English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Suponhamos que chegue um monge lhe pedindo para ajudar a encontrar um livro muito importante que ele perdeu. Você o ajuda mas passam-se dias e dias e vocês não encontram, mas o monge está procurando ainda certo de que encontrará. Poderia você ter o direito de dizer que o livro não existe pelo fato de você não ter encontrado?

Você, ateu, deve ter, com certeza, menos do que 100 anos de idade. Como pode concluir uma coisa com tanta firmeza se as religiões existem faz já pelo menos uns 5000 anos? Acho que é muita ignorancia uma pessoa, neste pequeno tempo de vida, poder dizer que concluiu uma coisa.

Então, repetindo a pergunta. Podem vocês dizer que uma coisa não existe pelo fato de não terem encontrado?

2006-09-17 13:42:08 · 21 respostas · perguntado por ? 4 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

Tá...pera um pouco ai q tá dificil isso...

A questão de que tudo tem seu tempo aceito. Mas o que fez para demorar esse tempo? Apenas deixou o tempo passar ou você procurou?

Não estou dizendo que é errado não crer em Deus, mas a questão é que todos são os que não crêem em Deus por falta de procura. A pessoa que disser que Deus não existe tem que ser aquela que mais O procurou durante toda sua vida, mas nem pela metade se procura. A pessoa se mata na vida ocupado com "coisas importantes" e ainda, irritados, vêm dizer, "Vai cuidar da sua vida". É mesmo hilário como falta de sabedoria faz com as pessoas. Aos berros gritam "não precisamos de ajuda".

2006-09-17 14:02:16 · update #1

Dr. Sabetudo...
Sua resposta não me fez uma coisa: Me deixar feliz.
Se soubesse de tudo mesmo, saberia, além de presumir coisas não reais, me corrigir e me deixar feliz.

2006-09-17 14:20:57 · update #2

Jay...
Se vc sabe a localização dele e é definitiva, então é possivel encontrar simplesmente indo lá.

A questão é que Deus não tem lugar definido, pois ele é onipresente.

Se eu souber que Deus está em um lugar definido, iria lá com todas minhas forças e senão o encontrasse, pimba! ficava lá e sentava em meditação e pronto...

2006-09-17 14:22:48 · update #3

Sidney...
O que você fez se chama imparcialidade.

Não quero denominações de meus atos, não estou aqui para isso. Não interessa se os cientistas consideram plutão um planeta ou não, o astro em si ainda está la. Se é sofismo o q fiz não interessa. Vc fugiu do assunto e se defendeu ao mesmo tempo...

Compreendo que sim devemos tolerar a todos. Mas minha pergunta não é de forma alguma para causar confusão. Estou apenas perguntando, pondo em prova os ateus e suas bases de intelectualidade...

2006-09-17 14:25:53 · update #4

Só mais um detalhe para quem quiser ler...
Eu sou budista e minha base de fé em Deus é hinduista, que representa o mais puro amor, e não essa visão cristão, contendo um Deus vingativo e defensor de tribos...

2006-09-18 04:57:56 · update #5

21 respostas

Acho que vc apertou os ateus.
E parabéns pela pergunta

2006-09-17 13:44:24 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 3

da mesma forma que ñ pode dizer da ñ existencia,qual é o direito do monge de dizer que existe?

2006-09-17 22:06:23 · answer #2 · answered by Atanásio 6 · 2 0

Chama-se sofisma o argumento do tipo do seu.

É claro que não encontrar um livro não prova que o livro não existe. Muito menos prova que ele exista. É uma questão de credo, não de sabedoria. Essa é a confusão, religiosos (não todos) confundem credo com sabedoria.

Se alguém presenciar um determinado fato e vier nos contar, mesmo que seja honesta sempre irá involuntariamente contar o fato a partir do seu ponto de vista. Cada ouvinte irá então ouvir e interpretar segundo seu próprio arbítrio. Daí para a frente, a cada nova narrativa o fato original estará menos presente, mais deturpado.

Imagine-se então fatos ocorridos há milhares de anos, escritos e traduzidos para muitos idiomas, sujeitos a sabe-se lá quantos interesses.

As próprias narrações sempre foram censuradas, não há livro nenhum que possua todas as narrações. Sempre houve manipulação.

Contudo quero terminar dizendo que respeito o CREDO de todos sem distinção e mereço a devida reciprocidade. Não admito ser considerado ignorante, inferior ou idiota pelas minhas crenças ou ceticismos, até porque é um direito meu a ser respeitado. Repudio todo e qualquer ato de arrogância como é o caso, muito comum em alguns religiosos, felizmente não todos.

2006-09-17 21:13:25 · answer #3 · answered by sidney 4 · 2 0

E desde quando idade é sinonimo de veracidade?

Existem infinitos outros deuses e livros sagradas. Varios deles muito mais antigos que a biblia.

Nem por isso uma coisa antiga passa a ser verdade. Só passa a ser arcaica.


Bom, mais uma vez vai o argumento do Unicornio Rosa Invisivel:

Eu poderia supor que existe um Unicornio Rosa Invisivel na orbita de Plutão a 10 mil anos( o dobro do livro do monge). Ninguem poderia provar que ele não existe. Você pode procurar por toda a sua vida, você nunca encontraria. Mas somente um lunático acreditaria no Unicornio Rosa Invisivel porque ninguem conseguiu provar que ele não existe.


Sobre seus comentarios adicionais:


Então vá na orbita de plutão procurar o Unicornio Rosa Invisivel, se você esgotar totalmente as possibilidades então você poderá dizer que ele não existe, enquanto isso, segundo seu argumento, acredite no Unicornio Rosa Invisivel.

E mesmo assim, se você pudesse esgotar toda orbita de plutão eu diria que ele é imaterial, como você poderia provar que ele não existe?

Além disso dizem que o deus judaico-cristão é onipresente, então você sabe a localização exata dele qualquer lugar seria exato. E mesmo assim ninguem nunca o viu e ele nunca se manifesta, que contraditorio não?
Hahaha

Vou dormir agora, amanha eu vejo se você escreveu mais alguma coisa e respondo se for o caso.

2006-09-17 21:03:17 · answer #4 · answered by P4R4N01D 4 · 3 1

5000 anos??? Acho que você deveria voltar aos seus estudos da bíbila. E se você diz que Deus existe, prove! Deixarei de ser ateu no mesmo instante.

2006-09-17 20:58:25 · answer #5 · answered by baixinho000 1 · 2 0

A sua pergunta deveria ser reformulada, assim:

Um monge acha que existe um livro, mas nunca o viu. Não tem nenhuma prova que o livro exista, mas tem uma "sensação" que esse livro existe.

Então, ele chega para um ateu e diz que existe esse livro, mas que ele não pode provar que ele exista: basta crer na existência do livro.

Mais: ele diz que , apesar de existirem centenas de outras pessoas procurando outros livros improváveis, apenas o dele (tão invisível quanto os outros) existe de fato. Os outros não existem, são enganos e superstições.

Este monge também diz que o ateu é um ignorante por não acreditar no "livro", já que todos estão procurando o tal há milhares de anos e ainda não o encontraram.

Então, repetindo a pergunta para você: como você pode dizer que algo existe, sem ter prova nenhuma de que exista?

;-)

.

2006-09-18 07:16:16 · answer #6 · answered by Júlio César 4 · 1 0

A sua pergunta manifesta uma certa frustracao com os ateus. Por que sera? Eu sei porque.
No fundo, voce nao esta convencido de sua crenca.
Avise-me se voce encontrar uma pergunta de um ateu, frustrado com o fato de que tanta gente acredita em Deus.
Eles nao perguntam isto. Voce esta frustrado com o fato de que muita gente nao acredita que a terra e redonda?
Voce nao esta frustrado porque voce sabe com certeza que a terra e redonda. Capichi?

2006-09-17 20:58:35 · answer #7 · answered by Dr. Sabetudo 3 · 2 1

Nada no mundo permanece oculto para todo o sempre. Um dia será encontrado. Nós na nossa ignorancia esquecemos do espaço-tempo e cremos que devemos encontrar tudo na hopra que quisermos. Lembrem-se a Luz da sabedoria cega mais que a escuridão.

2006-09-17 20:47:44 · answer #8 · answered by Anonymous · 2 1

Eu certamente dizia ao monge que ele perdeu o livro, não que não existe. :?

Digo que as religiões existem a mais ou menos 5000 anos porque existem muitos registros históricos disto (inclusive nos próprios livros das religiões).

Pode não ser absolutamente verdadeiro, mas é lógico dizer que uma coisa não existe porque não as encontramos, pois sem provas, não há como prosseguir com estudos sobre o tema.

Na ciência nada é uma verdade absoluta, a qualquer momento podem surgir novas experiências que questionem teorias atuais. Isso acontece sempre.

E quanto a você? Como você pode dizer que não existe um dragão alado invisível atrás de você? Você nunca o encontrou? Oras... :)

Certezas absolutas não existem, mas isso não é motivo para não continuarmos na busca da verdade. É tudo questão de estudo.

2006-09-18 10:44:08 · answer #9 · answered by Jeanioz 5 · 0 0

Tá, vamos lá.

Eu, nem de longe, tenho 100 anos... mas já conheci algumas coisinhas....
Já conheci, sim, ateus que procuraram muito a Deus, sabem mais dele do que muito fiel que só vai pra igraja limpar o banco com a calça, mas não lê e interpreta, só escuta o pastor/padre falar.
Já conheci agnósticos, que, a meu ver são muitíssimos ponderados, pois não duvidam nem acreditam, simplesmente assumem que não tem conhecimento suficiente pra saber nada.
Num pólo, temos os ateus, que afirmam que ELES não acreditam. Em outro pólo, temos os crentes (não usei crente no sentido pejorativo, usei no sentido de crer, viu?), que afirmam que Deus existe e que é a única salvação...
Por favor, seja imparcial e avalie isso: quem é mais presunçoso aqui? aquele que diz q não acredita, ou aquele que crê e quer que todo mundo aceite Jesus?
Todo extremo é ruim, não tem como negar. eu não acredito do Deus bíblico, mas me incomoda muito qdo alguém "blasfema" sobre ele, pois, se não concorda com uma idéia diferente da sua, deixa quieto, pô! Respeito é bom, todo mundo gosta.
eu sei que as religiões existem há muito tempo... mas o ateísmo também. Sempre existiu. Pois o raciocínio existe desde a época da 1ª religião (que não era culto a Deus, era o culto ao Sol). Se a questão é tempo, os mais certos são os que cultuam o sol...
Não cabe a ninguém aqui nessse planetinha minúsculo, perdido num universo de massa e diâmetro incalculável, determinar a crença de ninguém, pois, como vc mesmo escreveu, "É mesmo hilário como falta de sabedoria faz com as pessoas."
Não apenas a falata de sabedoria, mas a falata de respeito também, não é?

2006-09-18 09:27:43 · answer #10 · answered by nikapinika 3 · 0 0

gostei demais de sua pergunta...


boa mesmo

2006-09-18 00:35:33 · answer #11 · answered by jrbnu 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers