Oi Victor. Eu fui no site do Vaticano, imprimi o discurso do Papa e li com toda a atencao do mundo, pra nao fazer julgamentos baseados só na Mídia. O discurso do Bento tinha um objetivo louvável, que era propôr maior flexibilidade na maneira como se constroi conhecimento, especificamente no que se refere às ciências humanas, que em muitos aspectos sao relegadas a conhecimento menor desde a invencao da ciência moderna.
O problema foi que ele paradoxalmente escolheu um argumento pra sustentar isso que ia contra esse objetivo final!! Se vc ler o texto com atencao, vai inclusive perceber que pra atander esse objetivo ele NAO PRECISAVA falar o que disse. Ele se apoiou claramente na fala do imperador bizantino que diz que o Isla só trouxe violência pro mundo. Quem gostaria de ouvir isso sobre a sua própria religiao? Especialmente sabendo que a religiao tem pontos muito importantes pra humanidade e que basicamente sao grupos específicos que cultivam a violência. E a Igreja Católica? Ela tb matou gente PRA CARAMBA porque essas pessoas nao seguiam o Cristianismo...
Muitos muculmanos sao extremistas? Sim, sao. Mas há muitos católicos ocupando lugares de poder que tb sao (o próprio Bush é, só que ele sabe disfarcar isso de um modo que a nossa cultura aceita melhor). A questao é: com pessoas extremas nao ajuda em nada ser extremo igual. Senao vira uma escalada, e daqui a pouco toto mundo vai se matar. É que nem com crianca malcriada: vc vai discutir filosoficamente? Nao vai. Tem que agir como educador.
Sinceramente, acho que a segunda parte do discurso do papa está bem legal, mas no início ele pisou feio na bola, e nao foi por acidente. A gente nao pode ser ingênuo em relacao a isso e dizer "coitadinho, ele nao sabia". O cara é MUITO inteligente e MUITO erudito. Ele sabia o que estava fazendo sim. Nao podia ter falado o que falou em numa conjuntura internacional tao delicada como essa.
(foi mal, escrevi demais)
2006-09-18 01:43:06
·
answer #1
·
answered by Anastasia Romanova 3
·
0⤊
0⤋
Li o pronunciamento e conclui que faltou ao Papa os devidos cuidados. Para eles, o Papa personifica o mal ocidental, portanto, o que foi dito era tudo o que eles esperavam para despejar todo o ódio contido na garganta. Vamos rezar para que o Vaticano atue corretamente no caso, serenando as coisas, senão vai começar um novo festival de bombas.
2006-09-18 08:28:56
·
answer #2
·
answered by Guri 6
·
1⤊
0⤋
Foi infeliz, precipitado e com certeza arrogante, achando-se, como é muito comum entre os religiosos, dono da verdade.
Continuamos a nos desentender por causa de religião. Será que nunca aprenderemos???????
2006-09-18 08:28:04
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
extremamente precipitado.. ele tem que ver, que ele é uma pessoa importante, formadora de opinioes... pessoas assim tem que selecionar bem o que fala, pois pessoas de diferentes religioes o seguem...ele nao pode falar qualquer coisa e depois simplesmente dizer que aquilo nao exprimia sua opiniao pessoal
2006-09-18 08:27:38
·
answer #4
·
answered by Kétuly 4
·
1⤊
0⤋
Acredito que no mundo em que vivemos hoje devemos pensar sempre na paz em primeiro lugar. Acabou-se o tempo em que as religiões viviam se agredindo, agora é tempo de respeito. Preconceito e discriminação religiosa estão por fora... Acredito que o Papa ou qualquer pessoa, principalmente quando é dono de grande poder de persuasão, precisa pensar nas consequências de suas palavras para não causar problemas maiores depois.
2006-09-18 08:26:09
·
answer #5
·
answered by Crys 3
·
1⤊
0⤋
Acho que o Papa foi infeliz porque, ele sabe como são os muçulmanos extremistas ,então já que ele é uma pessoa que representa a fé dos católicos, ele deveria ser mais cauteloso em suas declarações.
2006-09-18 08:23:34
·
answer #6
·
answered by Pablo 1
·
1⤊
0⤋
muito desagradavel
2006-09-18 08:21:22
·
answer #7
·
answered by marquisa s 2
·
1⤊
0⤋
Acho que como um lider espiritual ele deveria proferir palavras sabias e nao palavras que ateiem ainda mais fogo no odio e na intolerancia.
Os islamicos com certeza sao muito radicais (talvez nao todos, mas a grande maioria). E para indicar o Caminho da Verdade (Jesus), nao precisamos necessariamente ofender as crencas alheias.
**************
2006-09-18 12:08:26
·
answer #8
·
answered by KMR 5
·
0⤊
0⤋
o papa tem que pedir perdão a Deus e não aos mulçumanos ,um lider de uma religião idolatra
como a católica é totalmente herege.
2006-09-18 09:04:46
·
answer #9
·
answered by ant marcio 2
·
0⤊
0⤋
Ele tem é mais que ficar calado. Tem é mais que cuidar desses mosteiros aonde estão os homossexuais da tal igreja católica. Cuidar também dos padres pedófilos.....
2006-09-18 08:47:33
·
answer #10
·
answered by renato.cawboy 4
·
0⤊
0⤋
Com certeza o Papa não quis provocar nenhuma desavença, o que precisamos é ter a cabeça mais tranquila, porque por mais que alguém não concorde com o pensamento religioso de outra pessoa, deve respeitar e não derramar sangue por causa disso, se o Islã não aceita o catolicismo, não deve derramar sangue por causa disso e vice-versa, e isso vale para todas as religiões, pois muitas vezes em nosso Brasil não presenciamos derramamento de sangue, mas vemos determinadas religiões evangélicas que só vivem em função de fazer brigas com católicos, pois se não concordam com nossa doutrina, tudo bem, se alguém procurar a igreja deles, pregem e ensinem tudo o que acham para essas pessoa, mas entrar em sites católicos, salas de bate-papos católicos para criticar e ofender católicos, isso é inadimissivel, pois a Constituição Federal em seu inciso VI do artigo 5º diz "é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercicio dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias", por isso cada um na sua religião, sem ofender aos outros, e isso tem que ser no Oriente também, o Papa com certeza não quis ofender ninguém, o que ocorre é que foi mal interpretado.
2006-09-18 08:44:57
·
answer #11
·
answered by Rodrigo 3
·
0⤊
0⤋