English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

1 respostas

Este artigo tem como principal objetivo dimensionar a atividade de marketing dentro de uma organização, de forma a situar quais os elementos de análise e mostrar como olhar para dentro da empresa e não somente para o mercado a sua volta.

Infelizmente, para inúmeras pessoas das organizações, o setor de marketing é encarado apenas como gerador de despesas, pois é o responsável por folhetos, malas diretas, investimento em eventos, patrocínios e requisição de verbas de manutenção de suas atividades, que são vistas por muitos como sendo um desperdício, já que a mentalidade é de que os “gastos” com marketing, poderiam ser revertidos internamente com a aquisição de novas máquinas, melhorias nas instalações, contratação de pessoal e assim por diante, em diferentes pontos de vista.

Porém, a partir deste momento, analisaremos o marketing quanto a sua atuação em meio organizacional, na sua tomada de decisão e principalmente na realização de atividades internas. Em primeira instância, analisaremos como são resolvidas as questões diante de tudo aquilo que cerca o marketing, ele é o departamento que mais recebe dados, provenientes dos mais diversos setores, e é monitorando de perto a situação da organização em que se encontra, que suas decisões serão tomadas. Informações como política financeira, englobando toda a área de custos empresariais, com análises de cash flow, demonstrativos de resultados e balanços patrimoniais são de grande importância, pois nestes relatórios constará toda a vida organizacional e qual o passo a seguir. Desta forma, existe um estreita relação entre o setor financeiro e o mercadológico, já que as posições serão acertadas de acordo com as oportunidades e necessidades que estiverem surgindo.

A área de produção é outra que deve ser constantemente monitorada e analisada, pois é através da capacidade produtiva organizacional que a demanda será ou não estimulada, de acordo com a necessidade. Se não houver produção suficiente para uma demanda latente criada, isso reverterá em inúmeros prejuízos, quem lucrará será o concorrente e a nossa empresa perderá crédito no mercado.

Outro setor importante, é o estoque, este é o ponto de equilíbrio e o regulador, pois estoques altos são prejuízos organizacionais e estoques negativos revertem em prejuízos de venda e mercado, ou seja, o meio termo diante de cada segmento é o ideal, assim poder-se-á regular o mercado e monitorar sua atuação mais eficazmente.

Estes três elementos influenciam diretamente em uma das decisões mais importantes da atividade empresarial, a determinação do preço. Esta deve-se a inúmeros fatores aos quais está intimamente ligada, como as oscilações de mercado, o ajuste de produção, e o balanço empresarial, que rege o compasso da organização. Tendo isso em vista, a definição de qual decisão tomar diante do mercado, como market share, a prática ou não de sistemas promocionais ou o ataque a concorrência, para gerar receita e estimular o giro do produto/serviço, será determinada por fatores internos e externos de grande relevância, sendo o estabelecimento do preço, um ponto de grande influência.

A área de pesquisa e desenvolvimento também possui um envolvimento muito grande com a mercadológica, pois elas trabalham de forma conjunta na coleta e aperfeiçoamento dos dados e informações junto ao mercado, e posteriormente na pesquisa de inclusão destes novos produtos ao mercado (testes de aceitação).

Assim sendo, o envolvimento entre as áreas é fundamental estando o marketing incluído em todas as etapas decisórias, de forma a tornar a prática organizacional mais simples e fundamentada. Além destas, inúmeras outras áreas poderiam ser apresentadas, porém apresento as mais importantes.

A mais deste relacionamento direto e com caráter de monitoramento constante, o marketing também executa ações de endomarketing que visam incentivar e criar atrativos organizacionais de forma ágil, fácil e que através de resultados, constatou-se ser bastante eficaz.

Com todas estas variáveis de análise, mais todos os acontecimentos de mercado que devem ser analisados cuidadosamente e criteriosamente, é que a prática do marketing demonstra-se altamente empenhada na busca, análise e apuração do resultado dos dados obtidos, pois estes servem de parâmetro organizacional frente ao mercado e também de controle interno diante dos processos envolvidos na concepção e andamento de um produto e/ou serviço.

E é por isso que tal prática é fascinante, e deve ser sempre observada com bons olhos, pois a busca dos melhores resultados, muitas vezes, cabe à performance e desempenho de um setor que é encarado como sendo provedor de gastos e não de receitas.

2006-09-14 16:04:32 · answer #1 · answered by Efeoitomeia 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers