English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Definição Agnostica : definiu o agnóstico como alguém que nega tanto o Ateísmo como o Teísmo e que acredita que a questão da existência ou não de um poder superior (Deus) não foi nem nunca será resolvida. Em outras palavras, um agnóstico é alguém que acredita que nós não sabemos nem poderemos saber se um deus existe.

O agnóstico, à primeira vista, opõe-se não propriamente a Deus, mas sim à possibilidade de a razão humana conhecer tal entidade (gnose tem a sua origem etimológica na palavra grega que significa «conhecimento»). Para os agnósticos, assim como não é possível provar racionalmente a existência de Deus, é igualmente impossível provar a sua inexistência, logo, constituindo um labirinto sem saída a questão da existência de Deus, não se deve colocar sequer como problema, já que nenhuma necessidade prática nos impele a embrenharmo-nos em tal tarefa estéril.

Me convença da diferença...........me convença que agnostica nao é a mesma coisa que Ateismo.........

2006-09-15 05:59:21 · 12 respostas · perguntado por Raquelzinha 2 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

O ateísmo é considerado como uma posição ideológica em relação à crença em deuses. Não pode ser considerado como um tipo específico de religião já que, na maioria das definições aceitas, para que uma dada perspectiva seja classificada como tendo caráter religioso, esta deve ter como elemento central um ou mais deuses, ou entidades divinas.

O ateísmo também não é uma visão do mundo ou um modo de vida: existem ateus com os mais diversos gostos musicais, preferências políticas, clubes de futebol, escolhas morais, etc. Além disso, o indivíduo ateu não é necessariamente ligado ao comunismo ou a qualquer outro sistema particular de organização social. Os ateus representam muitas vertentes do espectro político. Obviamente, o fato dos ateus discordarem das idéias de pessoas religiosas não significa que defendam a perseguição dos religiosos - embora algumas correntes políticas tenham optado pela repressão, como na antiga União Soviética.

C/ PODE O ATEISMO NAO SER CONSIDERADA COMO UMA RELIG ?

2006-09-15 06:02:47 · update #1

12 respostas

Excelente a sua pergunta. Não sou nenhuma conhecedora do assunto mas, até onde estudei na faculdade, a diferença básica é que, o ateu nega peremptoriamente a existência de deus. O agnóstico fica "em cima do muro". Nem acredita, nem desacredita. Ele se dá o benefício da dúvida. Meu marido poderia ser considerado um agnóstico. Ele costuma dizer que não nega pois ninguém provou que não existe e também não acredita pois ninguém provou que existe.

2006-09-15 06:12:09 · answer #1 · answered by Mimi 3 · 1 0

Considero que essas diferenças estão no campo filosófico, ou seja, muito mais ligadas às perguntas que fazemos do que nas respostas que oferecemos!
Eu sou pagão, praticante da bruxaria primitiva, é muito comum que pessoas ignorantes me considerem ateu ou satanista, só pelo fato de eu não ser cristão!
Minha opinião, e realmente é só uma opinião, pois não conheço a fundo nenhum dos dois pensamentos que você propõe, é de que o Ateu não acredita na existência de divindades, atribuindo à leis fisico-químicas toda a existência, sem um criador intelectual para tudo o que existe!Tudo seria obra do acaso?
Já o Agnóstico simplesmente não nega nem defende uma ou outra possibilidade, simplesmente por se tratar de um assunto que nossa ciência ainda não tem como comprovar!
Não sei se me aproximei da verdade, coisa que duvido, pois você só terá esclarecimentos de um Ateu e de um Agnóstico, mas registrei minha opinião visando apenas enriquecer o debate, ok?
Um abraço!

2006-09-15 13:17:33 · answer #2 · answered by Dhraxlu 5 · 2 0

Pra você entender. o Agnóstico é também Ateu. O Ateu não é necessariamente Agnóstico.
Ou explicando:
O Ateu é um agnóstico somente relativo a deus... Deu pra entender?
Mais uma: Agnóstico não acredita em p. nenhuma! . Ateu não acredita em deus. Em outras coisas depende de melhor avaliação...
Agnóstico é um incrédulo em tudo que não pode ser provado
Ateu um incrédulo em deuses.

Agora vou te dar o dicionário Houaiss:

Agnosticismo: doutrina que reputa inacessível ou incognoscível ao entendimento humano a compreensão dos problemas propostos pela metafísica ou religião (a existência de Deus, o sentido da vida e do universo etc.), na medida em que ultrapassam o método empírico de comprovação científica.

Ateísmo: doutrina ou atitude de espírito que nega categoricamente a existência de Deus, asseverando a inconsistência de qualquer saber ou sentimento direta ou indiretamente religioso, seja aquele calcado na fé ou revelação, seja o que se propõe alcançar a divindade em uma perspectiva racional ou argumentativa.

Em tempo: Ateus também não acreditam em demônios e coisas do tipo.

Beijos

2006-09-15 15:29:59 · answer #3 · answered by Anonymous · 1 0

o ateu por definição e alguém que duvida não apenas de Deus, mas de qualquer fenomenologia etérea e imaterial
o agnosticismo e uma fenomenologia fundamentada no racionalismo, no qual se pode afirmar a existência ou não de algo apenas com a existência de provas, não se podendo provar materialmente a existência de Deus, muito menos sua não existência, o agnosticismo fica, digamos, em cima do muro, não podendo afirmar em uma coisa nem outra. outra definição muito aceita se refere aqueles que acreditam em Deus, mas não em sua influencia no mundo

2006-09-15 14:52:26 · answer #4 · answered by Reladarion 5 · 1 0

Não dê uma olhada
O que é Ateísmo?

O ateísmo é caracterizado pela ausência da crença na existência de quaisquer deuses. A descrença geralmente vem de uma decisão deliberada ou de uma dificuldade para acreditar nos ensinamentos religiosos que parecem literalmente inverossímeis. Não se trata simplesmente da descrença advinda do desconhecimento sobre as religiões.

Alguns ateus vão além da mera descrença: afirmam categoricamente que não existem deuses particulares ou quaisquer deuses. A simples descrença em deuses é comumente denominada “ateísmo passivo”; o “ateísmo ativo” seria literalmente acreditar que não há (ou é impossível existir) deuses.

Em relação às pessoas que nunca tiveram contato com a idéia de “Deus”: se são “atéias” ou não, isso é matéria para debate. Mas já que provavelmente não encontraremos qualquer indivíduo nessa situação, promover tal debate passa a ter pouca importância.

É importante salientar a diferença entre os ateísmos “ativo” e “passivo”. O “ateísmo passivo” trata-se simplesmente de ceticismo; descrença na existência de Deus. O “ateísmo ativo” afirma positivamente a inexistência de Deus. Não cometa o equívoco de classificar todos ateus como “ativos”. Há uma diferença qualitativa entre as posições “ativa” e “passiva”, não se trata tão-somente de uma variação no grau de “intensidade ateística”.

Alguns ateus acreditam na inexistência de todos deuses; outros se limitam a deuses específicos, como o Deus cristão, em vez de fazer negações generalizadas.


--------------------------------------------------------------------------------

Não crer em Deus não significa a mesma coisa que acreditar em sua inexistência?

Definitivamente não. Descrer significa não julgar ser verdade. Não crer que algo é verdade não equivale à crença em sua falsidade; certos indivíduos simplesmente dizem não saber se isso é verdade ou não, o que nos leva ao agnosticismo.


--------------------------------------------------------------------------------

O que é Agnosticismo?

O termo “agnosticismo” foi cunhado pelo professor T.H. Huxley em uma reunião da Sociedade Metafísica em 1876. Ele definiu um agnóstico como alguém que nega tanto o “ateísmo ativo” quanto o teísmo, e também que acreditava que a questão da existência de uma força superior não foi e nunca poderá ser resolvida. Outra definição para agnóstico é alguém que acredita ser impossível saber com certeza se Deus existe.

Desde essa época, entretanto, o termo agnóstico também foi utilizado para designar aqueles que não julgavam a questão intrinsecamente incognoscível, mas também alegavam que as evidências contra Deus eram inconclusivas, permanecendo, então, neutros sobre o assunto.

Para reduzir a confusão acerca do termo “agnosticismo” recomenda-se nomear a definição original como “agnosticismo estrito” e a segunda como “agnosticismo empírico”.

Palavras são traiçoeiras e a linguagem abunda em imprecisões. Mantenhamo-nos, então, longe da idéia de podermos deduzir o ponto de vista filosófico de alguém simplesmente baseados no fato dele denominar-se ateu ou agnóstico. Por exemplo, muitas pessoas usam o termo agnosticismo no sentido de “ateísmo passivo” e a palavra “ateísmo” designando “ateísmo forte”.

A palavra “ateu” possui várias significações, e assim fica muito difícil fazer qualquer generalização. Tudo que pode ser dito com segurança é que ateus não crêem em Deus. Por exemplo, certamente nem todos julgam que a ciência é o melhor método para desvendar os segredos do Universo.


--------------------------------------------------------------------------------

O que significa a expressão “livre-pensador”?

Um livre-pensador é alguém que está preparado para considerar qualquer possibilidade. Uma pessoa que determina quais idéias estão certas ou erradas através da razão, valendo-se de um conjunto de regras consistentes, como, por exemplo, o método científico.


--------------------------------------------------------------------------------

Quais são as bases ou justificativas filosóficas do ateísmo?

Há muitas justificativas filosóficas para o ateísmo. O modo mais eficiente para descobrir por que algum indivíduo tornou-se ateu certamente é perguntar diretamente a ele.

Muitos ateus acham que a idéia de Deus, tal como apresentada pelas religiões, é autocontraditória e assim seria logicamente impossível a existência de tal Deus. Outros são ateus devido ao ceticismo, porque não vêem evidências da existência divina.

Obviamente, algumas pessoas são ateístas sem qualquer justificativa muito consistente. Para outros ser ateu é simplesmente uma questão de bom senso.

2006-09-15 13:14:05 · answer #5 · answered by Simghelo 3 · 1 0

Ateu não acredita em nenhum deus(es). Agnosticos não sabem e dizem que ninguém poderá saber.

Ateísmo não é religião porque não possui deuses, entidades sobrenaturais e nem dogmas (verdades absolutas).

2006-09-15 13:12:10 · answer #6 · answered by Jeanioz 5 · 1 0

ateismo nega uma religiao, nega a um deus....o agnostico como vc mesmo disse nao nega.....so acredita que nao somos capaz de avaliar!!!

2006-09-15 13:03:29 · answer #7 · answered by rafaelzizou 3 · 1 0

???

Você mesma já respondeu sua pergunta! Não entendi porque gastou 5 pontos se já possuia a resposta...

2006-09-15 13:25:02 · answer #8 · answered by Makoto 6 · 0 0

otima pergunta...

sou ateu, porém vou tecer nenhum comentario a respeito...

2006-09-15 13:22:26 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

Nossa é simples..... O ateu (a= não / teo = deus) ele não acredita em Deus. e só, mas ele pode acreditar em outra coisa, acrediatr em gnomos, oua té mesmo nele mesmo. mas o pior de uma pessoa é ser agnostico ( vem de negar tudo e apsotar tb) este não cre em nada. nem nele mesmo. ele ate acha q cre, mas não cre. sabe akela pessoa q não crer nem nela, duvida ate de suas capacidades e ainda diz naum acrediatr em nada? entao este é o agnostico. sem contar q ele aposta a vida dele em muitas coisas, tudo para adquirir algo que não etra. pois fé e esperança andam juntas. e a esperança é a ancora da alma... qdo ele vais e ancorar e para r de navegar sozinho num gande mar?
veja as materias dete site deste cara... e procure ai ele falando disso, ele manja tudo .....

http://www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/buscolunista.php?int1=9

2006-09-15 13:14:25 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers