Totalmente a favor.
É garantido em constituição o direito de crer em qualquer coisa. Porém, o estado deve ser laico. O ensino nas escolas idem.
Penso que o Estado deve favorecer o pensamento crítico, se mesmo assim alguem quiser crer em bobagens... problema dele.
2006-09-19 12:03:36
·
answer #1
·
answered by ^o) Tom 5
·
0⤊
0⤋
A favor !!!
Religião e política não deveriam se misturar !
Infelizmente, não é o que estamos vendo aqui no Brasil ultimamente !!
2006-09-19 15:41:36
·
answer #2
·
answered by Sherazade e as Mil e Uma Noites 7
·
1⤊
0⤋
Sou contra, pois a liberdade religiosa deve existir. Qualquer um que queira seguir uma religião qualquer, deve poder fazê-lo, livremente.
Por mais absurda e incoerente que pareça aos outros, ela deve ser respeitada. E também, quem optar por nenhuma, também isso é um direito. Que também não pode ser negado.
Não pode pois, acontecer criticas ou represálias, a nenhuma delas.
A limitação que deve existir, é justamente essa, o respeito à liberdade religiosa. Nenhuma religião pode, achando ser ela a única verdadeira, combater as demais. Não pode existir intolerância!
O Estado não pode ser uma coisa e o povo outra.
Se o povo é religioso o Estado não pode ser laico.
Afinal de contas, é o que os governos “democráticos” alegam ser, representantes do povo. Como então podem ser diferentes dele?
Se o Estado estabelece que deva ser laico, atuará segundo o que acredita, ou seja na ausência de religião. E irá impor isso ao povo. Que deseja outra coisa.
Um Estado laico, vai querer que as sagradas vacas indianas (o maior rebanho do mundo) sejam mercadoria, que os judeus comam carne de porco, que os muçulmanos consumam bebidas alcoólicas e que as brasileiras abortem seus filhos.
Um Estado laico não acredita em boitatá, saci pererê, candomblé, orixás, curupira, mediunidade, santos e nem no Haloween. Mas o povo quer acreditar nisso. E porque não poderia?
Não importa se lógico ou não, cientÃfico ou não, racional ou irracional. O Estado não é melhor que o seu povo. Não está acima dele. Deve ser ele próprio.
( E mais Estado Ateu ???, acho que as pessoas devem decidir qual crença seguir, pois não adianta vc falar que é Ateu e na hora que a coisa aperta vc falar que é religioso.
Ateu é que Ateu não é relgioso, não falo isso pra vc, pois sei que vc é Ateu, falo isso pros demais que dizem ser Ateu )
Um beijo .
2006-09-20 09:01:22
·
answer #3
·
answered by Raquelzinha 2
·
0⤊
0⤋
Não sou a favor de um Estado Laico!!! Se já está difícil sobreviver neste mundo existindo religiões que pregam a paz, a caridade e o amor ao próximo, imagine você viver em um lugar que seu povo desconhece a necessidade de uma força divina sobre todos. Seria o caos total!!!
2006-09-19 16:07:32
·
answer #4
·
answered by Jhon Stuarth 1
·
0⤊
0⤋
a favor, em um mundo plurireligioso, uma hegemonia religiosa estatal, fatalmente significaria um retorno aos sistemas da idade media e seus conflitos, o que com a tecnologia moderna, poderia atingir dimensões catastróficas, basta ver o nível de conflito em alguns países
2006-09-19 15:59:09
·
answer #5
·
answered by Reladarion 5
·
0⤊
0⤋
A favor, pois sou a favor da liberdade religiosa, assim como da opção de as pessoas não serem religiosas ou mesmo atéias.
Não lhe parece absurdo obrigar alguém a crer em algo?
2006-09-19 15:50:07
·
answer #6
·
answered by podocarpo 7
·
0⤊
0⤋
A favor. Não cabe ao estado determinar as crenças das pessoas. A liberdade é essencial ao estado democrático de direito.
2006-09-19 15:48:43
·
answer #7
·
answered by dff87 4
·
0⤊
0⤋
Bem, eu sou católica e sou a favor do Estado Laico pois quando política e religião se misturam há muita influência de interesses humanos sobre a religião, o que acaba por prejudicar seus princípios...
2006-09-19 15:43:04
·
answer #8
·
answered by Juzinha* 3
·
0⤊
0⤋
Plenamente a favor...
O governante tem que governar para todos...e não para uma fatia da população de acordo com suas crenças pessoais (ou a crença de quem o elegeu)...
caso contrario teremos uma teocracia disfarçada.
2006-09-19 15:42:26
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋