Em crianças de até 6 anos de idade, recomenda-se o uso de cremes dentais "infantis", que apresentam menor quantidade de flúor que as pastas convencionais.
As crianças começam a ter bom controle da deglutição somente por volta dos 7 anos de idade. Isso significa que até lá, vão acabar engolindo creme dental, em maior ou menor quantidade. Uma consequencia disso é a fluorose, ou seja, a ingestão crônica de flúor, que irá afetar os dentes permanentes que estão em formação na época. Por volta dos 7 anos, as coroas dos "dentes da frente" já estão formadas (logo, se a criança engolir flúor depois dessa idade, a fluorose vai se manifestar nos dentes permanentes do fundo, que não aparecem no sorriso, e não nos anteriores - dos males, o menor!)
Atualmente os cremes dentais específicos para crianças são amplamente comercializados. Apenas tome cuidado pois alguns tem um sabor tão agradável que a criança "come" (acredite: já vi paciente que usava como "geléia" no pão!! Um absuuurdo!)
Como conselhos, sempre supervisione a escovação de seu filho (estimule-o a cuspir várias vezes) e coloque pouca pasta na escova dele, apenas na ponta (quantidade do tamanho de uma ervilha). Se vc percebe que ele tem o hábito de engolir, compre um creme dental sem flúor, para deixar com ele na escola, por exemplo (quando vc não está por perto para supervisionar). Quando ele completar 6- 7 anos, pode começar a usar as pastas "de adulto", mas ainda em pequena quantidade.
No rótulo dos cremes infantis vem escrito "baixa abrasividade" pois promoveriam a limpeza sem prejudicar o esmalte dos dentes (camada mais externa), ou seja, acredito que não contenham agentes considerados abrasivos em sua composição (como o bicarbonato de sódio, por exemplo)
Bjos!
2006-09-20 02:30:34
·
answer #1
·
answered by Cris M 2
·
0⤊
0⤋
O abrasivos das pastas de dentes removem uma pequena parte do esmalte dentário, mas isso não tem grandes problemas, pois o organismo tem a capacidade de recolocá-lo no dente, mas não consegue se o esmalte do dente for retirado em grandes quantidades.
Seu filho, pode usar pasta de adultos sim, mas tome cuidado para ele não engolir a pasta, pois esta, como vc sabe possui e o flúor em excesso pode causar uma doença chamada fluorose, que nada mais São que manchas nos dentes por excesso de flúor, por isso se vc realmente for usar a pasta de dente de adulto, que são com flúor, use uma quantidade mínima de pasta de dente, afinal esta não tem como função limpar os dentes, coloque na escova dele, uma quantidade de pasta que equivalha a metade da unha do dedo mínimo do seu filho,assim vc estará evitando o excesso de flúor no organismo dele.
espero ter esclarecido sua dúvida.
2006-09-21 15:20:58
·
answer #2
·
answered by Michelle 3
·
0⤊
0⤋
Não sou dentista, mas sigo as orientações dela com o meu filho que não usa tand nem essas outras pastas infantis. elas são melhores que as convencionais, mas o ideal mesmo é mandar manipular uma pasta com pouco ou nenhum fluor, já que a agua que nós bebemos já é fluorada e o fluor é uma substancia que o organismo não elimina, ficando assim retido em nosso organismo por muito tempo, e que provocam efeitos colaterais quando ingeridas em grandes quantidades
Leia:
O Flúor, advindo da fluoretação artificial, é absorvido quase completamente pelo organismo humano, enquanto a sua versão encontrada em chás, peixes e determinados vegetais, tem absorção de apenas 25%. A maior parte dele se deposita nas partes sólidas do organismo mamífero, o tecido ósseo, enquanto uma pequena porção singra para os dentes.Fluoretos orgânicos talvez sejam nutrientes essenciais, mas essa possibilidade ainda não foi provada inequivocamente, embora um ser humano normal tenha em média 500ppm/F nos ossos do corpo.
A intoxicação por Flúor é conhecida como Fluorose, e se manifesta com um aspecto quebradiço e cromaticamente disforme dos dentes,(mosqueamento).Geralmente acontece quando do consumo de grandes quantidades de águas naturalmente fluoretadas, por parte de crianças, e em alimentos processados com estas águas, é importante que com a fluoretação seja feito o combate a desnutrição, para que bem suplementada de cálcio e iodo a criança não sofra de má mineralização com cristais defeituosos de Fluorita (CaF2) e problemas da tireóide.É importante também que a substância usada tenha boa procedência e como fim a saúde pública. A lista dos efeitos pode ser resumida assim, para o consumo de compostos do flúor.
* 1,5mg/dia a 2,5mg/dia - Redução da cárie em até 70% com 20%-40% de fluorose muito leve e leve, em crianças de até 7 anos, sem nenhum efeito tóxico considerável. Sequer os pais conseguirão ver qualquer alteração no esmalte dentário. Essa quantidade corresponde ao consumo de água a níveis ótimos de flúor.
* 6,0mg/dia - Anulação de boa parte do efeito benéfico, com presença de problemas ósseos e neurológicos em algumas crianças mal-nutridas e fluorose leve, moderada e severa com sério comprometimento da estética. Muita gente resiste bem a essa porção.
* 10,0mg/dia a 20mg/dia- Quantidade tóxica. Algumas pessoas poderão ter problemas gástricos leves devido a formação do HF no estômago. Essa porção pode levar a moléstias ósseas como fluorose esquelética, artrite e fraturas de stress, associadas a distúrbios de aprendizagem em infantes. Corresponde a problemas reportados pelo UNICEF em comunidades indianas e chinesas. Está ligada a problemas relatados por pessoas vivendo próximo a fábricas de cerâmica e fertilizantes e consumidores de águas insalubres no Nordeste brasileiro. A água com mais de 1,5ppm deve ser tratada com adsorção, floculação, destilação ou osmose reversa.
* 200mg - Já foi relatado, nessa dosagem, morte por intoxicação de crianças mais sensíveis. Causa grande mau-estar gástrico devido a formação do ácido hidrofluórico(HF) no estômago e consequente ferida na mucosa gástrica.
* 500mg-2g - Com 500mg, em um consumo único, causa parada cardíaca e morte em crianças e com doses a partir de 2g, de fluoreto de sódio, pode matar um adulto. Lavagem gástrica e consumo de água de cal(Ca(OH)2), hidróxido de magnésio, ou leite podem diminuir a absorção da substância por parte do organismo.É fundamental que o paciente seja levado a um hospital para tratamento.
A fluoretação foi considerada uma das melhores políticas de saúde pública pelo CDC nos EUA,(ainda que sob muitas críticas de cientistas contrários). Entretanto se não houver um programa de combate a desnutrição, como há naqule país, o flúor pode não beneficiar as crianças com deficiência de cálcio,proteínas e antioxidantes. É fundamental que expandindo-se tal pratica, nutra-se as crianças carentes, para termos um efeito totalmente benéfico e com grande sucesso.
2006-09-19 16:45:55
·
answer #3
·
answered by Yuna - A~Escritora 4
·
0⤊
0⤋
Tô quase lá... falta apenas 3 etapas e meia para pegar o meu diploma de odonto... rsrsrsrs
Respondendo sua pergunta... pode sim... a baixa abrasividade é para q naum desgaste o dente... porém como a pasta para adultos já tem fluor a diferença não é mto gde....
as pastas infantis não tem flúor, para que caso as crianças engulam não faça mal... + c seu filho consegue escovar os dentes sem engolir pasta nao é necessário...
C mesmo assim vc queira comprar vá até uma Dental...
2006-09-19 16:33:46
·
answer #4
·
answered by Maraisa 3
·
0⤊
0⤋
não sou dentista, mas qd minha filha era pequena, usava creme dental sem fluor, mas na idade do seu filho, ja usava creme dental infantil...a baixa abrasividade é para não prejudicar o esmalte dos dentes...acho que o esmalte da primeira dentição é mais fraquinho
2006-09-19 09:41:33
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Existem diversas ótimas, criança gosta muito de aliar ao sabor. Por isso não vou citar nomes, mas em farmácias ou seu dentista te indicará.
2006-09-19 09:36:19
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Flúor, cuidado com os excessos
Nem oito, nem oitenta. Usar flúor é uma ótima forma de prevenir a cárie, mas o mesmo mineral, em excesso, pode causar problemas. Seu acúmulo no organismo provoca a fluorose, uma descalcificação dos dentes que forma manchas brancas complicadas de tratar. Mas não é para abandonar o flúor, já que ele reduziu a incidência de cáries em 70% nas últimas décadas. O importante é não abusar.
O consumo excessivo de flúor vem de várias fontes. A água, nos grandes centros do paÃs, é fluoretada, e estima-se que 65 milhões de pessoas no Brasil recebam este serviço. O que, em tese, é bom, principalmente para a população que não tem acesso a pastas de dentes e enxaguatórios contendo o mineral. Porém, o controle das empresas de abastecimento sobre a quantidade da substância na água é precário. Por isso, em algumas localidades, ela contém flúor demais.
Além disso, as crianças costumam engolir pasta de dente, principalmente quando esta tem um gostinho agradável. E na maioria das vezes usam pasta de adulto, que tem quantidades de flúor maiores do que as recomendadas para crianças. A propaganda de cremes dentais induz ao erro quando leva a entender que “quanto mais flúor, melhor”. Também ensina erradamente quando mostra as cerdas da escova de dente entupidas de pasta. Na verdade, a quantidade deve ser do tamanho de uma ervilha. Para crianças menores de três anos, uma gota já basta.
A fluorose é uma doença que começa com o surgimento de listras horizontais nos dentes
à por isso tudo que os dentistas estão mais cautelosos, hoje, ao receitar dentifrÃcios com flúor. “à preciso fazer um monitoramento individual dos pacientes”, indica o dentista MaurÃcio Donner Jorge. Ele ressalta, no entanto, que não se podem esquecer os benefÃcios do mineral. “O flúor, em contato com o esmalte do dente, torna-o mais mineralizado e portanto mais forte e saudável. à preferÃvel ter um pouquinho de fluorose do que ter a boca estragada pela cárie”, opina.
A fluorose começa a atacar os dentes na infância, até os 10 anos, quando eles ainda estão em formação, escondidos sob a gengiva. Se não tratada, pode persistir na fase adulta e se agravar. Num primeiro estágio, aparecem linhas brancas percorrendo o dente no sentido horizontal. Numa segunda fase, as manchas se espalham e podem ficar amareladas. O estágio mais grave é quando as manchas ficam marrons e o dente começa a perder pedaços e mudar de contorno.
Felizmente, o problema tem como ser corrigido. O tratamento vai depender do nÃvel de gravidade da fluorose:
Lesões iniciais (brancas) – microabrasão e clareamento dental.
Lesões amarelo claro ou escuro e lesões marrons – microabrasão, clareamento e restauração com resina fotopolimerizável.
“à muito importante tratar a fluorose. Além de ser feia, ela pode causar dor e até facilitar o desenvolvimento de cáries”, destaca a dentista Lenise Velmovistky.
Formas de prevenção
Mas, como saber se a quantidade de flúor que você e sua famÃlia ingerem está acima da recomendável? Para prevenir a fluorose, siga estas dicas:
*Ensine a criança a cuspir a pasta depois de escovar os dentes e a jamais comê-la – hábito que parece estranho, mas que muitas crianças têm. “A ingestão de pasta de dente é o que mais contribui para a fluorose”, afirma Lenise Velmovitsky.
*A atenção quanto ao uso do flúor deve ser maior no caso das crianças, pois a fluorose costuma atacar mais os dentes em formação. “No exterior existem pastas de dentes infantis com pouco flúor, mas no Brasil a quantidade é quase a mesma das de adulto”, diz a dentista.
*Verifique se as aplicações de flúor na escola são realizadas por dentistas.
*Depois que os dentes estiverem formados, é importante usar pastas e enxaguatórios bucais com flúor. Porém, só use produtos indicados por um dentista.
*Faça um acompanhamento preventivo com um dentista. Não tenha vergonha de tirar dúvidas sobre escovação e sobre que produtos usar.
*Não se deve tomar suplementos de flúor, pois o mineral presente na água já é suficiente para o organismo.
*Por fim, o governo também precisa fazer sua parte, fiscalizando a quantidade de flúor presente na água encanada. “Divulgar a questão da fluorose é importante para chamar a atenção das autoridades e conscientizar a população”, afirma o Dr. MaurÃcio Donner Jorge.
2006-09-19 09:33:33
·
answer #7
·
answered by Paulo 7
·
0⤊
0⤋
As pastas abrasivas, geralmente as infantis, tem a capacidade de retirar o esmalte dos dentes quando usadas de formar crônica. Assim São desvencilháveis para uso de rotina. Assim para o seu filho de quatro anos utilize pastas mais simples como sorriso ou colgate são baratas e eficazes.
2006-09-19 09:32:58
·
answer #8
·
answered by F/N 4 4
·
0⤊
0⤋