Psoríase
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Psoríase num braçoA psoríase é uma doença de pele incurável e não contagiosa, nem por tranfusão sanguínea, sendo hereditariamente transmissível pelos genes do psoriático. A palavra psoríase vem do grego e significa erupção sarnenta. É uma doença crônica, hiperproliferativa da pele, de etiologia desconhecida, mostrando uma grande variedade na severidade e na distribuição das lesões cutâneas. Na maioria dos casos, apenas a pele é acometida, não sendo observado qualquer comprometimento de outros órgãos ou sistemas. Em pequenas percentagem e casos há artrite associada. Homens e mulheres são atingidos de igual forma, na faixa etária entre 20 e 40 anos, podendo, no entanto, surgir em qualquer fase da vida e com grande frenquência em pessoas da pele branca, sendo raras em negros, índios, asiáticos e não existe entre esquimós.
Como é uma doença que afecta a pele, órgão externo e visível, esta doença tem efeitos psicológicos não negligenciáveis. Com efeito, como a forma como cada indivíduo se vê a si mesmo está relacionada com a valorização pessoal numa sociedade que é, muitas vezes, mais sensível à aparência exterior que a outras características da personalidade, o melhor cuidado a ter com uma pessoa afectada por esta doença é dar-lhe apoio psicológico (ternura, carinho, afecto e atenção).
Muitas vezes a artrite psoriática (ou artrite psoriásica) é confundida com a gota, em função de existirem sintomas semelhantes, como articulações inflamadas e extremamente doloridas. Para que se faça um diagnóstico preciso é necessário procurar um bom reumatologista que faça um estudo do histórico de doenças que o indivíduo já teve, além de seus familiares, por ser uma doença hereditária. Às vezes é necessário fazer-se uma artroscopia. Pode-se tratar durante anos equivocadamente os sintomas da psoríase como se fossem manifestações de outras doenças. Por exemplo: dores lombares e rigidez matinal podem ser confundidas com problemas na coluna vertebral; deformações nas unhas podem ser confundidas com ataque de fungos; feridas e escamações no couro cabeludo, atrás das orelhas e nas sombracelhas podem ser confundidas com dermatite seborréica.
Manifesta-se com a inflamação nas células da pele, chamadas queratonócitos, provocando o aumento exagerado e sua produção, que vai se acumulando na superfície formando placas avermelhadas de escamação esbranquiçadas ou prateadas. Isso em meio a um processo inflamatório e imunológico local. O sistema de defesa local, formado pelo linfócitos T, é ativado como se a região cutânea tivesse sido agredida. Em consequência, liberam substâncias mediadoras da inflamação, chamadas citocinas que aceleram o ritmo de proliferação das células da pele.
Estas descobertas recentes são importantes para que drogas atuem somente no locais afetados, diminuindo os efeitos colaterais e aumentando a sua eficácia. Atualmente estão a ser testados mais de trinta medicamentos em todo o mundo.
Os lugares de predileção da psoríase são os joelhos e cotovelos, couro cabeludo e região lombossacra - todos locais frequentes de traumas (fénomeno de koebner).
Tipos de psoríase: psoríase em placas, psoríase invertida, psoríase em gotas, psoríase palmoplantar, psoríase pustulosa, psoríase eritrodemia e psoríase artropática.
O entendimento da psoríase é tão complexo que parece não uma doença, mas várias em uma só. Sendo assim imprevisível a sua evolução ou regressão.
Índice [esconder]
1 Cuidados a ter
2 Formas de tratamento
3 Casos históricos
4 Grupos de Suporte em Português
[editar]
Cuidados a ter
A exposição ao sol é benéfica.
Infecções por vírus podem desencadear a psoríase. No doente com infecção pelo HIV, a pele sofre alterações negativas.
Estresse psíquico, intenso ou constante, na grande maioria dos pacientes, pode desencadear ou agravar a evolução, mais no inverso, isto é, ajuda no controle ou desaparecimento.
Drogas em geral, como o tabaco, o álcool, drogas injetáveis, betabloqueadores, antimaláricos e alguns antiinflamatórios para as dores ou reumatismos, devem ser evitadas.
Evitar distúrbios hormonais, metabólicos, variações climáticas.
Vários tipos de alívios temporários estão disponíveis, e eles atuam com variados graus de sucesso. A psoríase não tem curso previsível, cada caso tem o seu próprio curso. A psoríase é para toda a vida. O paciente deve aprender a conviver adequadamente com a doença, controlando-a de forma a levar sua vida normalmente.
[editar]
Formas de tratamento
Terapêutica biológica (Raptiva, Enbrel, Remicade)
Sistêmicos - via oral, injeções (também chamados internos).
Tópicos - pomadas, banhos sobre a pele.
Fototerapias - luz ultravioleta.
Limpeza por peixes.
Tratamento combinados - tópicos + terapias + internos.
Psicoterapia.
Balneoterapia - banhos, barros, etc.
Climaterapia.
Acupuntura também ajuda no processo de cura desta, pois relaxa e alivia o estresse.
[editar]
Casos históricos
Rei Henrique IV de Inglaterra
[editar]
Grupos de Suporte em Português
Um problema partilhado é um problema minimizado. Encontre aqui ajuda: http://www.psoriase.org
2006-09-18 09:40:48
·
answer #1
·
answered by Gabi 5
·
0⤊
1⤋
PSORÍASE
O que é?
A psoríase é uma doença inflamatória da pele, benigna, crônica, relacionada à transmissão genética e que necessita de fatores desencadeantes para o seu aparecimento ou piora (principalmente no inverno). Afeta 1 a 2% da população mundial. Acomete igualmente homens e mulheres, embora o início seja mais precoce nas mulheres. Existem dois picos de idade de prevalência: antes dos 30 e após os 50 anos. E, em 15% dos casos, surge antes dos dez anos de idade.
2006-09-19 13:23:57
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Eu sei o que é: a cachorra lá de casa tem essa doença, ela late dia e noite sem parar. Só pode ser essa doença que faz os cachorros latirem sempre. Ainda não tem cura, infelizmente.
2006-09-19 11:43:04
·
answer #3
·
answered by El Elias Bsb 2
·
0⤊
1⤋
PSORÍASE.
Tá td aqui ohh...é só olhar agora!
http://www.psoriaseonline.com.br/pc/dermatologia/psoriase/web/sobre_psoriase/default.asp
2006-09-19 03:42:24
·
answer #4
·
answered by Nani 4
·
0⤊
1⤋
Para a psoríase existe um tratamento alternativo, divulgado pela Madre Tereza de Calcutá, utilizando o Kefir, tembém conhecido como "Tibicos". Procure no endereço abaixo que você vai ficar admirado. Muito boa sorte!
http://paginas.terra.com.br/saude/kefir/index.htm
2006-09-18 15:12:52
·
answer #5
·
answered by Responselho 2
·
0⤊
1⤋
Olá!!!
A psoríase é uma doença que causa o aparecimento de lesões vermelhas e descamativas. Geralmente são arredondadas ou ovais, às vezes são elevadas. As escamas são secas, esbranquiçadas, podendo variar desde pequenas e finas até espessas e grandes. Elas podem provocar coceira ou mesmo sensação de dor e incômodo nas regiões afetadas.
A psoríase acontece devido a um erro na programação genética da pessoa. Ou seja, nasce com o seu portador, podendo se manifestar externamente em qualquer fase da vida.É transmitida através dos genes, ou seja, dos pais para os filhos. É freqüente nas regiões submetidas a traumatismos repetidos, como joelho, mãos, cotovelo ou nádegas. Unhas e couro cabeludo também podem ser afetados. Raramente, acomete as articulações do corpo. É bom procurar um dermatologista, ele fará o diagnóstico exato.
Bjos, Mari
2006-09-18 09:54:33
·
answer #6
·
answered by Mari 1
·
0⤊
1⤋
É uma doença de pele, causada por N motivos e que precisa de uma medicação controlada por médicos e que não é todo organismo que aceita o efeito de tais produtos químicos usados para combater a psuriase!
Aki vai uma declaração ou poesia de autor desconhecido q diz a respeito dessa doença de pele.
Apesar da minha bunda estar lisinha de eu tanto passar a esponja vegetal, estou com manchas de psuriase por todo o corpo.
Uma na banda da direita e outra na banda da esquerda na altura do elastico da calcinha... Dentro do meu braço direito, na batata da perna direita e no ombro direito estah nascendo uma enoooorme.
Nao sei mais oke eu faço.
2006-09-18 09:48:57
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Psoríase
Crostas esbranquiçadas em forma de pingos de estearina, fáceis de retirar, descobrindo placas vermelhas que sangram facilmente. Surgem nos cotovelos, joelhos, couro cabeludo, região sacra e, por vezes, em todo o corpo. Evolui por surtos e é influenciada pelo stress, emoções fortes e infecções. Por vezes provoca dores articulares e artrite grave. A hereditariedade é um factor importante para o aparecimento de psuríase.
Esta página é para oferecer algumas informações sobre Psoríase por meio de um pequeno questionário onde eu me incluo em alguns exemplos.
1) O que é PSORÍASE?
É uma doença de pele, atinge homens e mulheres, mais freqüente na raça branca. Apresenta lesões róseas ou avermelhadas na pele, recobertas de escamas secas e esbranquiçadas. Aparece nos cotovelos, joelhos, couro cabeludo, podendo se espalhar por toda a pele, e nas unhas. Raramente também nas articulações, causando a artrite psoriásica. Manifesta-se en-tre a 2ª e a 4ª décadas da vida, normalmente.
Eu: tenho lesões nos cotovelos, joelhos, cabeça, unhas e algumas lesões espalhadas pelo corpo. Hoje tenho apenas pequenas manchas na pele e poucas lesões na cabeça.
2) Como é feito o diagnóstico de PSORÍASE?
Pelo simples exame clínico, o dermatologista consegue concluir o diagnóstico. Além do "olho clínico", o único recurso que pode confirmar o diagnóstico é a biópsia de pele.
3) Qual a causa da PSORÍASE?
Ainda não estão totalmente esclarecidas. Pesquisas demonstram que a HEREDITARIE-DADE é importante e, em 30% dos casos, existem antecedentes familiares de psoríase. Outros fatores: estresse emocional, traumas ou irritações na pele, infecções de garganta, baixa umidade do ar e uso de alguns medicamentos.
Eu: Hereditariedade, estresse, irritações de pele, talvez traumas...
4) A PSORÍASE é contagiosa?
Não, de modo algum. Não se pega psoríase e não há nenhum motivo para os pacientes evi-tarem o contato físico com outras pessoas.
5) Será que meus filhos também terão PSORÍASE? Embora saibamos que exista uma tendência familiar, é impossível avaliar qual o risco dos filhos terem ou não a doença.
Eu: Rezando pro Gabriel não ter...
6) A mulher que tem PSORÍASE pode engravidar?
Sim, terá uma gravidez normal, podendo até melhorar. Alguns medicamentos usados nas formas graves, devem ser evitados na gravidez, como o Metotrexato e o Neotigason. Eu Usei Neotigason e preferi fazer laqueadura de trompas para não correr riscos. A gente assina um termo se comprometendo a não engravidar por 4 anos, e eu estaria com 40 anos...
7) É preciso fazer algum tipo de dieta?
Não existem provas de que a dieta possa causar ou agravar a psoríase. No entanto, é importante evitar bebidas alcoólicas.
Meu caso: Eu bebo cerveja, mas os dermatologistas nunca me recomendaram que evitasse...
8) Existe cura para a PSORÍASE?
As lesões da psoríase podem desaparecer completamente, mas não se pode falar de cura definitiva, pois sempre existirá uma tendência a recaídas.
Meu caso: Nesses 12 anos de psoríase já fiquei um ano sem lesões e sem saber o que tinha me deixado bem... agora, estou há um ano e
9) Pode-se prevenir a PSORÍASE?
Não, porque as causas da doença ainda não estão totalmente esclarecidas e, na maioria dos casos, já se nasce com uma programação genética para ter ou não ter psoríase.
10) Pode-se prevenir as recaídas ou o agravamento das lesões?
Sim. Em primeiro lugar, tendo uma postura otimista, positiva, entendendo que a psoríase é uma doença relativamente benigna e não contagiosa. Em segundo lugar, evitando o estres-se; tratando rapidamente as infecções que surgirem sobretudo as de garganta; evitando queimaduras, cortes e traumas na pele; mantendo-se afastado de medicamentos que sabidamente agravam a psoríase (informe-se com seu médico); JAMAIS utilizando corticoste-róides por via oral ou injetável; hidratando diariamente a sua pele.
Eu: De todos os psoriáticos que já conheci não vi nenhum, e isso me inclui que consiga essa tal postura otimista quando essa ***** ataca a gente. E eu sou indisciplinada, estressada, minha auto-estima vive no poço.
Há dois anos faço terapia e há um ano tratamento na Santa Casa de Misericórdia e esses têm sido os passos mais importantes no caminho do controle da doença.
11) Qual o melhor tratamento para a PSORÍASE?
Há muitas formas de tratamento, simples pomadas, medicamentos injetáveis ou banhos de luz(fototerapia). É importante lembrar que 75 a 80% dos pacientes têm formas leves e moderadas de psoríase, que podem ser controladas apenas com tratamentos locais (pomadas, loções, xampus, géis e sprays à base de corticosteróides, coaltar, antralina, calcipotriol, tazaroteno e piritionato de zinco), desde que bem indicados e usados com supervisão médica. Nas formas mais avançadas, além da fototerapia (em sessões 2 ou 3 vezes por semana), podem ser utilizados medicamentos de uso interno como acitretina, ciclosporina e metotre-xato, todos exigindo supervisão médica e exames de laboratório seriados para o controle de possíveis efeitos colaterais. Em todas as situações, é muito importante o uso diário de hidra-tantes e substâncias que ajudem a manter a pele com menos escamas (óleo mineral, vaseli-na salicilada, etc...).
Meu caso: Tudo isso, exceto acitretina, ciclosporina e me-totrexato eu já usei... estou usando agora PsoriLife (pritionato de zinco). Resolvi tentar por uns 2 meses de chance, se eu não observar melhora vou usar o Metotrexato.
2006-09-18 09:47:12
·
answer #8
·
answered by Caveira Flamejante 6
·
0⤊
1⤋
Lá vai! Achei essas informações bem completas. Nada de preguiça, heim? Tem que ler!
O que é?
A psoríase é uma doença inflamatória da pele, benigna, crônica, relacionada à transmissão genética e que necessita de fatores desencadeantes para o seu aparecimento ou piora (principalmente no inverno). Afeta 1 a 2% da população mundial. Acomete igualmente homens e mulheres, embora o início seja mais precoce nas mulheres. Existem dois picos de idade de prevalência: antes dos 30 e após os 50 anos. E, em 15% dos casos, surge antes dos dez anos de idade.
Como se desenvolve?
É uma doença não contagiosa, multigênica (muitos genes envolvidos), e em parte dependente de fatores externos. Pode aparecer sob diferentes formas clínicas e diferentes graus da doença. É descrito 30% de incidência familiar.
O desencadeamento pode ocorrer em qualquer idade, motivado por influência do meio, alguns medicamentos ou estresse.
Em pessoas com história familiar, o início parece ser mais precoce.
O que se sente?
As lesões são muito típicas, com períodos de exacerbações e remissões, localizados principalmente em superfícies de extensão como joelhos e cotovelos, couro cabeludo, palmas das mãos, sola dos pés (áreas de maior traumatismo).
Os quadros de psoríase recebem sua denominação conforme sua localização e aspecto:
Psoríase Vulgar:
Placas de tamanhos variados, bem delimitadas, avermelhadas, com escamas secas e aderentes prateadas ou acinzentadas nos locais mais comuns (couro cabeludo, cotovelos, joelhos, por exemplo).
Psoríase invertida:
Lesões mais úmidas, localizadas em áreas de dobras (embaixo das mamas, área genital, entre nádegas).
Psoríase Gutata:
Lesões em forma de gotas associadas a processos infecciosos. As lesões são pequenas, localizadas no tronco e parte proximal dos braços e coxas (mais perto dos ombros e quadril), poupando mãos e pés. São numerosas e aparecem abruptamente mais em crianças e adultos jovens.
Psoríase Eritrodérmica:
Lesões generalizadas (75% ou mais da área corporal).
Psoríase Ungueal:
Pode ser comprometimento isolado na psoríase, acometendo mais unhas da mãos que dos pés. São características da doença, mas não específicas. Podem ser mais freqüentemente depressões puntiformes ou manchas amareladas cor de óleo, mas existem outras alterações menos comuns nas unhas.
Psoríase Artropática:
Por volta de 8% dos casos pode haver o comprometimento articular. Na artropatia periférica as manifestações freqüentes são: início agudo (abrupto) ou sub-abrupto, com comprometimento assimétrico de várias articulações nas pontas dos dedos das mãos e pés e, ocasionalmente, associação com alguma articulação grande como joelho ou cotovelo. Quando o quadro articular é prolongado e mais grave, aparecem deformidades nos dedos que adquirem a "forma de salsicha". Na artropatia central, a coluna lombar superior e torácica inferior são as mais acometidas.
Na artrite psoriásica juvenil (menores de 16 anos), as meninas são mais acometidas e o início do quadro de artrite pode preceder o quadro cutâneo.
Psoríase Pustulosa:
Aparecimento e lesões com pus (mas estáveis). Há uma forma localizada em mãos e pés e uma generalizada.
Psoríase Palmo-Plantar:
Pode haver envolvimento de palmas das mãos e sola dos pés em 12% dos casos. As lesões típicas podem apresentar fissuras (rachaduras), e são de difícil manejo.
Como o médico faz o diagnóstico?
O diagnóstico, em geral, é fácil, e baseia-se na história clínica e achado de lesões típicas com dados característicos na raspagem das lesões ao exame pelo médico.
Em casos mais graves ou formas não usuais pode-se lançar mão de biópsia de pele (exame de pele com diagnóstico característico ou indicativo).
Alguns exames laboratoriais podem colaborar na investigação de desencadeantes da doença (como diabete e infecção estreptocócica).
Como se trata?
É importante fornecer orientações gerais quando à doença, individualizando o tratamento conforme as características de cada paciente. Lembrar do aspecto não contagioso da doença, dos fatores desencadeantes, tais como estresse, frio, exposição excessiva ao sol, algumas doenças (diabetes não controlada, surtos infecciosos), e uso de alguns medicamentos.
Casos leves a moderados (75% a 80% dos casos) podem ser controlados com medicação de uso local na pele, devendo sempre ser indicados e controlados pelo médico.
Os casos mais severos e extensos requerem uma abordagem mais controlada e agressiva, com medicações de uso oral em esquema rotativo, visando o mínimo de efeitos colaterais de cada medicação e uma tolerabilidade maior do paciente com o esquema proposto.
A exposição moderada ao sol e a hidratação contínua da pele são importantes para a maioria dos pacientes.
Como se previne?
É muito importante esclarecer o paciente sobre a doença: sua evolução, desencadeantes, tratamentos disponíveis e envolvimento emocional. Não se tem ainda como prevenir a psoríase.
Cada vez se estuda mais a doença, já com muitos avanços no tratamento, mas ainda é um desafio manter o paciente sem lesões com segurança por muito tempo.
2006-09-18 09:40:56
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Minha mãe tem essa doença. E escreve-se psoríase. A psoríase é uma doença bastante comum: afeta de 1 a 3% da população mundial (cerca de 190 milhões de pessoas). Manifesta-se em homens e mulheres de todas as idades, inclusive em crianças. Ninguém pega psoríase pelo ar, piscina, toalhas, no ato sexual ou ao manter qualquer outra forma de contato com a pele.
Se você apresenta a doença, lembre-se: não há motivo para constrangimentos.
Por isso, é importante que as pessoas não tenham nenhum tipo de preconceito ao relacionar-se com um portador de psoríase. Abraços.
2006-09-18 09:40:38
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋