English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

10 - O Ateu

Conta-se que um farmacêutico se dizia ateu e vangloriava-se de seu ateísmo. Deus, com certeza, deveria ser uma quimera, uma dessas fantasias para enganar a pessoas incautas e menos letradas.
Talvez alguns mais desesperados que necessitassem de consolo e esperança.

Um dia, no quase crepúsculo, uma garotinha adentrou sua farmácia. Era loira, de tranças e trazia um semblante preocupado. Estendeu uma receita médica e pediu que a preparasse.

O farmacêutico, embora ateu, era homem sensível e emocionou-se ao verificar o sofrimento daquela pequena, que, enquanto ele se dispunha a preparar a fórmula, assim se expressava:
Prepare logo, moço, o médico disse que minha mãe precisa com urgência dessa medicação.

Com habilidade, pois era muito bom em seu ofício, o farmacêutico preparou a fórmula, recebeu o pagamento e entregou o embrulho para a menina, que saiu apressada, quase a correr.

Retornou o profissional para as suas prateleiras e preparou-se para recolocar nos seus lugares os vidros dos quais retirara os ingredientes para aviar a receita.

É quando se dá conta, estarrecido, que cometera um terrível engano. Em vez de usar uma certa substância medicamentosa, usara a dosagem de um violento veneno, capaz de causar a morte a qualquer pessoa.

As pernas bambearam. O coração bateu descompassado. Foi até a rua e olhou. Nem sinal da pequena. Onde procurá-la? O que fazer?
De repente, como se fosse tomado de uma força misteriosa, o farmacêutico se indaga:
E se Deus existir...?

Coloca a mão na fronte e em desespero clama:
- Deus, se existes, me perdoa. Faze com que aconteça alguma coisa, qualquer coisa para que ninguém beba daquela droga que preparei.
Salva-me, Deus, de cometer um assassinato involuntário.

Ainda se encontrava em oração, quando alguém aciona a campainha do balcão. Pálido, preocupado, ele vai atender.
Era a menina das tranças douradas, com os olhos cheios de lágrimas e uns cacos de vidro na mão.

- Moço, pode preparar de novo, por favor? Tropecei, cai e derrubei o vidro. Perdi todo o remédio. Pode fazer de novo, pode?

O farmacêutico se reanima. Prepara novamente a fórmula, com todo cuidado e a entrega, dizendo que não custa nada. Ainda formula votos de saúde para a mãe da garota.

Desse dia em diante, o farmacêutico reformulou suas idéias. Decidiu ler e estudar a respeito do que dizia não crer e brincava.
Porque embora a sua descrença, Deus que é Pai , atendeu a sua oração e lhe estendeu a Sua misericórdia.

2006-09-18 12:14:31 · 20 respostas · perguntado por meuamigoejesus 3 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

20 respostas

"O farmacêutico, embora ateu, era homem sensível e emocionou-se ao verificar o sofrimento daquela pequena"

O que mais me chamou a atenção nessa história, foi essa passagem. Pq "embora ateu"? Pq "embora"? ateu não pode ser sensível? Estaria eu lendo um texto preconceituoso? Os cristão deveriam ser os primeiros a seguir os ensinamentos de cristo, que não teve preconceito com ninguém que pensava diferente dele.
Preconceito dói muito, pois não tem fundamento lógico, e nada é capaz de explicar tal rejeição.

agora, quanto ao texto, é bonito. "Embora" a menina seja desastrada. "embora" o farmacêutico tenha cometido um erro.

2006-09-19 01:51:32 · answer #1 · answered by nikapinika 3 · 0 0

bla bla bla bla
um abraço

2006-09-18 19:19:28 · answer #2 · answered by Anonymous · 4 1

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, PORQUE ELE NÃO FEZ ISSO TB NO 11 DE SETEMBRO, NO TSUNAMI, NAS GUERRAS, ETC? PQ? SE LIGA...

2006-09-18 19:21:52 · answer #3 · answered by ATECUBANOS 4 · 2 0

São tantas as histórias!... Tem também a da Carochinha... de João e Maria... Da Cinderela... Você conhece? Branca de Neve!...

2006-09-18 22:00:21 · answer #4 · answered by Anonymous · 1 0

Tenho uma historinha para você, também:

A bíblia é só um livro, escrito por um bando de gente intolerante e preconceituosa.

Tenha um bom dia ! ;-)

P.S.: Seu deus não existe.

.

2006-09-18 21:53:46 · answer #5 · answered by Júlio César 4 · 1 0

Se o farmaceutico tivesse rezado pro Saci Pererê, essa história provaria a existência do Saci?? Eu acho que não.
Se o farmaceutico tivesse rezado pro Coelinho da Páscoa, essa história provaria a existência do Coelinho?? Eu acho que não.
Se o farmaceutico tivesse rezado pro Diabo, essa história provaria a existência do Diabo?? Eu acho que não.
Essa história, além de fictícia não prova absolutamente nada ou vc pode provar que a menina não teria caído caso ele não tivesse rezado???
Pra terminar, o farmacêutico em questão nunca foi ateu. Se fosse, teria corrido atrás da menina ao invés de rezar pro boto-cor-de-rosa.

2006-09-18 21:22:14 · answer #6 · answered by Robson L 5 · 1 0

Uma bela história.

É tudo que é... uma simples evidencia anedotal.

Na bíblia, e em livros religiosos... histórias como essa são usadas para doutrinar pessoas... para sugestionar.. e para propagar a fé.

Contos de fadas é uma coisa bem peculiar na propagação da fé.

abraço.

2006-09-18 19:21:07 · answer #7 · answered by ^o) Tom 5 · 2 1

Uma hora antes de entrar a menina em sua farmácia, o mesmo farmacêutico tinha discutido com uma outra pessoa sobre a sua falta de crença. Quando o seu interlocutor lhe disse: como vou conseguir provar ao senhor que Deus existe, se o senhor não tem fé? Por acaso o senhor é ateu?
Ao que o farmacêutico respondeu: Sou ATEU, graças a Deus.

2006-09-18 20:17:06 · answer #8 · answered by Tio SAM 4 · 0 0

É, infelizmente, existem pessoas que não compreendem que outras podem ter o direito de escolher a religião que mais lhes agrada. Querem ser maiores que Jesus, que, em momento algum, quis converter ou convencer a quem quer que seja. Não condicionou a “salvação” a nenhuma corrente religiosa, quem sabe se foi, por isso, que previu a existência dos falsos profetas, iguais aos que encontramos em pleno Século XXI?

2006-09-18 19:45:31 · answer #9 · answered by ALFREDO D 5 · 0 0

Sei como eh isso teve um senhor chamado MOISES que levantou sua bengala pediu a DEUS e ele abriu o mar depois que todos os JUDEUS atravessaram o mar voltou ao lugar MATANDO todos os egpicios que seguiam eles...DEUS bom por salvar JUDEUS ou MAU por ter matado os egpicios?..DEUS bom por ter feito a menina derrubar o remedio ou MAU por ter feito o tal experiente farmaceutico errar na receita.

2006-09-18 19:32:47 · answer #10 · answered by thuthukinho_43 6 · 1 1

fedest.com, questions and answers