English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

VOMOS FAZER UM ESTUDO APARTIR DESTE PONTO PARA DERRUBAR MUITAS CRENDISSES.

2006-09-16 01:22:43 · 2 respostas · perguntado por Theos 6 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

2 respostas

As primeiras tradições, a Javista e a Eloísta, passaram a partir de então, a constar em rolos ou pergaminhos, vindo depois a sacerdotal e posteriormente a deuteronômica a ser também transcrita em épocas menos distantes.

A TRADIÇÃO JAVISTA
Esta tradição que remonta aos tempos mais antigos (século X a.C), predomina o nome Javé para designar Deus, que é mostrado como muito próximo ao homem. Com característica simbolista e antropomórfica (homem) o que sinal é de antiguidade. Teve origem do reino de Judá (reino do sul) com Salomão, e é simbolizada com o código J.
Podemos chamar os homens que usavam essa tradição passando-as de uma geração para outra, de javistas.
Os textos bíblicos relacionados a esta tradição, realmente mostram a Deus como dotado de uma intimidade e relação muito forte desde Adão até com os primeiros patriarcas. Em Gênesis encontramos diversas referências que demonstram isso, com por exemplo Deus fechando a porta da Arca (7,16) e visitando e ceando com Abraão (18,1-8).
A tradição Javista, nos mostra acontecimentos com vivacidade e dramaturgia. Podemos exemplificar isso, com a visita do Senhor a Abraão em Gênesis 18 e as pragas do Egito em Êxodo 7,8-10,29.

A TRADIÇÃO ELOÍSTA
Também do século X a.C, porém posterior a tradição javista. Assim denominada por chamar Deus de Elohrim. Um Deus transcendente, cujo nome não deve ser pronunciado, e com relação menos íntima com o homem, ao qual fala através de sonhos ou servindo-se da intervenção de anjos;
Existia no reino sismático de Samaria. Ao contrário da javista não usa tanto o antropomorfismo que representa Deus à semelhança de homem. Tem por código E. Quando o Reino de Samaria (reino do norte, parte setentrional da palestina) caiu pelos assírios, o código ou tradição E, foi levado para o reino de Judá, onde houve a fusão com o código J, dando origem ao código JE. Nesta fusão, acredita-se que o documento E, foi menos aproveitado do que J, de tal maneira que algumas de suas características hoje não podem ser mais conhecidas.
O grupo de escritores eloístas que transcreveram esta tradição oral para os rolos ou pergaminhos, relataram sobre os 10 tribos do norte, como os javistas do sul, estes dois grupos evidentemente cada um tornando a sua região mais simpática.
O Grupo dos eloístas, escreveram a história da grande peregrinação do povo pelo deserto. Percebe-se que foi escrito depois do fato acontecido.
Pregavam que Israel precisava retornar ao Sinai para recomeçar a sua história: Reviver a aliança.

2006-09-16 02:57:02 · answer #1 · answered by Arioli 4 · 1 0

Isso é apenas uma tradição de estudiosos. Moisés com certeza não pensava nada disso quando escreveu Genesis.

2006-09-21 12:18:10 · answer #2 · answered by jvcrdb 7 · 1 0

fedest.com, questions and answers