English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

gostaria de saber pq Jesus Cristo Nosso Senhor, Sempre Pregava em Parabulas?

2006-09-17 08:14:17 · 15 respostas · perguntado por lucianoalvarenga a 3 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

15 respostas

Caro amigo Luciano muitos já responderam sua pergunta mas eu quero apenas acrescentar alguns pontos sobre esse assunto: JESUS usava as parábolas porque o povo judeu não era um povo muito culto pois a única coisa que eles aprendiam era sobre as coisas de DEUS escritas no antigo testamento principalmente o pentateuco que são os cinco primeiros livros da Bíblia escritas por Moisés, então JESUS sabia que se ele quisesse que o povo que era humilde e muitas vezes não tinham nem o que comer entende-se sobre como era a vida no reino dos céus ele tinha que usar coisas que o povo conhecia coisas que eram do domínio do povo coisas que aconteciam com o povo judeu no dia dia deles, até porque o SENHOR mesmo disse que se ele revela se as coisas do céu como elas são ninguém entenderia.

2006-09-17 10:22:20 · answer #1 · answered by SAM 2 · 0 0

A própria palavra de Deus diz que as parábolas serviam para que os inimigos de Jesus ouvissem mas não compreendessem,somente o povo de Deus.

2006-09-18 09:13:33 · answer #2 · answered by Leninha 2 · 0 0

não tem nenhum segredo isso, o ensino não se reduz a palavras apenas, quando são passados entre as "entrelinhas", lhe deixa mais livre para refletir.

2006-09-17 18:22:58 · answer #3 · answered by Leon 3 · 0 0

Porque quem escreveu a bíblia tinha consciência que assim ficaria mais fácil pra entender.

2006-09-17 17:48:39 · answer #4 · answered by Robson L 5 · 0 0

Não podem existir mistérios absolutos e Jesus está com a razão quando diz que nada há secreto que não venha a ser conhecido. Tudo o que se acha oculto será descoberto um dia e o que o homem ainda não pode compreender lhe será sucessivamente desvendado, em mundos mais adiantados, quando se houver purificado. Aqui na Terra, ele ainda se encontra em pleno nevoeiro.

Pergunta-se: que proveito podia o povo tirar dessa multidão de parábolas, cujo sentido se lhe conservava impenetrável? E de notar-se que Jesus somente se exprimiu por parábolas sobre as partes de certo modo abstratas da sua doutrina. Mas, tendo feito da caridade para com o próximo e da humildade condições básicas da salvação, tudo o que disse a esse respeito é inteiramente claro, explícito e sem ambigüidade alguma.
Assim devia ser, porque era a regra de conduta, regra que todos tinham de compreender para poderem observá-la. Era o essencial para a multidão ignorante, à qual ele se limitava a dizer: "Eis o que é preciso se faça para ganhar o reino dos céus." Sobre as outras partes, apenas aos discípulos desenvolvia o seu pensamento. Por serem eles mais adiantados, moral e intelectualmente, Jesus pôde iniciá-los no conhecimento de verdades mais abstratas. Daí o haver dito: Aos que já têm, ainda mais se dará.

Entretanto, mesmo com os apóstolos, conservou-se impreciso acerca de muitos pontos, cuja completa inteligência ficava reservada a ulteriores tempos. Foram esses pontos que deram ensejo a tão diversas interpretações, até que a Ciência, de um lado, e o Espiritismo, de outro, revelassem as novas leis da Natureza, que lhes tornaram perceptível o verdadeiro sentido.

O Espiritismo, hoje, projeta luz sobre uma imensidade de pontos obscuros; não a lança, porém, inconsideradamente. Com admirável prudência se conduzem os Espíritos, ao darem suas instruções. Só gradual e sucessivamente consideraram as diversas partes já conhecidas da Doutrina, deixando as outras partes para serem reveladas à medida que se for tornando oportuno fazê-las sair da obscuridade. Se a houvessem apresentado completa desde o primeiro momento, somente a reduzido número de pessoas se teria ela mostrado acessível;
houvera mesmo assustado as que não se achassem preparadas para recebê-la, do que resultaria ficar prejudicada a sua propagação. Se, pois, os Espíritos ainda não dizem tudo
ostensivamente, não é porque haja na Doutrina mistérios em que só alguns privilegiados possam penetrar, nem porque eles coloquem a lâmpada debaixo do alqueire; é porque cada coisa tem de vir no momento oportuno. Eles dão a cada idéia tempo para amadurecer e propagar-se, antes que apresentem outra, e aos acontecimentos o de preparar a aceitação dessa outra.

2006-09-17 15:42:09 · answer #5 · answered by Antonio Vieira Sobrinho 7 · 0 0

Na verdade ele não pregava em parábolas, sua pregação era clara e concisa, só os "surdos e cegos" não conseguiam compreender.

2006-09-17 15:29:00 · answer #6 · answered by Nassrudin 3 · 0 0

Jesus Cristo era um pessoa muito inteligente, ele naum gostava de ser questionado se naum fosse algo realmente inteligente.
Ele andava com pessoas pobres, humildes, pescadores, cobradores de impostos, prostitutas, etc., pessoas essas que naum tinham conhecimento das coisas do céu.
Jesus naum queria nem podia falar de como seria todas as coisa uma pq naum era chegada a hora, e outra pq eles naum acreditariam.
As parábolas são histórias que usam o cotidiano daquele povo para explicitar o que ele queria responder ou ensinar naquele momento.
Bjos.

2006-09-17 15:28:39 · answer #7 · answered by Florinha... 3 · 0 0

Jesus não pregava em parábolas, porque o nome Parábola é referência dada a Seus contos e contos sobre Ele.
Seus contos são vários exemplos onde Ele mostra o que é o reino de Deus, como devemos ser, etc.São maravilhosas mas poucos conseguem imterpretá-las.
A base destas parábolas é a parábolas em que ele afirma que vemos e não enchergamos, ouvimos e não escutamos. Nesta parábolla ele nega ensina aos apóstolos e nega ensinar aos outros, alegando que se Ele ensinar, terá que perdoá-los. Exatamente neste fato está a devida explicação sobre elas. Se elas fossem ensinadas, não teríamos a capacidade de aprender. É o mesmo problema daquela mãe que faz o exercpicio da escola para o filho.
Infelizmente, 2000 anos depois ainda não conseguimos interpretá-la. Existem sómente lampejos.

2006-09-17 15:26:02 · answer #8 · answered by sctorquato 6 · 0 0

PARABULAS ERA PARA QUEM TIVESSE O ESPIRITO PUDESSE ENTENDER E QUEM NAO TIVESSE BUSCARIA AO POVO DE DEUS PARA ENTENDELAS POIS AUNÇAO DO ESPIRITO NOS CAPACITA A ENTENDER OS MISTERIOS DE DEUS

2006-09-17 15:23:49 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

Para que o povo entendesse o ponto onde ele cria chegar. Se ele ditasse orderm e lei, ninguem o ia enterder.

2006-09-17 15:23:44 · answer #10 · answered by fatima 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers