English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-09-15 05:00:18 · 23 respostas · perguntado por Ora pois! 2 em Saúde Saúde Mental

23 respostas

Transtorno Bipolar é quando uma pessoa muda de humor repetinamente, sem nenhuma lógica. Vai do extremo da felicidade ou extremo da tristeza num período de tempo muito curto... É uma patologia psiquiátrica e deve ser tratada com medicamentos. OK? Um abraço!

2006-09-15 05:04:09 · answer #1 · answered by MagoToni™ 3 · 14 1

Só pra esclarecer uns mitos que foram colocados aqui:

1. O Bipolar NÃO é uma pessoa "falsa", que é uma coisa pela frente e outra pelas costas dos outros.
2. O Bipolar também NÃO muda de humor "derrepente", sendo feliz num dia e depressivo no outro. A mudança de fases pode levar semanas, meses ou até anos. Outra coisa... se o sujeito apresentar APENAS UM episódio maníaco na vida e todo o resto depressivo, ainda assim ele PODE ser Bipolar. Não é 50% maníaco X 50% depressivo.

Nos períodos de depressão, os sintomas geralmente são: perca ou aumento de peso, tristeza aumentada ou sem motivo aparente, insônia ou excesso de sono, desmotivação, perda de vínculos sociais, com a família, amorosos etc.

Nos episódios maníacos, a pessoa tem delírios de grandeza, pode gastar compulsivamente (ou até fazer grandes doações... conheço um caso de um cara que jogou milhares de reais da ponte só porque achou que podia), pode ter comportamento sexual excessivo, tem verborragia (fala demais e compulsivamente), pode ter pensamentos sem nexo, idéias grandiosas achando que é deus, etc etc.

Só mais uma coisa: existe mais de um tipo de Bipolar.

2006-09-15 06:03:26 · answer #2 · answered by Anonymous · 6 1

Meu bem é uma pessoa que tem duas personalidades, muda de comportamento muito rápido, conheço algumas assim e olha tem que ter muita compreensão, essas pessoas tem de tomar um remédio que controla essas mudanças, é meio complicado em uma oportunidade explico melhor,

2006-09-15 05:11:37 · answer #3 · answered by Montaro 3 · 4 1

eh uma pessoa q mora no polo sul e no polo norte ao mesmo tempo. entendeu?................... nem eu!!!

2006-09-15 05:02:54 · answer #4 · answered by Anonymous · 11 9

pow eu acho q e uma pessoa com 2 polos

2006-09-15 05:17:36 · answer #5 · answered by Anonymous · 1 1

QUE POSSUI DISTURBIO MENTAL , APARENTEMENTE É NORMAL, MAS FAZ COISAS ESTRANHAS DE UMA PARA OUTRA NÃO EXISTE UMA CONSTANCIA EM SEU HUMOR, EM 5 MINUTOS CHORA DE REPENTE RI, BRIGA COM TODOS .

2006-09-15 05:13:25 · answer #6 · answered by Guile 3 · 1 1

e uma pessoa louca que num minuto ta alegre e na outra um depre.

2006-09-15 05:08:05 · answer #7 · answered by Thalita M 6 · 2 2

É uma pessoa portadora do transtorno bi-polar.
Esse transtorno se caracteriza por uma ciclagem. Ou seja, se a pessoa não tomar um estabilizador de humor, ela fica ciclando entre o polo mais alto (euforia) e o polo mais baixo (depressão).
Assim, é uma doença extremamente preocupante se não for tratada. Eu sei porque sou portador desse transtorno. E já fiz coisas horríveis quando estava sem medicação e eufórico.Tipo: quebrar o vidro do carro de minha mãe e esbagaçar sua máquina de costura.

2006-09-15 05:07:44 · answer #8 · answered by Resenhista 2 · 2 2

TRANSTORNO BIPOLAR DO HUMOR (PSICOSE MANÍACO-DEPRESSIVA)

Sinônimos e nomes relacionados:

Psicose maníaco-depressiva, transtorno ou doença afetivo bipolar, incluindo tipos específicos de doenças ou transtornos do humor, como ciclotimia, hipomania e transtorno misto do humor.

O que é a doença bipolar do humor:

Até bem pouco tempo conhecida como psicose maníaco-depressiva, a doença bipolar do humor é caracterizada por períodos de um quadro depressivo, geralmente de intensidade grave, que se alternam com períodos de quadros opostos à depressão, isto é, a pessoa apresenta-se eufórica, com muitas atividades, às vezes fazendo muitas compras ou efetuando gastos financeiros desnecessários e elevados, com sentimento de onipotência, quase sempre acompanhados de insônia e falando muito, mais que seu habitual. Esse quadro é conhecido como mania. Tanto o período de depressão quanto o da mania podem durar semanas, meses ou anos. Geralmente a pessoa com essa doença tem, durante a vida, alguns episódios de mania e outros de depressão. É importante ficar claro que mania, no sentido médico, é diferente de mania para o leigo, significando para este hábitos que a pessoa sempre repete.

O que causa a doença bipolar do humor:

A base da causa para a doença bipolar do humor não é inteiramente conhecida, assim como não o é para os demais distúrbios do humor. Sabe-se que os fatores biológicos (relativos a neurotransmissores cerebrais), genéticos, sociais e psicológicos somam-se no desencadeamento da doença. Em geral, os fatores genéticos e biológicos podem determinar como o indivíduo reage aos estressores psicológicos e sociais, mantendo a normalidade ou desencadeando doença. O transtorno bipolar do humor tem uma importante característica genética, de modo que a tendência familiar à doença pode ser observada.

Como se manifesta a doença bipolar do humor:

O mais chamativo da doença bipolar do humor são os episódios de mania que podem alternar-se, geralmente ao longo dos anos, com a depressão. Os episódios começam a manifestar-se em geral por volta dos 15 a 25 anos de idade, com muitos casos de mulheres podendo ter início entre os 45 e 50 anos. A freqüência em homens e mulheres, contudo, é a mesma.

A pessoa apresentando o quadro de mania mostra um humor anormal e persistentemente elevado, expansivo, excessivamente eufórico e alegre, às vezes com períodos de irritação e explosões de raiva, contrastando com um período de normalidade, antes da doença manifestar-se. Além disto, há uma auto-estima grandiosa (com a pessoa sentindo-se poderosa e capaz de tudo), com necessidade reduzida de dormir (a pessoa dorme pouco e sente-se descansada), apresentando-se muito falante, às vezes dizendo coisas incompreensíveis (pela rapidez com que fala), não se fixando a um mesmo assunto ou a uma mesma tarefa a ser feita.

De que outras formas a doença bipolar do humor pode se manifestar:

Existem três outras formas através das quais a doença bipolar do humor pode se manifestar, além de episódios bem definidos de mania e depressão.

Uma primeira forma seria a hipomania, em que também ocorre estado de humor elevado e expansivo, eufórico, mas de forma mais suave. Um episódio hipomaníaco, ao contrário da mania, não é suficientemente grave para causar prejuízo no trabalho ou nas relações sociais, nem para exigir a hospitalização da pessoa.

Uma segunda forma de apresentação da doença bipolar do humor seria a ocorrência de episódios mistos, quando em um mesmo dia haveria a alternância entre depressão e mania. Em poucas horas a pessoa pode chorar, ficar triste, sentindo-se sem valor e sem esperança, e no momento seguinte estar eufórica, sentindo-se capaz de tudo, ou irritada, falante e agressiva.

A terceira forma da doença bipolar do humor seria aquela conhecida como transtorno ciclotímico, ou apenas ciclotimia, em que haveria uma alteração crônica e flutuante do humor, marcada por numerosos períodos com sintomas maníacos e numerosos períodos com sintomas depressivos, que se alternariam. Tais sintomas depressivos e maníacos não seriam suficientemente graves nem ocorreriam em quantidade suficiente para se ter certeza de se tratar de depressão e de mania, respectivamente. Seria, portanto, facilmente confundida com o jeito de ser da pessoa, marcada por instabilidade do humor.

Como se diagnostica a doença bipolar do humor:

O diagnóstico da doença bipolar do humor deve ser feito por um médico psiquiátrico baseado nos sintomas do paciente. Não há exames de imagem ou laboratoriais que auxiliem o diagnóstico. A dosagem de lítio no sangue só é feita para as pessoas que usam carbonato de lítio como tratamento medicamentoso, a fim de se acompanhar a resposta ao remédio.

Como se trata a doença bipolar do humor:

O tratamento, após o diagnóstico preciso, é medicamentoso, envolvendo uma classe de medicações chamada de estabilizadores do humor, da qual o carbonato de lítio é o mais estudado e o mais usado. A carbamazepina, a oxcarbazepina e o ácido valpróico também se mostram eficazes. Um acompanhamento psiquiátrico deve ser mantido por um longo período, sendo que algumas formas de psicoterapia podem colaborar para o tratamento.

2006-09-15 05:13:30 · answer #9 · answered by Medico24h 2 · 4 5

Acho que é aquela que vive com a cabeça em um lugar e o corpo no outro, ou talvez aquela que tem dupla identidade, pela frente é uma e quando vira as costas é outra.

2006-09-15 05:03:48 · answer #10 · answered by Nani 2 · 3 4

fedest.com, questions and answers