English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Situação assustadora
Perseguição dos cristãos nos países muçulmanos

Colunista iraquiano afirma: "É difícil lembrar um período em que os árabes cristãos estiveram em maior perigo do que hoje".

Num artigo no jornal iraquiano Al-Zaman, publicado simultaneamente em Londres e Bagdá, cuja linha editorial é independente e liberal desde a década de 1940, o colunista Majid Aziza dá destaque à situação da população árabe cristã no mundo muçulmano. A seguir, alguns trechos do artigo:[1]

"Os cristãos nascidos em países árabes estão fugindo das suas regiões de origem. Hoje em dia, essa informação é divulgada em todo o mundo e é cem por cento verdadeira. As estatísticas mostram que um grande número de cristãos árabes está emigrando para lugares menos perigosos para eles e seus filhos, como Estados Unidos, Canadá, Austrália e Europa. Os motivos são, por um lado, a perseguição que os órgãos governamentais movem contra eles e, por outro lado, os grupos extremistas...

Os cristãos têm vivido há séculos nas regiões conhecidas atualmente como países árabes, juntamente com outros grupos religiosos e, principalmente, com os muçulmanos que participaram com eles das aflições da vida. Mas os cristãos perderam o apoio de seus concidadãos islâmicos por muitas razões, inclusive pelo extremismo religioso entre alguns muçulmanos, pelo aumento da população [islâmica] por motivos religiosos, pelos atos de discriminação, coerção e expulsões individuais e coletivas de cristãos e pelas pressões que os cristãos vinham sofrendo até mesmo quando estavam servindo a seus países. Há muitos exemplos disso na Palestina, no Iraque, no Sudão, no Líbano, no Egito e em outras nações.

Aproximadamente 4 milhões de cristãos libaneses emigraram de seu país em conseqüência das pressões impostas pelos [muçulmanos]. Mais ou menos meio milhão de cristãos iraquianos deixaram seu país pelos mesmos motivos... Hoje a situação está ficando pior por causa da discriminação por parte dos extremistas muçulmanos salafitas. Na Palestina, os cristãos estão quase extintos em conseqüência do controle que os extremistas muçulmanos têm sobre a questão palestina e da marginalização dos cristãos, sem mencionar o impacto negativo da intifada [revolta dos palestinos contra Israel] – que é dirigida pelas organizações islâmicas – sobre os cristãos da Palestina. Com relação aos cristãos coptas do Egito, o que o governo e os muçulmanos fizeram e estão fazendo com eles daria para encher páginas e páginas de livros e jornais, explicando os atos de coerção, discriminação e perseguição. O que está acontecendo também com os cristãos na Argélia, Mauritânia, Somália e outros países é um problema que ocuparia espaço demais para ser explicado.

Essa situação ocorre igualmente nos países muçulmanos não-árabes. Em nações islâmicas como o Paquistão, a Indonésia e a Nigéria, os cristãos também sofrem perseguição. No Paquistão, os líderes muçulmanos decretaram uma fatwa [decisão religiosa] permitindo a matança de dois cristãos para cada muçulmano morto pelos ataques americanos no Afeganistão, como se os americanos representassem o Cristianismo no mundo. Em outros países os cristãos vivem com medo, sob a sombra de ameaças, e enfrentam uma crescente série de agressões toda vez que os Estados Unidos e seus aliados executam uma operação militar contra qualquer país [muçulmano].

Os cristãos têm medo do que lhes poderia acontecer nesses países. A situação é muito grave e requer atenção urgente. É difícil imaginarmos qualquer outro tempo em que os cristãos enfrentaram maior perigo do que atualmente nesses países..." (extraído de www.memri.org)

Diante dessa situação assustadora para os cristãos no mundo islâmico, é realmente estranho que muitas igrejas ocidentais insistam em reclamar apenas das "dificuldades" dos cristãos palestinos sob a "ocupação" israelense, como se não soubessem que Israel é a única democracia no Oriente Médio. (Ingo Haake - http://www.beth-shalom.com.br)

2006-09-19 11:55:41 · 7 respostas · perguntado por Florida_USA 2 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

Nota:

Al-Zaman (Iraque & Londres), 14 de setembro de 2004.
Publicado anteriormente na revista Notícias de Israel, novembro de 2004

2006-09-19 11:58:04 · update #1

SO PARA ACRESCENTAR: A PERGUNTA NAO ESTA DIRIGIDA AOS "CATOLICOS" MAS, A TODOS OS CRISTAOS OU SEJA; AQUELES QUE SEGUEM OS ENSINAMENTOS DE JESUS CRISTO.

2006-09-19 13:02:02 · update #2

7 respostas

Bem Sr. Ingo, A hora é chegada, desde que o Islã prometeu a enforcar o último Cristão na tripa do último Judeu, infelismente, nös Cristãos estamos numa séria encruzilhada, principalmente os ja tão sofridos e oprimidos que habitam nos paises governados pelo islã, mas isto ja era esperado, o Judeu pela sua descendência de Abraão e nós Cristãos, pelo nosso vínculo com Abraão, também somos odiados pelos seguidores de Maomé, não sei o que ele escreveu, mas não acho que ele insentivou tais coisas, isto é coisa de quem não tem amor algum ao proximo, tenho acompanhado a crueza da vida em Israel, a falta de paz neste terrivel neste interminavel conflito, que sabe Deus até onde vai, pois o fanatismo é uma boma relógio que esta prestes a explodir sobre nossas cabeças, que Deus proteja a Israel e todos os cristãos do mundo, Deus o abençoe e guarde meu amigo.

2006-09-19 12:15:21 · answer #1 · answered by Gibão 2 · 1 0

É cara, vc disse tudo.
Vc inverteu o raciocínio e foi brilhante.
Realmente se tem alguem a pedir desculpas por todo esse mal q fazem desde o ano 600 ,são os mulçumanos.
Parabens.

2006-09-19 19:57:45 · answer #2 · answered by Frei Bento 7 · 0 0

e porque deveriam pedir desculpas a nos católicos ? por alguns casos isolados de intransigência ? e para um católico de verdade o perdão deveria ser uma filosofia de vida , lembra do dar a outra face?

2006-09-19 19:47:31 · answer #3 · answered by leonardo 6 · 0 0

nao,por que a igreja catolica tentou impor sua religiao a força a muito tempo atras ela sim deveria pedi perdao aos arabes ,e pagar pelas pessoas mortas nas crusadas

2006-09-19 19:28:24 · answer #4 · answered by gantuss 2 · 0 0

Os muçulmanos deviam ler mais os livros de historia para aprender com os Imperadores romanos, que quanto mais se persegue a Igreja(Cristãos) mais eles se multiplicam e se fortalecem,pois o joio(falsos Cristãos) não resistem a pressão pois seguem a cristo por interesse e não por amor.

2006-09-19 19:24:04 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Eu acho que devem sim. Deve ter algum trecho do Alcorão que cita a palavra perdão. Se dizem que Maomé é um profeta, ele deve ter tido um pouco de bom senso quanto a isso. Claro, respeito todos. não quero dizer que todos islâmicos sejam maus. Alguns maus intencionados interpretam as coisas de outro jeito, assim como em qualquer religião.

2006-09-19 19:14:31 · answer #6 · answered by joni 2 · 0 0

Conselho de amigo:Para de fazer perguntas como estas que vai dar briga, quem avisa amigo é!

2006-09-19 19:09:18 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers