http://www.apifarma.pt/uploads/5-MYOS.pdf#search=%22fibromialgia%22
http://www.myos.pt/ esta ultima é uma associação de doentes portadores de fibromialgia
boa sorte
2006-09-21 23:52:22
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Bainha de mielina dos musculos estão com problemas provocando dores ou não(crônicas ou agudas).
2006-09-20 16:07:52
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
FIBROMIALGIA
Caracteriza-se por dor muscular e tendinosa difusa crônica em pontos dolorosos de localização anatômica específica.
ARTRITE REUMATÓIDE
É uma doença crônica de causa desconhecida. A característica principal é a inflamação articular persistente mas há casos em que outros órgãos são comprometidos.
2006-09-19 20:07:16
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Ambas são doenças auto imunes.
Estudos mais recentes estão relacionando Fibromialgia como doença do sono... A privação de sono, noites mal dormidas dando origem e progressão da doença. E também sabe-se que há um defcit de serotonina nas pessoas acometidas por esta doença...
A diferença mais básica entre as duas é que a Artrite acomete principalmente as articulações, as juntas sabe?! Fica inchada, vermelha, dolorida, com dificuldade de moviemento e barulhos (creptações). A fibromialgia é dor pelo corpo todo... Além de outros sintomas associados como dores de cabeça e depressão.
Fibro- mi - algia
algia é dor...
Mi vem de "mio" que é músculo
fibro é o tecido fibroso (as fáscias, capas que envolvem os músculos)
2006-09-19 19:06:59
·
answer #4
·
answered by Leticia 6
·
0⤊
0⤋
FIBROMIALGIA
O que é?
Fibromialgia caracteriza-se por dor muscular e tendinosa difusa crônica em pontos dolorosos de localização anatômica específica.
Quais os principais sintomas?
Os sintomas são dor generalizada ("dói tudo") e um ou mais dos seguintes:
fadiga
sono superficial e não reparador (desperta mais cansado do que quando deitou à noite)
depressão psíquica
ansiedade
dor de cabeça (pode ser enxaqueca)
dormência de mãos e pés
dor abdominal com períodos de prisão de ventre intercalados com diarréia
Em nenhum momento haverá inflamação ou deformidade nas articulações e os movimentos não estão limitados.
Caracteristicamente, os portadores de fibromialgia têm os sintomas por anos sem modificações importantes. Os problemas são dor e fadiga.
Como se desenvolve?
A causa e os mecanismos que provocam fibromialgia não estão perfeitamente esclarecidos. Não há nenhuma evidência concreta de que possa ser transmitida nem se verifica maior prevalência em familiares.
Diminuição de serotonina e outros neurotransmissores provocam maior sensibilidade aos estímulos dolorosos e podem estar implicados na diminuição do fluxo de sangue que ocorre nos músculos e tecidos superficiais encontrados na fibromialgia.
Qual a melhor forma de tratamento?
No tratamento, devem ser usados analgésicos; não parece haver vantagem no uso de anti-inflamatórios ou cortisona em caráter permanente.
São drogas obrigatórias os antidepressivos tricíclicos (principalmente amitriptilina e ciclobenzaprina)que agem sobre a serotonina no cérebro e têm efeito analgésico no sistema nervoso central.
Condicionamento muscular orientado por conhecedores da doença e seu entendimento pelos pacientes são indispensáveis. Pacientes com manifestações psiquiátricas mais intensas devem ter atendimento especializado.
ARTRITE REUMATÓIDE
O que é?
Artrite reumatóide (AR) é uma doença crônica de causa desconhecida. A característica principal é a inflamação articular persistente mas há casos em que outros órgãos são comprometidos.
Maiores informações podem ser obtidas no site: /www.abcdasaude.com.br
Qual é a freqüência:
É doença comum e a prevalência pode chegar a 1,5% da população em algumas regiões. É mais freqüente em mulheres e costuma iniciar-se entre 30 e 50 anos de idade, mas compromete também homens e crianças. Para que se desenvolva a doença são necessárias algumas combinações de defeitos genéticos e a presença de um ou mais estímulos externos, o que faz com que a incidência em familiares de pacientes com Artrite Reumatóide (AR) não seja grande.
Como se desenvolve?
Existe uma predisposição genética e alguns genes foram identificados. Não se conhece a causa da Artrite Reumatóide (AR) e pensa-se que haja vários estímulos diferentes, quando em contato com indivíduos que têm defeitos de origem genética no sistema imune, desencadeiem resposta inflamatória. A persistência dos estímulos ou a incapacidade do sistema imune em controlar a inflamação levam à cronicidade da doença. A membrana sinovial prolifera e libera enzimas produzidas por células localmente. Tanto a invasão da membrana sinovial como a ação das enzimas provocam destruição das estruturas articulares (cartilagem e ossos vizinhos) e juxta-articulares (tendões e ligamentos).
O que se sente?
A forma mais freqüente de início da doença é artrite simétrica (por exemplo: os dois punhos, os dedos das duas mãos) e aditiva (as primeiras articulações comprometidas permanecem e outras vão se somando). Costuma ser de instalação lenta e pouco agressiva, localizando-se inicialmente nas pequenas articulações das mãos.
Existem formas agudas e rapidamente limitantes. Com menor freqüência, começa em grandes articulações ou de modo assimétrico. Pode permanecer assim ou evoluir para poliartrite simétrica clássica. Todas as articulações periféricas podem ser envolvidas e os danos à coluna cervical podem ser muito graves. Somente em AR muito agressiva haverá artrite nas articulações interfalangianas distais dos dedos e será de instalação tardia. Artrite temporomandibular é comum.
Uma característica da Artrite Reumatóide (AR) é a rigidez matinal. Após uma noite de sono, os pacientes amanhecem com importante dificuldade em movimentar as articulações, a qual permanece por mais de 1 hora. Nos casos mais graves a rigidez matinal alivia somente parcialmente, permanecendo dor e limitação de movimentos permanentemente. Alguns pacientes queixam-se de mal-estar, fadiga e dor muscular que podem acompanhar ou anteceder a artrite. Rigidez matinal e fadiga no final da tarde são usados para avaliar atividade da doença.
As alterações destrutivas articulares são variáveis em um mesmo enfermo e entre a população com Artrite Reumatóide (AR). Há casos bastante benignos e com alterações discretas ou ausentes e outros em que as deformidades instalam-se progressivamente e tornam-se extremamente graves mesmo com tratamento adequado.
Alguns pacientes com Artrite Reumatóide (AR) típica contam que durante meses ou anos tiveram surtos passageiros de artrite em várias ou poucas articulações, antes da doença tornar-se crônica.
O curso clínico mais comum é caracterizado por alívio parcial da atividade inflamatória. Menos vezes, há inatividade por períodos variáveis de meses ou anos. Nos casos mais graves a doença evolue progressivamente levando, com o passar do tempo, a grave incapacidade articular.
2006-09-19 09:31:10
·
answer #5
·
answered by kao kabeci ilê 7
·
0⤊
0⤋
Fibromialgia é o TERROR DOS TERRORES. Falo por conhecimento de causa. É uma doença crônica, que provoca dores no corpo todo, sono de má qualidade, retenção hídrica (urina), depressão, queda de rendimento em atividades intelectuais, desinteresse por tarefas cotidianas e repititivas, e um milhão de outros sintomas. Entre num site de procura e leia tudo a respeito. Eu tenho já um apostila montada, porque trata-se de uma doença descoberta há pouco tempo e sempre há novidades a respeito. Mas te digo: Afeta tudo e acaba com a qualidade de vida.
2006-09-19 09:21:36
·
answer #6
·
answered by marppelli 5
·
0⤊
0⤋