English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Os portadores do vírus HIV, agente causador da aids (síndrome da imunodeficiência adquirida), são tratados
com os chamados coquetéis antivirais, que combinam drogas inibidoras da transcriptase reversa com drogas inibidoras de proteases. Por que a transcriptase reversa é essencial para que o vírus HIV se multiplique?E Como o vírus HIV causa a imunodeficiência em humanos?

2006-09-15 05:03:00 · 2 respostas · perguntado por . 1 em Saúde Saúde Feminina

2 respostas

Porque todo vírus vem com informação informação genética, e quando eles invadem as células (humanas ou de outros animais) "enganam" a célula e mandam ela produzir o que está escrito no seu código genético. A célula normal tem DNA. Esse DNA é copiado em formato de RNA, e só a partir do RNA a produção das proteínas pode ser feita. O HIV é um retrovírus, ou seja, ele já vem com RNA. Mas esse RNA não pode ser simplesmente usado para produzir as proteínas. Ele tem que ser transformado em DNA (que é a cópia principal, e que fica protegida e não é destruída, ao contrario do RNA), para depois ser re-transformado em RNA, e então poder exercer a sua função. Sem a transcriptase reversa, o RNA do HIV não consegue se transformar em DNA, e assim não se instala de forma definitiva na célula.
O HIV causa a imunodeficiencia nos humanos pois ele se instala exatamente nos linfócitos, que são as células de defesa do organismo. Como essas células de defesa estão dominadas, o organismo fica impossibilitado de se proteger tanto contra o próprio HIV quanto contra outras doenças que possam vir a aparecer.

2006-09-15 05:57:16 · answer #1 · answered by DuDa 2 · 0 0

Porque a transcirptase reversa é essencial para que o virus HIV se multiplique?

Transcriptase reversa:

Transcriptase reversa é uma enzima, que, como o seu nome indica, realiza um processo de transcrição ao contrário - em relação ao padrão celular. Essa enzima polimeriza moléculas de DNA a partir de moléculas de RNA, exatamente o oposto do que geralmente ocorre nas células, nas quais é produzido RNA a partir de DNA.

É exatamente por possuir essa enzima, que atua "ao reverso", que o HIV e outros vírus semelhantes são chamados de retrovírus.

O isolamento desta enzima permitiu a adaptação da tecnologia da PCR, que é destinada a amplificação a partir de moldes de DNA, para permitir a amplificação a partir de moldes de RNA, chamada RT-PCR (=transcrição reversa - PCR).

Ela é encontrada em retrovírus, como o HIV. Após estar na célula-hospedeira a transcriptase reversa utiliza os nucleotídeos presentes no citoplasma para montar uma fita de DNA juntamente a fita de RNA do vírus. A enzima RNAse-H é incumbida de desagregar a fita de RNA por hidrólise e deixar a simples fita de DNA solta no citoplasma. Volta a transcriptase reversa que completa essa fita de DNA, tornando-a a dupla hélice de nucleotídeos a serem integradas no DNA da célula-hospedeira com auxílio da enzima integrase.

O processo de cópia do RNA viral - que demora 6h a partir da entrada do vírus na célula-hospedeira - é extremamente impreciso, gerando um grande número de mutações, benéficas ou maléficas aos vírus

Como o Vírus HIV causa a imunodeficiência em humanos?

O HIV (sigla inglesa para Human Imunodeficiency Virus, em português Vírus da Imunodeficiência Humana) é da família dos retrovírus e o responsável pela SIDA (AIDS). Esta designação contém pelo menos duas sub-categorias de vírus, o HIV-1 e o HIV-2. Entre o grupo HIV-1 existe uma grande variedade de subtipos designados de -A a -J

O vírus foi descoberto pelo cientista francês Luc Montagnier em 1983. O vírus é mais frequentemente transmitido pelo contacto sexual e pelo sangue, característica que faz da AIDS uma DST. Já dentro do corpo o vírus infecta as células designadas como linfócitos T4.

De uma forma geral, o HIV é um retrovírus mutante que ataca o sistema de defesa humano causando a síndrome da imunodeficiência adquirida, a AIDS

2006-09-15 12:31:09 · answer #2 · answered by Carol 4 · 1 0

fedest.com, questions and answers