English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-09-15 18:10:12 · 25 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

25 respostas

"Jeová"

2006-09-15 18:24:54 · answer #1 · answered by ? 1 · 0 0

cara a melhor resposta que eu achei foi de um carada.

olha Deus tinha um nome sim. mas como o Nome de Deus era tão sagrado que quando os copistas iam escrever o nome DELE havia um certo ritual de purificação. é galera os caras lá queimavam ate a roupa para escrever o nome Dele.

com o medo dos copistas o nome de DEus foi se perdendo, e acabouse virando 5 letrinhas consonantais. ou seja como é que eu formo uma palavra com 5 consonanatis.

impossível. por isso que o povo ai gosta de chamar jeová, javé, shalhom e varios outros ai,
quer saber isso não importa o que importa é se você o ama e que o nome dele(que é amor) esteja gravado em seu coração.

ate mais e que paz do Senhor esteha com você que esta lendo essa mensagem agora.

2006-09-15 19:33:03 · answer #2 · answered by Etutoriais.net 7 · 1 0

o Tetragrama Sagrado יהוה ou seja, HWHY.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tetragrama

a Famosa Biblia Hebraica com citando o Nome Divino 6.800 vezes
http://www.scripture4all.org/OnlineInterlinear/Hebrew_Index.htm

Manunscrito da Septuaginta Grega do Sec.1 Com o Nome Divino
http://www.eliyah.com/lxx.html

A importancia de Usar o Nome Divino
http://watchtower.org/languages/portuguese/library/g/2004/1/22/article_01.htm

O nome Divino na Biblia Catolica _ (Jave)
http://www.bibliacatolica.com.br/01/2/3.php

O Nome Divino na Bilbia Joao Ferreira de Almeida Corrigida (Jeova)
http://protestantes.renascebrasil.com.br/bibliaonline/exodo/6.htm

O nome Divino na Biblia Catolica _ (Jehovah) Versao Rei Jaime (Ingles) Salmo 83:18
http://www.bibliacatolica.com.br/07/21/83.php


O Nome de Deus na famosa La Santa Biblia - Version Reina-Valera 1909 (Jehová) centenas de vezes
http://www.nathan.co.za/biblespa.asp?chapter=53

2006-09-16 04:16:42 · answer #3 · answered by David 4 · 0 0

Primeiro alguns pontos interessantes: em 1878, Wellhausen publicou sobre a história do povo de Israel e delineou quatro fontes documentais chamadas "J", "E", "D" e "P".
J - Javista ou Jeovista, descreve Deus numa linguagem antropomórfica.
E - Eloísta (de Elohim), parte do suposto de que não devemos usar o nome de Deus em vão.
D - escola Deuteronomista, cujo centro são os cap. 5 ao 26 e o 28 do livro de Deuteronômio.
P - Priestly, obra de um grupo sacerdotal, cujos interesses centrais se evidenciam nos rituais, leis, sacrificios e outras regulamentações.
Postular essas quatro fontes, entretanto, não conseguem resolver a origem do material bíblico porque os escritores se basearam em materiais históricos e legais, transmitindo por muitas gerações, antes de serem escritos. Além de tudo isso, já não se admite mais, como o admite o erudito Wellausen, que os quatro documentos representam estágios sucessivos numa evolução unilinear de idéias bíblicas do primitivo ao avançado, a culminar na redação final sacerdotal cujas crenças refletiam elaboradas concepções religiosas israelitas depois do ano 587 aC.
Vamos ao que interessa agora: Embora a Bíblia registre vários livros de Deus, cita especificamente um nome de Deus no singular, como por exemplo, na seguinte declaração: "Não tomarás o NOME do Senhor teu Deus em vão porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu NOME em vão" entre outras citações referindo-se como "NOME".
Nessas citações o NOME vale por toda manifestação de Deus em sua revelação com o povo, ou simplesmente pela pessoa, de maneira que se constitui sinônimo de Deus.
Os nomes de Deus constituem uma grande dificuldade para a compreensão humana. Deus é INCOMPREENSÍVEL, infinitamente exaltado acima de tudo o que é temporal; mas em seus nomes Ele desce a tudo o que é finito e se assemelha ao homem. Se designar Deus com nomes antropomórficos implica limitar Deus, como afirmam alguns, então com maior razão e em maior grau é revelar-se Deus na sua criação. Neste caso o mundo não revela, mas esconde Deus: o homem não está relacionado com Deus, mas simplesmente forma uma antítese a ele, e ficamos encerrados num sistema agnóstico sem esperança.
Vejamos agora os nomes de Deus:
El - ser o primeiro, ser o principal, ser forte.
Elohim - ser supremo, plural de Eloha.
Ho - ELE, em hebraico, em aramaico, em siríaco, em etíope, em árabe, e em persa é = GODA (GOD em inglês e GOTT em alemão) deriva também do pronome reflexivo absoluto que significa ELE MESMO.
Yah - Vida absoluta.
Yahweh - Nome inefável de Deus.
Elyon - o Altíssimo.
Adonay - governante.
Shadday - Todo poderoso.
Resumindo e finalizando: Da força de todos estes nomes podemos supor que, com toda probabilidade, o NOME deriva de uma forma arcaica daquele verbo HAVAH. No que se refere à forma, pode ser considerado como a terceira pessoa do singular ou incompleto grau "qal". O sentido é explicitado em Êxodo 3.14, onde se traduz "EU SOU O QUE SOU" ou "EU SEREI O QUE SEREI". Assim interpretando, o NOME indica a imutabilidade de Deus. Todavia não se aponta para a imutabilidade de seu ser essencial, mas tão somente a imutabilidade de sua relação com seu povo. O NOME contém a segurança de que Deus será para o povo como o foi para seus patriarcas.
Um abraço.

2006-09-16 03:54:28 · answer #4 · answered by caloroso 2 · 0 0

1. Que é Deus?

"Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas"

2. Que se deve entender por infinito?

"O que não tem começo nem fim: o desconhecido; tudo que é desconhecido é infinito."

3. Poder-se-ia dizer que Deus é o infinito?

"Definição incompleta. Pobreza da linguagem humana, insuficiente para definir o que está acima da linguagem dos homens."
Deus é infinito em Suas perfeições, mas o infinito é uma abstração. Dizer que Deus é o infinito é tomar o atributo de uma coisa pela coisa mesma, é definir uma coisa que não está conhecida por uma outra que não está mais do que a primeira.

Provas da existência de Deus

4. Onde se pode encontrar a prova da existência de Deus?

"Num axioma que aplicais às vossas ciências. Não há efeito sem causa. Procurai a causa de tudo o que não é obra do homem e a vossa razão responderá."

Para crer-se em Deus, basta se lance o olhar sobre as obras da Criação. O Universo existe, logo tem uma causa. Duvidar da existência de Deus é negar que todo efeito tem uma causa e avançar que o nada pôde fazer alguma coisa.

5. Que dedução se pode tirar do sentimento instintivo, que todos os homens trazem em si, da existência de Deus?

"A de que Deus existe; pois, donde lhes viria esse sentimento, se não tivesse uma base? É ainda uma conseqüência do princípio - não há efeito sem causa."

6. O sentimento íntimo que temos da existência de Deus não poderia ser fruto da educação, resultado de idéias adquiridas?

"Se assim fosse, por que existiria nos vossos selvagens esse sentimento?"

Se o sentimento da existência de um ser supremo fosse tão-somente produto de um ensino, não seria universal e não existiria senão nos que houvessem podido receber esse ensino, conforme se dá com as noções científicas.

7. Poder-se-ia achar nas propriedades íntimas da matéria a causa primária da formação das coisas?

"Mas, então, qual seria a causa dessas propriedades? É indispensável sempre uma causa primária."

Atribuir a formação primária das coisas às propriedades íntimas da matéria seria tomar o efeito pela causa, porquanto essas propriedades são, também elas, um efeito que há de ter uma causa.

8. Que se deve pensar da opinião dos que atribuem a formação primária a uma combinação fortuita da matéria, ou, por outra, ao acaso?

"Outro absurdo! Que homem de bom-senso pode considerar o acaso um ser inteligente? E, demais, que é o acaso? Nada."

A harmonia existente no mecanismo do Universo patenteia combinações e desígnios determinados e, por isso mesmo, revela um poder inteligente. Atribuir a formação primária ao acaso é insensatez, pois que o acaso é cego e não pode produzir os efeitos que a inteligência produz. Um acaso inteligente já não seria acaso.

9. Em que é que, na causa primária, se revela uma inteligência suprema e superior a todas as inteligências?

"Tendes um provérbio que diz: Pela obra se reconhece o autor. Pois bem! Vede a obra e procurai o autor. O orgulho é que gera a incredulidade. O homem orgulhoso nada admite acima de si. Por isso é que ele se denomina a si mesmo de espírito forte. Pobre ser, que um sopro de Deus pode abater!"

Do poder de uma inteligência se julga pelas obras. Não podendo nenhum ser humano criar o que a Natureza produz, a causa primária é, conseguintemente, uma inteligência superior à Humanidade.

Quaisquer que sejam os prodígios que a inteligência humana tenha operado, ela própria tem uma causa e, quanto maior for o que opere, tanto maior há de ser a causa primária. Aquela inteligência superior é que é a causa primária de todas as coisas, seja qual for o nome que lhe dêem.



Atributos da divindade

10. Pode o homem compreender a natureza íntima de Deus?

"Não; falta-lhe para isso o sentido."

11. Será dado um dia ao homem compreender o mistério da Divindade?

"Quando não mais tiver o espírito obscurecido pela matéria. Quando, pela sua perfeição, se houver aproximado de Deus, ele o verá e compreenderá."

A inferioridade das faculdades do homem não lhe permite compreender a natureza íntima de Deus. Na infância da Humanidade, o homem O confunde muitas vezes com a criatura, cujas imperfeições lhe atribui; mas, à medida que nele se desenvolve o senso moral, seu pensamento penetra melhor no âmago das coisas; então, faz idéia mais justa da Divindade e, ainda que sempre incompleta, mais conforme à sã razão.

12. Embora não possamos compreender a natureza íntima de Deus, podemos formar idéia de algumas de Suas perfeições?

"De algumas, sim. O homem as compreende melhor à proporção que se eleva acima da matéria. Entrevê-as pelo pensamento."

13. Quando dizemos que Deus é eterno, infinito, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom, temos idéia completa de Seus atributos?

"Do vosso ponto de vista, sim, porque credes abranger tudo. Sabei, porém, que há coisas que estão acima da inteligência do homem mais inteligente, as quais a vossa linguagem, restrita às vossas idéias e sensações, não tem meios de exprimir. A razão, com efeito, vos diz que Deus deve possuir em grau supremo essas perfeições, porquanto, se uma Lhe faltasse, ou não fosse infinita, já Ele não seria superior a tudo, não seria, por conseguinte, Deus. Para estar acima de todas as coisas, Deus tem que se achar isento de qualquer vicissitude e de qualquer das imperfeições que a imaginação possa conceber."

Deus é eterno. Se tivesse tido princípio, teria saído do nada, ou, então, também teria sido criado, por um ser anterior. É assim que, de degrau em degrau, remontamos ao infinito e à eternidade.

É imutável. Se estivesse sujeito a mudanças, as leis que regem o Universo nenhuma estabilidade teriam.

É imaterial. Quer isto dizer que a sua natureza difere de tudo o que chamamos matéria. De outro modo, ele não seria imutável, porque estaria sujeito às transformações da matéria.

É único. Se muitos Deuses houvesse, não haveria unidade de vistas, nem unidade de poder na ordenação do Universo.

É onipotente. Ele o é, porque é único. Se não dispusesse do soberano poder, algo haveria mais poderoso ou tão poderoso quanto ele, que então não teria feito todas as coisas.

As que não houvesse feito seriam obra de outro Deus.

É soberanamente justo e bom. A sabedoria providencial das leis divinas se revela, assim nas mais pequeninas coisas, como nas maiores, e essa sabedoria não permite se duvide nem da justiça nem da bondade de Deus.

2006-09-16 03:27:15 · answer #5 · answered by Antonio Vieira Sobrinho 7 · 0 0

Deus maiúculo é Jeová,Adonai,Alá.

2006-09-16 00:53:02 · answer #6 · answered by ozeiasops 3 · 0 0

Quem é esse cara? Se aparecer algum por aí, me avise!...

2006-09-16 00:52:17 · answer #7 · answered by Anonymous · 1 1

As Escrituras Sagradas afirmam : ele será chamado como Maravilhoso, Conselheiro , Deus Forte , O Pai da Eternidade E O Príncipe da Paz : O que tem o governo nos teus ombros

2006-09-16 00:51:56 · answer #8 · answered by Katia S 1 · 0 0

segundo a traduçao original o nome de DEUS é YAWEH traduzindo seria JAVÉ jeová significa senhor e não DEUS.

2006-09-16 00:17:48 · answer #9 · answered by vanderley r 3 · 0 0

Salmos 83:18 = Para que todos saibam que tu cuja o nome é Jeová somente tu és o altíssimo sobre toda a terra.
Para as bíblias cuja a tradução usa o nome de Deus como SENHOR, procure no índice que acharás o nome Javé, traduzido para o português Jeová.

2006-09-15 23:08:36 · answer #10 · answered by Pyru 5 · 0 0

Você pode chamá-Lo do que quiser, mas Ele só vai escutá-lo se usar o coração.

2006-09-15 22:49:20 · answer #11 · answered by iluminado 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers