Na passagem bíblica do Monte Tabor, em que Jesus conversa com Moisés e com Elias, sigamos o pensamento de vocês: Moisés morreu sem pisar a Terra Prometida e Elias não morreu, foi arrebatado em vida, certo? Então um vivo e um espírito conversaram com Jesus, certo? Se a Bíblia condena a comunicação com os mortos, então Jesus e também Elias descumpriram a lei, praticaram, segundo vocês, feitiçaria, certo? Afinal Jesus e Elias conversaram com Moisés. E se Elias também estava morto, era espírito como Moisés e Jesus praticou feitiçaria sozinho. Ou Jesus descumpriu a "Palavra de Deus" ou então não descumpriu e mostrou sim que a comunicação com os mortos é uma realidade possível, desde que conduzida com bom senso e sem espírito de curiosidade. Houve alguma dessas duas hipóteses ou é a interpretação de vocês que está errada?
Por favor, respondam sem citar a proibição que está em deuterônomio,que eu já conheço. Estou falando da passagem do monte Tabor com Jesus, ok?
Agradeço.
2006-09-18
16:45:41
·
23 respostas
·
perguntado por
anlumursan
1
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
Cinthya, se não sabe a resposta, diga que não sabe, é mais honesto. E qual parte de "respondam sem citar a proibição que está em deuterônomio,que eu já conheço" você não entendeu?
2006-09-18
17:10:09 ·
update #1
Paulo O, eu fiz a pergunta usando os termos que eles usam, apenas isso. Eu sei que poderia usar espíritos desencarnados, pois também sou espírita.
2006-09-18
17:12:55 ·
update #2
Camus, tem certeza que não é evangélico? Se não é, poderia ser.
2006-09-18
17:17:03 ·
update #3
Ah, Camus..."Palavra de Deus" não volta atrás e é uma só...ou vale pra todos ou não vale pra ninguém. Questão de justiça, amigo. Ou Deus usa de dois pesos e duas medidas? Claro que não!
2006-09-18
17:22:26 ·
update #4
Vou pesquisar na Bíblia e depois eu te digo.
2006-09-18 17:08:19
·
answer #1
·
answered by Barbarasuzy 1
·
4⤊
1⤋
Oi, anlumursa.Se vc acreditar como eu acredito que Jesus é o Filho de Deus. logicamente que Jesus não iria quebrar os mandamentos de Deus.Mas pense comigo:Nos dez mandamentos nada é dito que nós vivos não possamos ter comunicação com os mortos, certo?Então, como vc disse Jesus não agiu contra os dez mandamentos.Mas vc e eu sabemos que os dez mandamentos não tratam de todos os por menores de nossas vidas.Lá não está escrito que devamos dormir cedo, que beber e fumas faz mal ao corpo, que colar na provas de escola é errado, que correr de carro é perigoso e assi por diante.Mas tanto Jesus como Deus e como Espírito Santo, junto tinham um propósito.E eu acredito num Deus coerente que não se contradiz.E se permitiu que seu servo em especial fosse arrebatado e que seu servo já morto aparecesse em espírito foi porque em determinada ocasião Ele tinha uma objetivo para isto, como o foi com a ressurreição de Cristo, muito embora Cristo ter ressucitado e nao aparecido como espirito.Em nenhum lugar na Bíblia li concordancia divina para o relacionamento com mortos.Só advertência quanto ao perigo de se acreditar que tais espíritos sejam realmente os espítiros de nossos entes queridos.Eu nao creio.E nós não podemos fundamentar um filosofia de vida apenas em um passagem da Bíblia.Devemos considerar a Bíblia como um todo.E se houver, em primeiroa análise versos contraditórios, devo estudar a fundo, analisar o contexto bíblico, ver a história bíblica, ver os costumes da época e assim por diante.A que estava se referindo o capítulo 9?Que alguns dos filhos de Deus não provaram a morte.Hoje nós poderíamos afirmar que tais espíritos que vc espítiras testificam não provaram da morte?Em momento algum Pedro, Tiago ou João realizam contato com Elias e Moisés.Se fosse assim vcs espíritas não poderiam ter contato com os mortos só Deus ou Jesus.No verso 5 do capítulo 9 Pedro faz o convite apenas para Jesus.Pedro vê mas não dirige a palavra e nem mesmo Elias ou Moisés dirigem a palavra para os discípulos apenas para Jesus.E por que será que Jesus pediu que os discípulos não contassem o que viram?Se fosse assim vcs espíritas nãp poderiam contar o que vêem nos encontros.Enfim, indaguei tais pensamentos para tentar mostrar que não podemos doutrinar usando apenas versos da Bíblia.Devemos estudar toda a Bíblia e seu contexto.Para mim a maior lição que Deus e Cristo deixaram com esta passagem é que existe vida eterna e se Deus disse que Elias e Moises estavam com Ele nas alturas Ele quis provar isso para os discípulos incrédulos como também preparar o espírito deles para a tão próxima ressurreiçao de Jesus.Um abraço.:)~
2006-09-19 09:38:00
·
answer #2
·
answered by Simone:) 3
·
3⤊
0⤋
Colega, posso tentar te dar um conselho?
Não use a bíblia pra entender certas coisas, ou vc vai acabar tendo escravos e apedrejando adúlteras...
a bíblia é um mistério, não pq é divina, mas pq passou pela tradução e manipulação de tanta gente, q ninguém conhece a bíblia original... ela é conveniente pra algumas doutrinas que tiveram origem na católica...
constantino, concílio de nicéia, concílio de trento e por aí vai...
historicamente, não acho a bíblia um livro válido para discussões. é um livro religioso. os que acreditam nele o defenderão até o fim e vc nunca vai conseguir arrancar a resposta verdadeira de ninguém...
Sinceramente, realmente acredito que JC existiu. mas o JC homem. E deve ter sido um grande líder, alguém bem influente e articulado. Mas n acho que ele tenha conversado com morto nenhum. só se ele fosse médium. mas ele era judeu. será q podia se declarar médium? existem médiuns judeus?
Essa passagem (como tantas outras) pode ter sido licença poética de um dos autores da bíblia.
2006-09-19 07:54:15
·
answer #3
·
answered by nikapinika 3
·
3⤊
0⤋
Olha, não me lembro direito desta passagem bíblica, porém concordo com o CAMUS apesar de não ter tc com ele.
Se Cristo teve o poder de ressuscitar mortos, de andar sobre as águas, de fazer deficientes auditivos, visuais e físicos voltarem a suas atividades normais, ... entre outros milagres que Ele fez; porque seria impossível pra ele conversar com Elias e Moisés? o que há demais nisso?
Independente do segmento religioso, há provas (até mesmo científica) de que Jesus existiu e que de alguma forma - que alguns cientistas ainda não conseguiram explicar - as pessoas que se aproximavam dele melhoravam de condições.
Neste contexto, considero que pra DEUS nada é impossível; e eu não preciso agredir ninguém pra dizer isso, apesar de não entender direito, no momento, o que Ele pretende fazer com a minha vida!
Como dizia alguém(que não me recordo o nome): "existem mais mistérios entre o céu e a terra do que a nossa vã filosofia pode compreender"!
Qual de nós, humanos que somos, podemos desvendar os propósitos de DEUS, ou fazer uma coisa mais simples: descobrir onde e quando estaremos com aquelas pessoas que amamos de verdade????????????????????????
Tem coisas que realmente não tem explicação; mas mesmo assim, gostei muito da pergunta e vou reler o trecho para te responder melhor!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
2006-09-19 00:56:29
·
answer #4
·
answered by joice 2
·
3⤊
0⤋
vou procurar saber e depois mando resposta pois também ñ sei,fique tranquilo ñ agredimos ninguém temos JESUS
2006-09-19 00:02:46
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
4⤊
1⤋
anlurm, anlusm, ah! Eita apelidinho!
Sou espírita.
Acredito que muitos evangélicos responderam essa pergunta.
Mas faltou a panelinha intolerante e extremamente ofensiva.
Os bons, sempre de boa vontade são educados, e os maus, estupidos ( isso em qualquer religião ), e tens exemplos de sobra ja em respostas aqui.
Simplesmente, existem perguntas que os "maus" ( leia fanaticos ) fogem de responder, como dito popularmente, "o diabo foge da cruz", e so entram para responder quando tem uma oportunidade de atacár uma religião ou doutrina diferente da deles.
E gostei da resposta da Sapeca!
2006-09-19 20:51:09
·
answer #6
·
answered by Hokus Phokus 7
·
1⤊
0⤋
Cynthia,
O nosso colega está, justamente, estudando a Bíblia. Discussão faz parte do estudo.
Caro colega (peço desculpas por ter esquecido seu nome), eu sou católica e, como católica, acredito em Deus como sendo o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
Também acredito que o Espírito Santo pode se manifestar de várias formas. Uma delas foi a concepção de Jesus Cristo.
Então, por que não se manifestar na forma dos espíritos em questão? Acho que essa é uma interpretação plausível.
Em todo caso, você me fez pensar. Assim que tiver uma oportunidade de conversar com um padre, perguntarei a respeito, pois a interpretação que dei acima é puramente pessoal, não tenho certeza de que seja a interpretação canônica da Igreja Católica.
Abraços, e tenha um ótimo dia. Que a Paz de Nosso Senhor esteja com você.
2006-09-19 07:56:52
·
answer #7
·
answered by Verbena 6
·
2⤊
1⤋
Não sou evangélico e só a título de enaltecer ou ratificar a sua pergunta estou fazendo uma colocação rápida: Nós espíritas não conversamos com os mortos e sim com os espíritos desencarnados. Quem morre é a carne, o corpo físico ficando o espirito.
2006-09-19 00:10:07
·
answer #8
·
answered by pauloonca 2
·
3⤊
2⤋
Não sou protestante, mas me considero evangélico.
Não vou responder dentro do campo teologico porque não sou exclarecido a este ponto, mas a impressão que tenho é que voces se referem a Jesus como um homem qualquer. Quando os romanos foram com Judas para prender Jesus e Pedro cortou a orelha do soldado ( Jesus pegou com a mão e colou novamente e repreendeu Pedro severamente) , Jesus tinha o poder de chamar uma legião de anjos para que não sobrassem poeira de romano. Mas este não era o PROPOSITO DE DEUS.
2006-09-19 00:08:20
·
answer #9
·
answered by enko 4
·
3⤊
2⤋
huahuhauhauha, ensina pra eles!
2006-09-19 06:00:01
·
answer #10
·
answered by iluminado 3
·
2⤊
2⤋