Airae Soares,
Primeiro o nome dessa "disfunção" é ginecomastia. Muitos homens ficam constrangidos ou mesmo com a sensação de que a masculinidade é menor quando apresentam essa "disfunção". Veja que coloquei entre aspas, pois, dependendo da cultura em que o homem nasceu, ele não se envergonhará de ter essa região bem desenvolvida e nem algumas mulheres terão que se sacrificar para retirar os pêlos. Exemplo cultural em que essas mamas podem ser grandes? O Japão, dentro da população que joga sumô. Há homens que pensam, erradamente, que as mamas estão gigantes porque praticaram ou praticam muito o autoprazer (novo nome para a masturbação). Essa crença não encontrou respaldo no mundo científico.
A ginecomastia nada mais é do o desenvolvimento de origem genética ou hormonal que faz com que o homem tenha as mamas desenvolvidas. Normalmente a ginecomastia puberal só surge após o menino ter começado a apresentar sinais de puberdade, tais como aumento dos testículos, presença de pêlos pubianos ou escurecimento da pele escrotal. Quando a ginecomastia surge antes de qualquer sinal de puberdade uma investigação clínica e laboratorial é recomendada.
Entre 10 a 16 anos de idade cerca de 40% dos meninos desenvolvem ginecomastia transitória, com um pico de incidência de 65% aos 14 anos. A ginecomastia puberal desaparece espontaneamente em cerca de 75% dos meninos dentro de dois anos e em cerca de 90% dos meninos dentro do prazo de três anos. É comum também a presença de aumento do volume mamário em bebês de ambos os sexos; esta costuma desaparecer por volta dos 2 a 3 anos de idade.
Inúmeros medicamentos e drogas podem causar ginecomastia, bem como diversas doenças endócrinas, hepáticas, renais e outras. Porém na maioria dos adolescentes a ginecomastia é normal e sem significado clínico mais sério. O surgimento em adultos sempre requer investigação médica adequada.
Existem várias formas de tratamento, e este só é indicado naqueles casos em que existe um desconforto psicológico importante no paciente. Quando a ginecomastia é de aparecimento recente pode-se tentar tratamento clínico, porém se ela é muito volumosa ou de duração maior do que 1 a 2 anos uma pequena intervenção cirúrgica pode se fazer necessária. Mas, é importante frisar, somente nos casos em que houver forte comprometimento psicossocial.Atendi um rapaz que não tinha as mamas superdesenvolvidas, mas os mamilos. Quando perguntei para ele se havia algumém na família com o mesmo problema, ele imediatamente se lembrou que o pai também tinha os mamilos que lembravam "um ovo frito". Na praia, jamais tirava a camiseta, pois não queria despertar atenção ou ser alvo de olhares "maldosos". Ele só tinha relações sexuais com a namorada no escuro, pois não queria que ela visse os grandes mamilos que possuia. Um primo meu engordou demais e os seios também se avolumaram. Depois que fez a cirurgia de redução de estômago (ele tinha obesidade mórbida) emagreceu bastante e os "peitos" ficaram flácios (tipo um mini lençol caido) e só foram corrigidos com cirurgia plástica pela área areolar. Há gordos que se aceitam bem e não estão preocupados com o que vão achar ou falar dos "peitos" deles. Isso se chama auto-aceitação e pode ser adquirida com a psicoterapia ou psicanálise.
Se a região peitoral masculina são desenvolvidas de origem gordurosa, a lipoaspiração ajudará bem. Quando há glândulas mamárias desenvolvidas, faz--se necessária uma cirurgia de retirada delas.
A técnica para qualquer região é a mesma. São feitas três ou quatro incisões com cânulas finas em torno de 4 milímetros, e aspirada a camada profunda da pele, 2 centímetros aproximadamente abaixo da epiderme. Há, entretanto, locais no corpo onde a camada profunda é inexistente. Nessas regiões, utiliza-se a chamada lipoaspiração superficial (que é útil também em alguns casos de celulite), mas os cuidados devem ser redobrados e as cânulas a serem utilizadas, ultrafinas.
A quantidade de gordura possível de ser aspirada é limitada: é sempre necessário deixar uma quantidade mínima e linear de gordura na parte do corpo onde se realizará a cirurgia. O volume máximo de gordura a ser aspirado ainda é motivo de controvérsia entre os cirurgiões. A Sociedade Americana de Lipoaspiração, por exemplo, determina a seus associados a nunca ultrapassarem 7% do peso corporal.
Resumindo: Os homems ficam envergonhados e constrangidos quando isso ocorre. A principal razão é o sentimento de não ser tão masculino ou de estar com um atributo feminino na área peitoral (simbolicamente: a áre de enfrentamento da vida). Não são apenas as mamas, mas os mamilos também causam problemas de exibição dessa área corporal. O nome dessa "disfunção" (o certo seria o nome desse fenômeno corporal) é ginecomastia e podem estar presentes em homens obesos ou com obesidade mórbida. Há quatro tipos de tratamento: emagrecer, lipoaspiração, cirurgia plástica e, em muitos casos, psicoterapia para haver auto-aceitação.
2006-09-14 14:09:31
·
answer #1
·
answered by algreen41 5
·
0⤊
0⤋
Dependendo do tamanho é até bonitinho...
Mas se for muito grande tem uma operação pra resolver.
2006-09-14 23:44:18
·
answer #4
·
answered by mensageira 4
·
0⤊
0⤋
Olá!
Pelo que ouvi falar é excesso de hormônios femininos no corpo ou uma gordurada danada que se acumula nessa região...
Sim, alguns homens sentem muita vergonha, mas outros já não... Procure um médico para saber sobre tratamentos.
Abrçs
2006-09-14 16:18:33
·
answer #5
·
answered by Sway 5
·
0⤊
0⤋