English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

19 respostas

Jolie, considerando-se o ciclo fisiológico, não há nenhum desequilíbrio hormonal na menstruação. Esta descamação endometrial, com sua eliminação por via vaginal é necessária para que este tecido degenerado não fique retido e se contamine, o que causaria uma séria infecção de difícil controle. Acredite, Jolie, seu corpo sabe o que faz.

2006-09-18 15:15:36 · answer #1 · answered by s031965 4 · 0 0

A menstruação é uma escamação (uma limpeza) da parede do útero quando não ocorre fecundação. Este processo ocorre todo mês, de 3 a 7 dias (depende de cada mulher), e a reconstrução (ou renovação) da parede reinicia ao final da menstruação. É esta parede que nutre o feto (quando ocorre fecundação).

2006-09-15 14:45:37 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

A menstruação é o fenômeno fisiológico do período fértil da mulher, que permite a eliminação periódica da caduca do endométrio uterino com fluxo sangüíneo e o óvulo, que não foi fecundado. A menarca (primeira menstruação) geralmente acontece por volta dos 12 anos de idade, mas pode variar entre os 8 e 16 anos. O Ciclo Menstrual é comandado pela hipófise,ela se divide em 2 partes:neuro-hipófise eadeno-hipófise que são controlados pelo hipotálamo.

Ovogênese
A ovogênese está ligada, como qualquer outro fenômeno metabólico, ao acionamento de hormônios, mediante o comando da hipófise. Não está ligada ao Hipotálamo, pois se a mulher for pertubada emocionalmente, poderia acarretar num prejuizo na fertilidade feminina. Podemos citar as seguinte fases do processo:

Multiplicação
Ocorre no começo da Ovogênese, por mitose, (processo pelo qual uma célula da origem a outras com o mesmo material genético) as células germinativas se multiplicam, formando outras idênticas, chamadas ovogônias.

Crescimento
Nesta fase as ovogônias crescem para originar os ovócitosI.

Maturação
Apartir desse processo, os ovócitosI se transformam, através da meiose(processo que consiste na multiplicação de uma célula diplóide em quatro geneticamente diferentes entre si, e cada célula-filha é haplóide), em um ovócitoII e três corpúsculos polares ou ovocistos.

Pergunta : Uma ninhada de gatinhos ou cachorrinhos pode ter mais de um pai?

Resposta : Sim, desde que eles aconteçam no mesmo ciclo menstrual. Os cães e os gatos têm processos de liberação de óvulos diferentes do ser humano, ocorrem em etapas e a cada relação sexual, a fêmea libera óvulos diferentes aos outros machos. Este mecanismo é concebido de forma natural, não é nehuma anomalia.

Ciclo Menstrual
O ciclo menstrual é comandado pela hipófise. Ela se divide em duas partes: adeno-hipófise e neuro-hipófise, a última é controlada pelo hipotálamo, por isso o prefixo neuro. A adeno-hipófise controla a secreção do hormônio FSH(Hormônio Folículo Estimulante) e a sua inibição, que ocorre quando existem picos nos gráficos de estrogênio(hormônio gonadotrófico,isto é que age nas gônadas).

O FSH é responsável pelo amadurecimento do folículo primário. Dentro deste existe o ovócitoI, originado pelo crescimento da ovogônia. Quando o folículo primário sofre a ação do FSH este sofre meiose e origina o ovócitoII e três ovocistos. O ovócitoII está dentro do folículo de Graaf. No que difere ovócitoII e ovocisto é o material genético, devido ao crossing over, e morfologicamente os ovocistos são menores, pois a divisão privilegia um dos quatro, no caso o ovócitoII, porque este deverá ser a célula fecundada e quando ele sair do ovário, terá de percorrer um trajeto que dura cerca de sete dias e sendo maior, isto é, com mais alimento, obterá maior facilidade de executá-lo a tempo de chegar ao endométrio.

Ovulação
No momento da Ovulação(liberação do ovócitoII), cerca de duas semanas após a última menstruação, agem sobre o folículo de Graaf o FSH e o LH (Hormônio Luteinizante, este aciona a criação do corpo lúteo, daí o seu nome), comandados pela hipófise e hipotálamo, respectivamente. No caso do LH, o que inibe a sua secreção são os picos de um hormônio gônadotrófico chamado: progesterona( pró = à favor, gester = derivado de gestação e ona = indica hormônio, logo significa hormônio à favor da gestação).

Fecundação
Caso haja
A partir da ovulação, o LH ainda é inibido gradualmente, inibindo a produção de progesterona. A progesterona promove o permanecimento do corpo lúteo no endométrio. Se houver fecundação o embrião começa a criar uma espécie de placenta rudimentar, também conhecido como córion. Ele produz a progesterona para que o corpo lúteo(fonte de alimento) não precipite e o embrião morra por falta de alimento. Este mecanismo provavelmente foi determinado por seleção natural, pois somente os seres vivos capazes de gerar embrião que tivessem criado uma forma de se alimentar.

Caso não haja
O óvulo será removido, juntamente com o corpo lúteo, pois o LH será inibido e conseqüentemente a progesterona também. Então ocorrerá a menstruação provavelmente cerca de duas semanas depois da ovulação.

2006-09-14 18:38:18 · answer #3 · answered by rafaeldesmonteiro 3 · 1 0

É a escamação, nunca um desequilíbrio.

2006-09-21 20:27:15 · answer #4 · answered by MARGOT 5 · 0 0

Vou ficar devendo essa resposta.


..

2006-09-21 19:33:37 · answer #5 · answered by 7 · 0 0

Letra b.

2006-09-21 15:31:45 · answer #6 · answered by ~Elvis Did Not Die~ 5 · 0 0

é a descamação natural do endometrio.

2006-09-21 10:37:50 · answer #7 · answered by * Kelly M* 3 · 0 0

É a escamação do endométrio por falta da fecundação.

2006-09-20 21:49:34 · answer #8 · answered by InsoneQuaseInsana 3 · 0 0

será

2006-09-20 20:22:23 · answer #9 · answered by Nando o moura 4 · 0 0

Segunda opção.

2006-09-20 13:32:35 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

É a descamação do endométrio por falta de fecundação

2006-09-19 13:42:57 · answer #11 · answered by nany 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers