FILME SOBRE LUTERO JÁ ESTÁ EM DVD
Já está a venda, em DVD, o filme Lutero (Luther). O filme, alemão, de 2003 foi um dos filmes, de fora de Hollywood, mais visto no EUA.
Luther foi filmado em 3 países (Itália, República Theca e Alemanha), dirigido por Eric Till, ganhador do prêmio Emmy em várias categorias, e com fotografia de Robert Fraisse - que também trabalhou em Inimigo do Estado.
O filme conta a história de Martinho Lutero (Joseph Fiennes) a partir do dia em que ele foi atingido por um raio. Lutero era estudante de direito na Alemanha e, após o raio, considerou que sua vida foi poupada por Deus e entrou para o Monastério Agostiniano de Efurt por temor. Seu pai, um homem ambicioso, ficou furioso. Por ser um ávido e diligente discipulo, Martinho Lutero foi selecionado para viajar a Roma como representante do Catolicismo. Ele fez de tudo para encontrar a paz espiritual: jejum, autocastigo, autoexorcismo. Seu mentor espiritual, padre Johann Von Staupitz (Bruno Ganz), disse: "Não é Deus que está furioso com você, mas você é que está furioso com Deus". Chegando em Roma não gosta do que vê: há bordéis para padres, adoração a homens e interesses financeiros.
Nesse lugar, Lutero aprende sobre as indulgências, uma promessa de salvação eterna a partir do pagamento de uma determinada quantia que remove pecados e garante um lugar no paraíso. Tudo isso era defendido pelo catolicismo "em nome de Deus", mas Lutero sentia algo incomodando e agustiando cada vez mais o seu ser.
Ele é, então, enviado para estudar na Universidade de Wittenberg e, logo se torna professor de teologia. Começa a pregar sobre as contradições do catolicismo: "Eles me deram o título de Doutor em Divindade. Acham que eu sou mais sábio, agora, por isso... Mas, Deus já falou através de um burro. Por que não poderia fazer isso de novo?", diz Lutero para seus alunos.
Em Roma, o novo papa, Leo X, ordenou que arrecadassem fundos para a construção da Basílica de St. Peter. Este enorme empreendimento deveria ser financiado pela venda de indulgências. O dominicano que administrava a venda de indulgências, na Alemanha, era John Tetzel (Alfred Molina), que dizia que a única forma para se livrar do fogo do inferno era comprar "indulgências especiais". Tetzel compôs até um hino que dizia o seguinte: "Logo que uma moeda bater no fundo da caixa, a alma solta-se do purgatório", se referindo as "indulgências" que deveriam ser compradas, também, para a remissão dos pecados daqueles que já morreram.
Enfurecido com toda aquela manipulação, Lutero escreve 95 teses e as coloca na porta de uma igreja local. Suas teses são reproduzidas pela nova imprensa de Guttemberg e rapidamente se espalham por toda a Europa.
Lutero é convidado pelo Papa a retratar-se ou ser excomungado, tentativa de inquisição que comumente termina com a morte do "herege". Lutero se mantém firme em suas convicções. Apesar de não ter tido a intensão de fundar uma nova religião, nem fazer uma revolução (a qual se opôs), sua briga com a Igreja Católica marca o início, o fundamento da religião protestante.
Com a ascensão de novas atitudes sobre religião e ordem social, o mundo mudou para sempre.
2006-09-14 06:04:17
·
answer #1
·
answered by Mikaros 3
·
1⤊
0⤋
Baseou nas suas criticas a aspectos da doutrina catolica com as quis não concordava.
Iniciou o porcesso com as famosas 95 teses, em q criticava o valor das indulgencias e depois aprofundou suas criticas a Igreja, no tocante à eucaristia,à intercessão dos santos, ao celibato, a autoridade do Papa, etc.
A tradução da Biblia par ao alemão se dá num momento histórico parallelo à invençao da imprensa por Gutemberg, qdo se torna mais facil imprimir e tornar público os livros.
lebre-se q as Biblias ate entam eram enormes volumes em pergaminho ,copiados à mão por monges durante séculos e este é um dos motivos de q as pessoas não tinham acesso á Biblia.
O outro evidentemente é o fato de q, sendo tão controverso certos trechos da Biblia, a Igreja julgava melhor não dar acesso à ela aos leigos , para evitar exatamente o q se sucedeu à reforma, a multipilcação de igrejas e seitas, todas criadas a partir da visão e interpretação pessoal de cada um,
Desta forma a Igreja preservou sua unidade, sendo a única interprete dos textos Bíblicos.
2006-09-14 13:42:45
·
answer #2
·
answered by Frei Bento 7
·
1⤊
0⤋
Também no comportamento da Igraja, como um todo.
2006-09-14 16:15:18
·
answer #3
·
answered by sctorquato 6
·
0⤊
0⤋
Bento tem razão, Martinho fundamentou suas teses nos problemas encontrados na igreja católica da idade média. O fato da igreja estar enriquecendo e ser rica até hoje é por prometer riquezas no céu para as pessoas que doassem suas terras à igreja ou que comprassem todas as coisas que a própria igreja vendesse.
Parabéns Bento.
2006-09-14 14:35:32
·
answer #4
·
answered by caloroso 2
·
0⤊
0⤋
SIM.. EXLENTE PERGUNTA E ESTIMULANDO RESPOSTAS SOBRE A VERDADE DO MUNDO BIBLICO. vC ESTA DE PARABENS..
mARTINHO TRADUZIU A BIBLIA DO LATIM P/ O ALEMÃO E ISSO REPRESENTOU GRANDE AVANÇO, POIS NUM PAIS ONDE TODOS FALAVAM ALEMÃO, A IGREJA OBRIGAVA Q AS MISSAS FOSSEM EM LATIM.
VERDADEIRO ABSURDO, POIS AS PESSOAS OUVIA, OUVIA E NAO ENTENDIA UMA PALAVRA DO Q ERA DITO..
ESSA FOI APENAS A PRIMEIRA DE UMA SERIE DE PIONEIRISMO Q ESSA ILUSTRE FIGURA REPRESENTOU P A HISTORIA MUNDIAL
2006-09-14 12:54:26
·
answer #5
·
answered by Val/SP 5
·
0⤊
0⤋
MARTINHO LUTERO ESTAVA CANSADO DO MUNDO ONDE VIVIA - MUNDO IGNORANTE GRAÇAS A IGREJA CATÓLICA - FUNDAMENTOU-SE SIM NA BIBLIA PORÉM TEVE IDÉIAS PESSOAIS TB RELACIONADAS COMO LEMAS TAL QUAL O DA FRANÇA.
2006-09-14 12:50:15
·
answer #6
·
answered by Eu 2
·
0⤊
0⤋