin de en, i.e., entre os romanos, IV). Clemente de Roma está se referindo a perseguição que Nero covardemente fez aos cristãos, e aqui, ele coloca em realce o martírio que Pedro e Paulo sofreram naquela época.
Ainda relativo à maneira da morte de Pedro, possuímos uma tradição, atestada por Tertuliano ao término do segundo século e por Orígenes (conforme História Eclesiástica, II, Eusebius Pamphilus, Bispo de Caesarea – 265/339) afirmando que ele foi crucificado. Orígenes disse: "Pedro foi crucificado em Roma com a cabeça para baixo, como ele tinha desejado morrer".
Ai fica claro que o q a Igreja se baseia para afirmar tais fatos é recorrendo à historia e ao testemunho dos primeiros cristãos, dos que viviam em Roma no Seculo I.
Vc vai arguemntar, mas não está na Biblia, etc etc.
MAs e dai? A forma da morte de Pedro é artigo de fé ou artigo de história?
Não existe o simbolismo demoniáco q vc sutilmente se refere da cruz de cabeça pra baixo. Isto foi uma forma de catequese aos primeiros cristãos e só queria evidenciar que Pedro se considerou indigno de morrer como Cristo, até pq ele O havia traido 3 vezes e fugido da cena do Calvário por covardia.
Não existe em nenhum lugar da Basilica Vaticana a tal cruz virada pra baixo. Te garanto isto pq eu mesmo procurei, estive lá por 4 vezes na minha vida e isto foi uma curiosidade que eu tive. Não vi nenhuma.
Agora se vc quizer, aconselho a vc comprar uma passagem e voar pra Roma.
Se isto te incomoda tanto é o único jeito de vc constatar.
Ah, claro, se o seu pastor permitir.
2006-09-19 15:21:05
·
answer #1
·
answered by Frei Bento 7
·
0⤊
0⤋
até o século III, o cristianismo era proibido, quando Pedro foi capturado e condenado a morte, por não ser cidadão romano, ele foi condenado a crucificação, que era a pior humilhação naquela época, mas Pedro não se achou digno de morrer como Jesus então ele pediu que virassem a cruz de cabeça para baixo.
2006-09-19 14:18:33
·
answer #2
·
answered by minduim 5
·
0⤊
0⤋
Constantino ou alguém que ele sucedeu e o motivo e que o movimento cristão foi tão popular na quela época quanto o movimento rip nos anos sessenta e tentaram abafar a coisa assinando os apóstolos, mas o cristianismo acabou abafando os poderes da época que se viu coagido a aderir a movimento e a partir dai conseguiu deturpar tudo.
2006-09-19 13:01:36
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋