English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2 respostas

A rosácea é uma doença cutânea crónica comum que afecta principalmente a pele do rosto. O seu aparecimento é comum por volta dos 30 ou 40 anos, alcançando o seu auge aos 40 ou 50 anos. As causas da rosácea não estão ainda identificadas. Entre outros, um distúrbio microcirculatório parece ser um dos factores importantes da doença. A rosácea em fase inicial caracteriza-se por um eritema persistente e por telangiectasias, principalmente na face, muitas vezes seguidos de pápulas e papulopústulas. Posteriormente, pode ocorrer hiperplasia do tecido conjuntivo e das glândulas sebáceas. Isto pode provocar uma hipertrofia do nariz, denominada rinofima. A rosácea desenvolve-se por fases, podendo afectar os olhos, resultando normalmente em blefarite e conjuntivite. Podem ainda ser afectadas outras zonas do corpo para além da face, como as zonas retroauriculares, região cervical, o tórax, o dorso e o couro cabeludo. A aparência clínica pode ser semelhante à da acne, embora esta, ao contrário da rosácea, não seja uma doença folicular primária.

Tratamento - Geral
A rosácea normalmente responde de forma satisfatória ao tratamento, mas a melhoria é gradual e requer paciência e perseverança. A informação do doente tem um papel importante no tratamento desta doença.

Limpeza da pele
Os doentes com rosácea devem lavar o rosto com água tépida, evitando temperaturas quentes ou frias, e aplicar um líquido de limpeza suave com a ponta dos dedos. Para limpar o rosto, recomenda-se a utilização de uma toalha macia. Podem ser utilizados produtos de limpeza específicos para a rosácea, por exemplo, produtos que contenham sulfacetamida de sódio e enxofre.

Evitar determinados produtos cosméticos
Produtos que contenham álcool, mentol, hortelã-pimenta, óleo de eucalipto e fragrâncias devem ser evitados, assim como produtos oleosos, de forma a minimizar a irritação da pele.

Utilizar protector solar
Devem ser aplicados regularmente protectores solares com um factor de protecção 15 ou superior. Caso os doentes se queixem de irritação cutânea após o uso de protectores solares, podem experimentar protectores solares isentos de produtos químicos e que contenham titânio e partículas de ferro.
Massagem facial
Massajar o nariz, as áreas malares e fronte a todas as noites com um lubrificante pode ser benéfico em caso de edemas persistentes (massagem de Sobye). No entanto, não existem estudos controlados a este respeito. O objectivo deste procedimento é a aceleração da drenagem linfática, com a consequente redução do eritema.

Fazer a barba
Os doentes do sexo masculino devem utilizar uma máquina de barbear, e não lâminas. Caso utilizem lâminas de barbear, estas devem estar bem afiadas.

Alimentação
Não existe uma alimentação específica para a rosácea, mas recomenda-se que factores que provocam vasodilatação facial, como álcool, bebidas quentes e alimentos condimentados ( alcohol, hot beverages and spiced food )sejam evitados. O tabaco também deve ser evitado.

Gelo
Caso se queira evitar a ruborização num ambiente quente, pode ser benéfico manter pequenos cubos de gelo na boca durante um período de até meia hora.

Cosméticos correctores
Cobrir a vermelhidão e a telangiectasia facial com cosméticos correctores não melhora a patologia, mas melhora a aparência. Existem diversos produtos cosméticos disponíveis para a rosácea, todos eles caracterizados por uma tonalidade esverdeada.

2006-09-18 03:27:02 · answer #1 · answered by Belinha 2 · 0 0

Rosácea é uma espécime de plantas . Não a conheço como doença.

2006-09-18 10:52:18 · answer #2 · answered by STAN 7 · 0 0

A rosácea é um tipo de acne que afeta principalmente adultos, e por isso é também chamada de "acne de adulto". É mais comum entre as mulheres, mas é nos homens que causa os efeitos mais severos.
A bactéria que causa rosácea está presente na pele do rosto de todas as pessoas, sendo a mesma que causa a acne comum, ou acne de adolescente.

2006-09-17 14:30:29 · answer #3 · answered by gerson s 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers