English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Por favor é apenas uma dúvida, obrigado a quem responder.

2006-09-19 03:55:51 · 7 respostas · perguntado por ALEXANDRE 1 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

7 respostas

PREVISÕES 2006 ·

O ANO DE OXAGUIÃ !


2006 será regido pelo orixá Oxaguiã (Oxaguian), será regido pelo número 8, que representa o começo de tudo, o princípio dividido em oito, o infinito.

Oxaguiã, é uma das 16 qualidades do orixá Oxalá, sendo o Oxalá-Jovem ou Oxalá-Moço, filho de Oxalufã, aquele que foi encarcerado por 7 anos.

É o Oxalá com a característica mais gerreira de todos eles, que carrega uma espada, cheio de vigor e nobreza, e ostenta o título de Eléèjìgbó, Rei de Ejigbo.

Oxaguiã é "o nascer do sol" ! Por isso, recebe (melhor) suas oferendas às 6 da manhã.

Oxaguiã, também conhecido como Ajagunã ou Elemoxô ou Aquinjolê, filho de Oguiriniã (Oxalufã).

. É orixá do Conflito -, representa o conflito que antecede a paz;
. é a revolução que antecede as transformações profundas;
. é a instabilidade necessária ao dinamismo da vida e da sociedade e a busca do conhecimento.


Suas características também são associadas a impaciência e a agitação e sente prazer em destruir o velho para que o novo se estabeleça.

Por causa dessa influência, 2006, no lado negativo, fará com as pessoas estejam mais sujeitas a acidentes graves, discussões, brigas, doenças, roubos e traições. Atenção a esses sentidos.

A influência refere-se também a sofrimentos através de traições pessoais, calúnias, mentiras e vinganças. O ponto vulnerável é o sistema nervoso central que poderá tendencionar, inclusive, ao stress.

No sentido positivo, as pessoas que quiserem se modificar e mudar seu comportamento, sua vida (...) haverá uma forte influência de fazer com que se tornem dedicadas e honestas e, as que levam uma vida já em harmonia, tenderão a ter um ano quase sem sofrimentos. Essas pessoas, tenderão também a amar com mais intensidade e a atrair amizades sinceras. Isso, se estiverem em sintonia com as características do ano.

Oxaguiã e Ogum andam juntos transformando o mundo.

Por isso, será um ano que promete muitas transformações radicais na vida das pessoas, cidades e países. Oxaguiã deposita o conflito de idéias e valores que mudam o mundo e Ogum fornece os meios para a transformação, seja a tecnologia ou a guerra.

Devem evitar o consumo de álcool e de carne vermelha e vestir de branco nas sextas-feiras e domingos.

Oxaguiã gosta de guerrear, de comer e de mesa farta. É um ano que muitas guerras poderão começar e também terminar.

A agricultura promete prosperar e mesmo com dificuldades as pessoas conseguirão manter o seu sustento.

Como, uma das qualidades desse orixá é não se deixar influenciar por opiniões alheias, em 2006, procure ouvir mais a sua intuição mais do que as pessoas à sua volta em questões importantes e decisivas (vitais) para sua vida.

Como, uma das qualidades desse orixá, também é ser jovial, viril, ativo, guerreiro, alegre e generoso, procure dar ênfase em sua vida a essas qualidades no dia-a-dia.

A organização e metodicidade podem ser grandes aliados ao êxito no trabalho e novos projetos. Assim como haverá uma forte inclinação ao stress, por Oxaguiã fazer com que as pessoas tenham muito mais disposição para trabalhar (incansavelmente).

Haverá também uma forte tendência das pessoas trabalharem mais para conseguir o mesmo efeito, o mesmo valor de recebimento, o mesmo prestígio e o mesmo status; lutas diárias pelo sustento e trabalho, pela paz e pela alimentação -, estão previstas.

É um ano em que poderá ocorrer muitos enganos na vida das pessoas; equívocos, mais do que em outros anos. Porém, por ser uma linha de Oxalá, é um ano que promete muita proteção espiritual às pessoas, que acentuará a força física e honestidade daqueles que já têm a predisposição para tanto.

Quem souber se utilizar desses aspectos positivos, conseguirá promover a construção de seus ideais e a sua elevação pessoal e profissional, bem como gerar a harmonia e tranqüilidade àqueles a sua volta.

A sugestão é a de que as pessoas refreiem suas paixões, a voluptuosidade, o ciúmes e o desejo de vingança em 2006, pois esses valores/qualidades, estarão acentuados e tenderão a ter mais força em sua ações.

Além da influência direta de Ogum, esse ano trará a influência de "Oxossi Inle", que é o filho amado que Oxaguiã gerou com Yemanjá. A influência dessa qualidade de Oxossi, trará para perto a possibilidade de fartura e prosperidade, além dos fundamentos de uma outra qualidade do orixá Ogum, o "Ogunjá".

"Ogunjá" é o orixá da Casa de Oxalá, o grande guerreiro branco, que tem um temperamento rabujento e solitário. Sendo assim, quem tender à solidão em 2006, poderá sentir às vezes essa influência muito mais próxima de si mesmo e/ou uma vontade involuntária (natural) de estar só e não ver seus hábitos e rotinas modificados.

Já, uma das qualidades do orixá Xangô, o "Xangô Alafin" (Airá/Alufan), que é irmão de Oxaguiã, dono do palácio real, governante de Oyó, que destronou seu irmão Dadá-Ajaká e fez-se rei em seu lugar e é quem caminha todos os caminhos com Oxaguiã, estando assim, fortemente presente em 2006.

A principal característica dessa influência desses dois orixás caminhando juntos para 2006, é que a justiça estará imperando em todos os minutos do ano. Tudo o que for feito será julgado imediatamente. Como "alafin" é considerado um chefe religioso e político, esses dois segmentos estarão mais sob o olhar severo de Xangô.

"Yansã Onira" -, é uma qualidade de Yansã (Oyá), guerreira, mas que é uma ninfa das águas doces, com ligação direta com o culto dos Eguns (almas). É a dona do "atori", uma pequena vara usada no culto de Oxalá para chamar os mortos na intenção de fazê-los participar da cerimônia. A função do "atori" é a de, assim que ao ser tocada batida no chão, que se faça o poder de fazer reinar a paz no local ou na vida de alguém e trazer-lhe abundância. O "atori" também tem a força de mandar chover regularmente para trazer a prosperidade.

"Yansã Onira" deu a Oxaguiã o "atori" e seu poder de exercê-lo, além de ter lhe ensinado o fundamento e como usá-lo. Em anos regidos por Oxaguiã, é preciso agradar muito a essa qualidade de Yansã para que ela permita que, através dela, Oxaguiã traga a paz e a abundância.

"Yansã Onira" é a mãe de criação de "Logun-Edé Apanan". Por isso, toda oferenda para essa orixá, deverá também ser oferecido um agrado a essa qualidade do orixá Logun-Edé.

"Yansã Onira" reina no mundo dos mortos e tem ligação direta com Obaluaiê e Ogum, sendo que sua ligação maior é com "Oxum Opará", que recebeu dessa qualidade de Yansã os ensinamentos para lutar e ser guerreira. Foi "Yansã Onira" que ensinou "Oxum Opará" a lutar.

"Oxum Opará" ser tornou então, companheira inseparável de "Yansã Onira", comendo juntas no bambuzal ou nos rios e tendo aprendido os fundamentos dos Eguns. Sendo assim, essa qualidade de Oxum, também tem relação direta com os Eguns (almas). Quando "Yansã Onira" e "Oxum Opará" se juntam, se tornam muito perigosas pois têm em dobro a força e a sabedoria dos guerreiros.

"Oxum Opará" é a Oxum mais moça, mais jovem e guerreira, companheira de Ogum e Xangô, estando ligada diretamente com os caminhos de Oxaguiã, o jovem guerreiro.

Oxaguiã também está diretamente ligado ao culto de Iroko, árvore considerada sagrada pelos iorubanos, que exprime sua relação com seus antepassados. Por isso, aliado ao poder de Iroko, Oxaguiã tem (também) o poder de carregar para longe os fluídos maléficos.



Em síntese, 2006 é regido por Oxaguiã com influências de Yemanjá, Oxossi Inle, Ogunjá, Xangô Alafin e Yansã Onira. Lembrando que, Oxaguiã é um orixá que não tolera a mentira. As mentiras e falsidades serão severamente punidas em anos como esses.



· Dias: sexta-feira e domingo
· Data de comemoração: 25 de dezembro
· Sincretismo: Menino Jesus
· Metal: todos os metais brancos
· Cores: branco e prata
· Comida: inhame pilado
· Elementos: ar atmosfera
· Região da África: ejiogbo
· Folhas: elevante e arruda
· Odu que rege: ejionilé
· Símbolos: espada, mão de pilão, varas de atori, ofá
· Pedras: cristal, diamante, seguy (colares brancos com pedras azuis)
· Domínios: lutas diárias (pelo sustento e trabalho), paz, alimentação
· Saudação: Epa Bàbá! Exeuê, Bàbá!

2006-09-19 04:02:20 · answer #1 · answered by miosotis 7 · 2 1

Eu não sei ´pois não sigo essa religião mas na boa tente digitar esse nome de santo no google

2006-09-19 04:07:33 · answer #2 · answered by Anonymous · 2 0

veja,este é um orixá do candomblé,não muda...explico: os negros tiveram q/ inventar p/ seus senhores ,q/ Oxalá é Jesus, Obá é S,Catarina, Iansã é S. Bárbara,etc...p/enganar os ditos cujos,e assim poder cultuar sua religião.na verdade,estes santos nasceram e trabalham sob o raio de determinado orixá,carregando pois as características e virtudes de cada um.ex: S Jorge (Ogum, guerreiro..)S Gerônimo(.Xangô,justiceiro..).os santos tem no máximo,2,3,4.000 anos e os Orixás são forças da Natureza,grandes Devas (um tipo de anjo) criados por DEUS ,p/ cuidar da Mãe Terra,isto à MILHÕES de anos ,quando a Terra foi criada.

2006-09-19 04:16:25 · answer #3 · answered by Tigre Azul 3 · 2 1

sei lá eu, não sou da macumba.

2006-09-19 04:01:15 · answer #4 · answered by Lililais 3 · 1 4

santos de barros que viram orixas

2006-09-19 03:59:09 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 4

faço minhas as palavras do Joel aí em cima.

2006-09-19 03:58:37 · answer #6 · answered by Valmir 02 4 · 0 4

SANGUE DE JESUS TEM PODER, P/ QUEIMAR TODO MALÇ, JESUS TE REPREENDA!!!!!!!!!!!!!!!

2006-09-19 03:57:46 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 6

fedest.com, questions and answers