English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O que acontece com o músculo?
Quais os cuidados necessários?

2006-09-15 06:50:05 · 29 respostas · perguntado por Anonymous em Saúde Saúde e Bem-Estar Lesões e Ferimentos

29 respostas

Só completando a resposta do João José da Silva, por sinal, na minha opinião, a melhor resposta.

No item 2) também é provocada por esforço físico além da capacidade (ou o lesado está sem condicionamento físico para o esforço que fez ou fez atividades sem fazer os devidos alongamentos).

MUITA PAZ!

2006-09-15 23:35:29 · answer #1 · answered by Anonymous · 9 1

Mecanismos de Lesão Muscular
As lesões musculares podem ocorrer por diversos mecanismos, seja por trauma direto, laceração ou isquemia. Após a lesão, inicia-se a regeneração muscular, com uma reação inflamatória, entre 6 e 24 horas após o trauma. O processo de cicatrização inicia-se cerca de três dias após a lesão, com estabilização em duas semanas. A restauração completa pode levar de 15 a 60 dias para se concretizar.
As principais causas de lesão são o treinamento físico inadequado, a retração muscular acentuada, desidratação, nutrição inadequada e a temperatura ambiente desfavorável.
As lesões musculares podem ser classificadas em quatro graus: grau 1 é uma lesão com ruptura de poucas fibras musculares, mantendo-se intacta a fáscia muscular; grau 2 é uma lesão de um moderado número de fibras, também com a fáscia muscular intacta; lesão grau 3 é a lesão de muitas fibras acompanhada de lesão parcial da fáscia; grau 4 é a lesão completa do músculo e da fáscia (ou seja, ruptura da junção músculo-tendínea.
O lesão muscular por estiramento pode ocorrer nas contrações concêntricas ou excêntricas, sendo muito mais comum nesta última, com a falha freqüentemente ocorrendo na junção miotendínea.
O diagnóstico é realizado pelo exame clínico, em que se percebe a nítida impotência funcional e pelos exames complementares que podem auxiliar também no tratamento e na prevenção de novas lesões.
Exames laboratoriais, como de Sódio, Potássio, Cálcio, Fosfato, Magnésio, VHS, podem ser úteis em determinadas situações, a critério do médico.
Na suspeita de uma doença da tireóide, em que podem ocorrer lesões musculares de repetição, pode se solicitar exames de marcadores desta glândula.
Na suspeita de lesões ósseas, como avulsões, os exames radiográficos podem ser úteis.
A Ultrassonografia, a Tomografia e a Ressonância Magnética também podem ser consideradas para auxiliar no diagnóstico e tratamento, tendo em vista que a correta localização anatômica da lesão é fundamental para o tratamento e previsão de retorno ao esporte.

Prevenção de lesões musculares
As lesões musculares podem ser evitadas através de um bom condicionamento físico, aeróbico, trabalhando a força muscular adequadamente e mantendo um bom alongamento da musculatura esquelética.

Tratamento
A imobilização do músculo após a lesão, como em qualquer outro tecido, pode levar a atrofia e portanto deve ser evitada. A perda de massa muscular ocorre rapidamente e depois tende a estabilizar e a perda de força ocorre simultaneamente. A resistência à fadiga diminui rapidamente.
Já a mobilização precoce aumenta a resistência das fibras à tensão, melhora a orientação das fibras e mantém uma adequada vascularização do músculo, evitando a atrofia muscular.
Deve-se instituir de imediato a aplicação de gelo local, repouso relativo e medicações anti-inflamatórias. Após dois a três dias inicia-se então o tratamento fisioterápico, com ênfase na mobilidade e fortalecimento muscular e melhoria da resistência. A seguir trabalha-se a propriocepção e o condicionamento geral do atleta, inclusive aeróbico e o retorno gradativo às atividades, com liberação completa ao esporte quando o atleta se encontrar nas mesmas condições pré-lesão e sentir segurança para retornar.
Para o retorno do atleta à atividade, este deve possuir uma amplitude de movimento articular normal, estar completamente sem dor, edema ou derrame, com uma força muscular de no máximo 20% da normal e condicionamento cardio-respiratório normal.

2006-09-17 11:57:00 · answer #2 · answered by V. A. 3 · 4 0

Pode ocorrer três formas: 1) estiramento (as fibras musculares se alongam); 2) inflamação (as fibras incham - pancadas provocam); e rompimento....Ok?

2006-09-15 06:54:09 · answer #3 · answered by João José da Silva 4 · 3 1

Este tipo de lesão pode afastar o atleta por um tempo significativo do esporte, podendo causar uma incapacidade física grave.
As lesões musculares por trauma direto são mais comuns em esportes de contato ou em quedas, como as contusões ou lacerações.
As lesões indiretas, como os estiramento, ocorrem principalmente em esportes que exigem grande potência muscular, como o ciclismo e a corrida.
O estiramento muscular ocorre quando o músculo é exigido além da força que suas fibras podem gerar, geralmente em movimentos de desaceleração ou por traumas repetitivos. Existem grupos musculares mais propensos à lesão, como os músculos posteriores da coxa, o gastrocnêmio, os adutores do quadril e o reto femural.

Tratamento imediato:

● gelo local – 20 minutos 3 X ao dia – ajuda a diminuir o processo inflamatório;

● medicamento anti-inflamatório ou relaxante muscular (uso oral e/ou tópico);

● repouso relativo – depende da gravidade da lesão e do tempo de cicatrização;
Após 2 ou 3 dias deve-se iniciar o tratamento fisioterapêutico, com ênfase na mobilidade, fortalecimento muscular e melhora da resistência, buscando a funcionalidade total do atleta.

2006-09-16 07:18:09 · answer #4 · answered by Menina Decente 2 · 1 0

Lesão muscular normalmente é quando ocorre uma pancada no local, o musculo sofre uma bancada e fica machucado e impossibilitado de fazer alguns movimentos.
Os cuidados necessarios são colocar gelo no local e fazer bastante compressa!

2006-09-18 01:30:18 · answer #5 · answered by Chl_Spin 1 · 0 0

lesao muscular e quando o musculo sofre impacto ou quando acontece na maioria das vezes uma cainbra mais sempre aconteçe quando sofre uma pancada forte e para cuidar e usar gelol e enfaixar e deitar ai o musculo vai se contrair e vai melhorar.. xau

2006-09-18 01:01:26 · answer #6 · answered by wallasbruno 2 · 0 0

Dano ou Prejuízo,ofensa a saúde ou a integridade corporal do musculo.Uma alteração muscular prejudica na pratica de esportes e etc..

Vc tem que passar gelo ou uma coopreça de folha de gengibre!!


Ei escolhe a minha resp melhor!!

2006-09-17 12:27:27 · answer #7 · answered by Ninho 1 · 0 0

eh uma lesão q ocorre no musculo.
o musculo fica lesionado!!!
ir ao medico!!!

2006-09-17 08:08:52 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Lesão:
É um comprometimento da função muscular por processos inflamatorios - infecciosos ou por uma ação traumática ou degenerativa.

O que acontece com o músculo:
O resultado da lesão é que o músculo perde a sua função, total ou parcialmente.

Os cuidados necessários:
O primeiro cuidado é o de procurar um profissional de saúde, de preferência um médico fisiologista, pois estes profissionais estão acostumados a tratar estas lesões em desportistas.

Procure sempre um bom médico!

2006-09-17 06:58:19 · answer #9 · answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7 · 0 0

É uma anormalidade que pode ocorrer em um músculo qualquer , podendo ser: a) Luxação: O músculo fica inchado devido a uma pancada(por exemplo).b)Estiramento: O músculo se distende além do normal, como em um esforço para alcançar uma bola, por exemplo.Fazer um aquecimento é sempre recomendado.

2006-09-15 09:33:10 · answer #10 · answered by ? 4 · 1 1

fedest.com, questions and answers