English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

grupos cristãos Martinho Lutero se inpirou para formar a sua igreja?

2006-09-18 15:07:58 · 21 respostas · perguntado por Servo 4 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

21 respostas

SIM !!!!

É VERDADE....

A DOUTRINA PRIMITIVA DA IGREJA CATÓLICA ERA MAIS PRÓXIMA SIM DAS DOUTRINAS DOS ATUAIS EVANGÉLICOS !!!!

A IGREJA SE DISTANCIOU DA BIBLIA DEVIDO AS INCLUSOES DAS DOUTRINAS DOS LIVROS APOCRIFOS E DAS SAUS TRADIÇÕES...

INVENTARAM O CELIBATO, O VOTO DE POBREZA, PAPA, CARDEAIS, INVENTARAM CONFICIONARIO.... ADORAÇÃO/DEVOÇÃOA SANTOS E SANTAS..... INVENTARAM UMA PORÇÃO DE COISAS QUE FIZERAM DELA UMA OUTRA COISA QUE NÃO TEM NADA A VER COM JESUS !!!

UM ABRAÇO !!!

.

2006-09-18 16:06:50 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 1

SIM A IGREJA CATÓLICA NO ÍNICIO ERA VERDADEIRAMENTE A IGREJA DOS CATÓLICOS PORÉM COM O DECORRER DOS TEMPOS ELES COMEÇARAM A DESVIAR-SE DA PALAVRA DE DEUS POR DESEJOS DE RIQUEZA E POLÍTICOS, PREFERIRAM APEGAR-SE A TRADIÇÃO DO QUE A PALAVRA DO SENHOR QUE REJEITARAM....

A IGREJA CATÓLICA ORTODOXA PERMANECEU, ATÉ HOJE É MUITO ÍNTETRA NÃO VENERAM IMAGENS, RECONHECEM QUE MARIA NASCEU EM PECADO E MUITAS OUTRAS COISAS QUE HOJE TODOS OS PROTESTANTES SABEM....

VEJA COMO FOI DEVAGAR OS DESLIZES DA IGREJA CATÓLICA ATÉ SE APOSTATAR DE VEZ:
Evolução do desvio feito pelo catolicismo nos evangelhos

- Ano 304 d.C. - Os Bispos [de Roma] se auto intitulam e passam a ser chamados de papa.

- Ano 310 d.C. - Inicia-se na Igreja Católica a reza pelos mortos.

- Ano 320 d.C. - As Igrejas Católicas, começam a utilizar velas.

- Ano 325 d.C. - Constantino, inaugura e celebra o 1º concílio papal.

- Ano 381 d.C. - A Igreja Cristã , passa a se denominar "Católica" que significa "Universal".

- Ano 394 d.C. - O culto cristão é abolido e passam a rezar as missas.

- Ano 416 d.C. - Começam a batizar as crianças recém nascidas.

- Ano 431 d.C. - Passam a cultuar Maria, mãe de Jesus.

- Ano 503 d.C. - Começam a divulgar a existência do purgatório.

- Ano 787 d.C. - Começam com o culto às imagens.

- Ano 830 d.C. - A Igreja Católica passa a usar ramos e água benta.

- Ano 869 d.C. - Devido as alterações iniciadas em 304 d.C., a Igreja Católica deixou de ser legítima e dividiu o Cristianismo. A Igreja Ortodoxa, separou-se de Roma recusando a submissão ao Papa e dizendo que a infalibilidade papal (Nota. Infalível, ou seja o papa é dotado do poder de não errar nas questões pertinentes à fé e aos costumes de Deus quando pretende conferir uma decisão universal), é a blasfêmia que coroou o Papado.

- Ano 933 d.C. - Instituíram a canonização dos "santos".

- Ano 1184 d.C. - Iniciou-se a inquisição.

- Ano 1190 d.C. - Instituiu-se a venda de indulgência, ou seja pagar pelo pecado; "venda da salvação"
.
- Ano 1200 d.C. - A hóstia passou a substituir a ceia.

- Ano 1215 d.C. - Decretaram a transubstanciação, ou seja presença real de Cristo na eucaristia pela mudança na substancia do pão e do vinho, na do corpo e sangue de Jesus.

- Ano 1517 d.C. - O Monge Martinho Lutero encontrou a Bíblia ( a qual não era permitida ler por quem não fosse bispo ou papa ), inspirou-se em Paulo - Romanos 1.17 "O justo viverá pela fé." Raciocinou que a salvação nos é dada por Cristo e não pelos ritos, sacramentos e penitências receitadas pelo catolicismo.

- Ano 1529 d.C. - Clemente VII, tentou impedir na Alemanha que o Evangelho fosse pregado, intitulando-os de "Protestantes". Os Cristãos não católicos, fizeram um protesto contra essa pretensão do Papa e por isso receberam este nome, aplicado hoje a parte dos Evangélicos (Luteranos, Presbiterianos, Wesleyanos)

- Ano 1546 d.C. - A Igreja Católica inclui os "livros apócrifos" (Baruc,Macabeus,Tobias,Judite,Sabedoria) na Bíblia, livros sem validade, cuja autenticidade não se provou, livros de assuntos sagrados os quais para a Igreja Católica, são frutos de inspiração somente daqueles que têm o poder de falar com Deus (O Papa Segundo os Católicos).

- Ano 1854 d.C. - Criou-se o dogma da Imaculada Conceição.

- Ano 1870 d.C. - Reforçou-se a infalibilidade papal, ou seja o Papa é infalível perante a interpretação de Deus.

- Ano 1950 d.C. - Decretou-se a "Assunção de Maria".

2006-09-25 12:04:38 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

Concordo com MARTIM...tah bem explicado não precisa de dizer muito...

O batismo da igreja católica era em Nome do Senhor Jesus Cristo..isso mudou 325 d.C.

2006-09-26 21:29:12 · answer #3 · answered by Águiazinha 3 · 0 0

A igreja católica não surgiu ela era a verdadeira igreja primitiva,
então quando o imperador romano Constantino se infiltrou dentro da igreja, a igreja romana passou a ter uma postura diferente da que a igreja primitiva tinha, pois ele colocou o governo do império dentro da igreja ai então começarão a surgir aqueles que lutavam contra os abusos que a igreja romana cometia então começarão a aparecer os primeiros protestantes que só conseguiram ter forças na Alemanha quando Lutero afixou na porta da catedral que ele ministrava, mas não foi num ato de rebeldia ou rebelião mas Lutero queria que o Papa se arrependesse dos atos que estavam destruindo a igreja primitiva

2006-09-24 12:48:23 · answer #4 · answered by SAM 2 · 0 0

Nos idos da Reforma Protestante, muitos cristãos sinceros e verdadeiros permeavam aquela Babilônia, aquela Babel religiosa de então. Pedro Valdo, Zuinglio, João Huss, antecederam Lutero mas não tiveram êxito, foram martirizados. Existiam, fora do clero romano de então, alguns cristãos como os Anabatistas, os Valdenses, os Moravios que não se dobravam ao clero e viviam na clandestinidade. Foram nesses grupos que houve inspiração para se divorciarem do romanismo. Mas a Reforma eclodiu mesmo com Martinho Lutero em 1517, na Alemanha. A doutrina católica nunca foi igual a dos protestantes,. Quando Constantino subiu ao poder a Igreja se desviou de sua rota de santidade. Existe um excelente compêndio de História da Igreja: UMA HISTÓRIA ILUSTRADA DA IGREJA de Justo L. Gonzalez e que vai ajudá-lo bastante. E isso ai meu irmão! O conhecimento desse assunto não pode ser negligênciado. Muitas vozes ecoam aqui nesse espaço, mas conhecimento que é bom, neca dipitibiriba! Graça e paz.

2006-09-23 17:41:50 · answer #5 · answered by jvcrdb 7 · 0 0

Sim.Leia o livro "O Grande Conflito" de Ellen G. White.

2006-09-19 11:27:37 · answer #6 · answered by Simone:) 3 · 0 0

Lutero ficou indignado quando viu Roma cobrando para ver objetos santos e escalar uma escada em Roma (nem lembro o nome), que tiraria um parente do purgatório.

Ele foi o primeiro a traduzir o novo testamento trazendo os ensinamentos de Jesus aos homens (tirando dos cléricos), isso era perigoso para a igreja, pois Jesus derrubou diversas leis proféticas. A igreja fez os concílios reformando a igreja e dando interpretação do novo testamento à sua necessidade (como onde declara ser Pedro o primeiro papa).

A ironia do destino, ficou por conta das pessoas que formaram igrejas protestantes, passaram a cobrar também pelo aluguel de um cantinho do céu, também embasados em interpretações de certos trechos bíblicos.

Talvez Lutero hoje entenderia que o problema não está no nome da religião e sim nos homens, qualquer que seja a religião, sempre vão existir os aproveitadores.

Historiadores dizem que a necessidade de uma nova religião surgiu do regime capitalista que se formava, o catolicismo abominava o lucro (dos outros) pregando que você deveria ser pobre para conseguir ir para o céu, entregando o seu dinheiro a igreja. Lutero surgiu com uma concepção de merecimento, se Deus te deu oportunidade de lucrar financeiramente, foi porquê você mereceu. Reis que tinham desafeto com os cléricos, passaram logo a agradar-se com Lutero, surgindo aí uma nova religião. As discidências entre as interpretações bíblicas, que ficaram abertas para todos, fez com que se proliferasse as diversas religiões que temos hoje.

2006-09-19 09:23:14 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

Na verdade esse nome" católica " foi criado pelos romanos, quando a igreja primitiva se corrompeu e começou a aceitar os ídolos das antigas religiões politeístas. A bíblia relata que todas as igrejas fundadas pelos apostolos eram identicas nas doutrinas e nos ensinamentos, leia o livro de apocalipse e verá que é feita alusão as sete igrejas da Asia fundadas por Paulo, mas não é feita nenhuma menção a igreja de Roma, mas sim, fala da grande prostituta que deitou com os reis da terra e se embriagou com o sangue dos santos, e quem será essa prostituta que se corrompeu com os reis da terra ???

2006-09-19 08:15:41 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Martinho Lutero rebelou-se contra a venda das indulgencias, o equiuvalente a teologia da prosperidade nos dias de hoje.
A igreja católica é isto ai, é odiada mesmo porque ela vái a luta e converte pessoas, ai aparece alguem e diz-se pastor e cobra os dizimos cevando-se no cristianismo católico.
Vai fazer missào na indonésia,

2006-09-18 23:25:11 · answer #9 · answered by Kyrie eleison - Christe eleison 6 · 0 0

Realmente a pergunta seria de quais.

A história da igreja católica, ou melhor da igreja pode ser contada em várias igrejas existentes hoje.

1º A Igreja Apostólica - ou a igreja perseguida - representa os três primeiros séculos da igreja cristã, perseguida pelo imperio romano (por roma) - a igreja estava firmada na doutrina dos Apóstolos, foi esta igreja que Lutero quis resgatar - (obs. só a partir doIII século é que a igreja começa a ser chamada de católica (universal) indicando a união de todos os cristãos de todos os tempos - podemos dizer que estas são as igrejas que ainda permanecem fiéis à Bíblia em tudo quanto ela diz.


2º A Igreja Política - à partir do ano 312 o imperador Constantino Promulga o ´"Êdito de Tolerância", mais tarde o mesmo imperador se proclamará cristão, começando a privilegia esta religião, Os bens tomados dos líderes cristãos são devolvidos, e alguns passam a ocupar altos cargos no império - Podemos dizer que estas são as igrejas que se associam ao poder político, recebendo dele privilégios (sem citar nomes)

3º A Igreja Papal - À partir do quinto século começa uma campanha pela centralização do poder na igreja em especial por parte do bispo de Roma, um dos cinco maiores líderes da igreja de então; Leão I (440-461) foi o que mais se esforçou por esta centralização, considerado por muitos como o primeiro Papa, com o discurso da chamada "Pretenção Petrina".

Estas são as igrejas que centralizam seu poder em certos homens, que se tornam para muitos os detentores da revelação de Deus.


4º A Igreja Guerreira - Após a expansão do Islamismo a igreja outrora pacífica, começa a lançar mão das armas para lutar pela Fé

Estas são as igrejas que vivem brigando entre si.


5º A Igreja Dividida - com o fortalecimento do bispo de Roma (Ocidente) as igrejas do Oriente resolvem se separar, (1054).

Estas são as igrejas que se dividem .

6º Igreja mercenária - Com o domínio dos líderes religiosos sob o povo e a detenção do conhecimento das Escrituras (Bíblia) apenas por eles, começa a haver uma manipulação das verdades divinas, o perdão começa a ser vendido (As famosas indulgências) o comercio na igreja se torna intenso, venda de pedaços da Cruz de Cristo, Imagens, peças dos apóstolos, tudo era vendido para arrecadar fundos, ora para obras da igreja, ora por interesses particulares.

Esta é a igreja que hoje vende milagres, perdão.


Por isto a reforma.


Acho que estamos precisando de uma nova reforma.

2006-09-18 23:16:26 · answer #10 · answered by rohi 7 · 0 0

O que acontece é que os reformistas acreditavam que as autoridades da Igreja tinham distorcido com seus dogmas, ao longo dos séculos, a mensagem de Deus e da salvação por meio de Jesus Cristo. Eles acreditavam que era preciso retornar à simplicidade do Evangelho. Eles tinham como slogan frases em Latim conhecidas como os cinco solas:

-Solus Christus: Apenas Cristo
Os Protestantes consideravam o dogma a respeito do Papa como representante de Cristo como chefe da Igreja na Terra, o conceito de trabalhos meritórios e a idéia católica de tesouraria de méritos dos santos, uma negação ao fato de que Cristo é o único mediador entre Deus e os homens.

-Sola Scriptura: Apenas as Escrituras
Os Protestantes acreditavam que a Igreja Católica Romana obscurecia os ensinamentos da Bíblia, e diminuíam sua autoridade, por considerar a Tradição e a autoridade Papal como infalível, não importando se estivesse em conflito ou divergisse das doutrinas encontradas nas escrituras.

-Sola Fide: Apenas Fé
Os protestantes caracterizavam o conceito católico de trabalhos meritórios, de penitência e indulgência, missas para os mortos, tesouraria de méritos dos santos e mártires, clero que ouve confissões e purgatório, como confiar em outros meios de justificativa da fé, em adição à fé em Jesus e em seu trabalho na cruz.

-Sola Gratia - Apenas Graça
A visão católica dos meios de salvação era para os protestantes uma mistura de confiança na graça de Deus e confiança nos méritos das ações das pessoas, realizadas com amor. Os reformistas pregavam que a salvação era inteiramente fruto dos dons de Deus (ou seja, o ato de graça), dispensado pelo Espírito Santo de acordo apenas com o ato redentivo de Jesus Cristo. Conseqüentemente, eles argumentavam que um pecador não é aceito por Deus por conta da mudança que a graça divina causou no crente, e que o crente é aceito sem qualquer consideração sobre o mérito de seus atos.

-Soli deo gloria: Glória apenas a Deus
Essa era para resumir e sublinhar as outras.

Espero que isso te ajude.

2006-09-18 22:47:24 · answer #11 · answered by TB 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers