Geralmente concursos públicos não exigem certidões de cartórios de protestos e nem de serviços de cadastros de consumidores (Serasa, SPC etc). Você precisa ler o edital minuciosamente para ver se o órgão que organiza o concurso está exigindo. Via de regra, os concursos exigem certidões criminais, nas quais são apontados inquéritos policiais e ações penais que tramitam contra o candidato. Em caso positivo, o candidato não será admitido em concurso público. Entretanto, já vi editais (concurso de juiz e policial civil) em que era exigido certidão negativa de cartórios civis e de protestos. Se por acaso as dívidas constantes no Serasa e no SPC já estiverem sido ajuizadas pelos credores ou mesmos protestadas em cartórios de notas e protestos, é possível que o candidato não possa assumir o cargo. Então, minha jovem, leia todo o Edital e confira!. Mas isso que eu mencionei por último é muito raro de ser exigido (muitas dívidas constantes do SERASA e do SPC podem não estar ajuizadas ou protestadas ainda). Vá ao cartório de distribuição do fórum cível da sua cidade e verifique, caso tenha débitos de cheques sem fundos pendentes! E boa sorte no concurso! Mas se o edital não exigir, relaxe e estude!
2006-09-19 08:46:06
·
answer #1
·
answered by . 5
·
1⤊
1⤋
Sim, para esses cargos a Lei é muito clara, exige que não aja restrição alguma. Algumas pessoas impetram mandados de segurança, mas acabam por serem derrubados no Supremo, pois o fato de ter passado no concurso não significa admissão imediata, é preciso cumprir todo o edital, mesmo por que de outra forma, caracteriza favorecimento pessoal, independentemente da razão argüido pelo concursado no que diz respeito a sobrevivência e e recuperação financeira.
2006-09-19 15:23:24
·
answer #2
·
answered by Professor 6
·
1⤊
0⤋
depende do concurso alguns editais deixam isso bem claro e vc pode tentar fazar com o setor do concuirso atraves do site dele.
2006-09-19 15:05:09
·
answer #3
·
answered by vanyacat 5
·
1⤊
0⤋
No concurso para magistratura do TJ do RS existe uma fase que é chamada "sindicância sobre a vida pregressa do candidato". Óbvio que para chegar até essa fase vc deverá ter passado na fase das questões objetivas e prova de sentença. Precisa dizer mais ?? Mas se quiser saber mais... http://www.tj.rs.gov.br/conc/ed_abert_2003_juiz_final.txt Este é o edital do último concurso em formato txt. Boa sorte !
2006-09-19 21:11:43
·
answer #4
·
answered by _______-------_______ 3
·
0⤊
0⤋
Querida infelizmente sim...
Assim se você esta por prestar provas para concurso público, trate de limpar seu nominho, porque você é iliminada e não fica sabendo sequer que nota tirou.
Sei por que prestei concurso no inicio do ano para o TJ e a matéria que mais estudei foi direito.
2006-09-19 15:04:10
·
answer #5
·
answered by Pricy 2
·
1⤊
1⤋
ñ,pois a pessoa tá estudando para passar num concurso para ñ ter mais perrengues com grana,é só ler o edital do concurso,senão tiver nada escrito e vc passe ninguém pode te cobrar nada,entendeu?o que vale é lei,tem que estar no edtal e normas do concurso,leia tudinho até aquelas letrinhas,uma vez aprovado ninguém pode cobrar isto de vc
2006-09-19 15:01:19
·
answer #6
·
answered by kiditt 5
·
1⤊
1⤋
Com certeza, não só em concursos público como em casos de empreguinhos também onde o dono do negócio faz o spc ou serasa.
Nada como está limpinha da silva.
Boa sorte
2006-09-19 15:12:02
·
answer #7
·
answered by souzamacedo 4
·
0⤊
1⤋
O fato da pessoa estar com o nome no Serasa, porque teve um cheque devolvido ou não pagou um financiamento, não é impedimento, vedação para prestar concurso público. Entretanto, deve verificar se no Edital do concurso público há esse impedimento, em decorrência da função a ser exercida.
2006-09-19 15:01:19
·
answer #8
·
answered by Marcio 3
·
0⤊
1⤋