English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

seria disfunção da massa muscular, sedentarismo, ou atrofiamento dos nervos.

2006-09-17 00:03:49 · 6 respostas · perguntado por magrelu 3 em Saúde Saúde e Bem-Estar Dor e Gerenciamento da Dor

6 respostas

Uma das contusões muito conhecidas por quem pratica esporte é a cãibra, uma contração muscular involuntária, geralmente muito dolorosa.
Muitas podem ser as causas, sendo as mais conhecidas, com as quais estamos mais acostumados a presenciar ou até mesmo já ter passado por elas, são as ligadas à atividade física. Geralmente a origem é por excesso de atividade muscular gerando um desequilíbrio nos líquidos corporais e perda excessiva de eletrólitos e outros sais minerais, principalmente nos dias de muito calor. Pode ocorrer também nos destreinados e afoitos que se aventuram naquelas “peladinhas” de fim de semana e resolvem querer “tirar o atraso” num único dia. A segunda-feira, além do dia mundial da preguiça, costuma ser, nas empresas, o dos “peladeiros” estropiados.

Não menos comum, ligada à perda de sais, é quando atletas que praticam esporte por categoria de peso resolve cometer a burrice de usar diuréticos para diminuir o peso corporal para competir numa categoria inferior.

Existem outras causas não ligadas ao esporte: doenças vasculares, problemas estáticos que obrigam o uso mais evidente de um segmento corporal (desvios patelar e ou pernas genuvaro ou genuvalgo, desvio sagital ou hiperextensão do joelho), movimentos repetitivos e ou estáticos no trabalho e gestantes. Podem ocorrer também por efeito colateral de alguns medicamentos, por hipoglicemia ou doenças neuromusculares.

As cãibras geralmente acontecem nos músculos das extremidades, como por exemplo os gastrocnêmios (batata das pernas) ou no abdome que também existem alguns registros significativos. Atualmente nas academias, o maior índice tem sido atribuído à galera mais afoita do spining.

Se a atividade física for intensa, sem a musculatura estar preparada, a insistência dessa situação, a cãibra pode ocorrer ainda durante a atividade como por vezes vemos no futebol na telinha. Durante o repouso, ou mesmo o sono não é menos raro, sendo o indício claro de ter havido excessos.

Qualquer pessoa independente de ser ou não atleta pode ser acometida por esse tipo de cãibra ligada ao esporte. A característica principal é o excesso de uso e ou desequilíbrio hídrico e salino. Uma simples corridinha pode representar muito para o sedentário e uma maratona pode não significar nada para o treinado.

As prevenções depende da causa. As de origem esportiva são: repouso, toalhas quentes, massagens suaves e relaxantes musculares e ou complexo “B” receitados por médico. Já os venotrópicos são receitados para as de origem patológica. Atletas com tendência à cãibra devem descansar e estar bem hidratado antes das provas.

2006-09-17 00:12:34 · answer #1 · answered by Klebao 4 · 0 0

É a cotração dos tendões do corpo que pode ser causado pelo sedentarismo

2006-09-17 07:58:33 · answer #2 · answered by JoJo 2 · 0 0

Caro amigo já sofri e sofro só que agora bem mais moderada.não adianta você ir ao médico eles não vão poder te ajudar.Tem médico que até leva na brincadeira quando um paciente reclama de cãibras.Vão mandar você tomar potássio ou comer banana que é rica em potássio;vê o caso do tenista Guga come banana igual um maluco.(sofre desse mal).Veja seu nível de gricoce,pode ser diabetes.As minhas cãibras estão completamente controladas.Sabe como?banana com leite a banana tem potássio e o leite tem cálcio e o cálcio é um condutor de eletricidade e obviamente associado com o potássio adeus cãimbras..

2006-09-17 07:48:37 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

É uma contração muscular involuntátia causada pelo acumulo de ácido lático nos musculos, ela acontece geralmente após um estresse da musculatura depois da prática de algum tipo de atividade física,

2006-09-17 07:33:14 · answer #4 · answered by black falcon 2 · 0 0

Parece ser uma contração muscular por falta de vitamina K. Já tive cãibra no dedão do pé, que fica virado para cima e dói muito. Esta noite tive na batata da perna e doeu horrores. Como não encontrei o álcool canforado para passar na perna, depois que passou a dor, virei para o lado e continuei a dormir.

2006-09-17 07:19:27 · answer #5 · answered by Gabriel VI 7 · 0 0

minha sogra tem na lingua..

2006-09-17 07:04:49 · answer #6 · answered by robteiro 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers