Eles dizem que não acreditam, mas todo o ser humano tem um espirito e esse espirito é nossa ligação com Deus. Querendo ou não Deus é Deus.
2006-09-13 23:58:45
·
answer #1
·
answered by Andreo 2
·
0⤊
3⤋
Você já ouviu falar de ironia?
Deboche talvez?
2006-09-14 07:09:39
·
answer #2
·
answered by P4R4N01D 4
·
4⤊
0⤋
Este cenário é cultural.
"sou ateu graças a deus" é uma tiração de sarro reduntante. Sem importância alguma, e falar isso não infere necessariamente que o indivíduo tenha alguma crença em deus.
2006-09-14 08:15:18
·
answer #3
·
answered by ^o) Tom 5
·
3⤊
0⤋
Este Cenário ocorre porque todos nós, ateus ou não, vivemos em uma cultura, onde frases passam a adquirir sentidos figurados e perdem seu sentido literal.
Você sabia, por exemplo, que as expressões "vai com deus", "graças a deus", "se deus quiser" e outras do mesmo tipo NÃO SÃO EXPRESSÕES CRISTÃS, mas tiveram origem na dominação MUÇULMANA da península ibérica? Cristãos não tinham o hábito de usar este tipo de expressão, os muçulmanos é que, por mandamento do Corão, usavam, e usam sempre expressões que remetem a deus. Os mais tradicionalistas, por exemplo, nunca elogiam uma pessoa sem fazer um aparte, dizendo que deus é mais. Por exemplo, se vão falar que alguém é sábio, eles dizem "mas allah é ainda mais" ou algo do tipo.
Porém, cristãos usam esta expressão do mesmo jeito, embora tenha origens muçulmanas. Eles são muçulmanos disfarçados de cristãos? Eles na verdade acreditam no deus muçulmano? Não. Eles, assim como o ateus, simplesmente foram criados na cultura brasileira (ou portuguesa), onde estas frases tem sentidos figurados. Graças a deus tem o sentido de "ainda bem" (e 90% das pessoas que usam a frase, religiosos ou não, nem param para pensar, quando a usam, em deus). "Vai com deus" tem o significado de "vai em segurança", "vá bem". Já "se deus quiser" tem o significado de "tomara que aconteça", "vou torcer que aconteça". Ao usar frases como esta, ninguém está "afirmando a existência de deus", mas simplesmente refletindo o ambiente cultural em que foi criado.
Além disso, diversas outras expressões da nossa língua tem origens em outras religiões, pagãs inclusives, e mesmo assim os cristãos e outros religiosos não deixam de usá-las. "Manjar dos deuses" tem origem na antiga religião grega. "Ela é uma sereia", "ela é uma deusa", "é uma afrodite", "o raio que o parta" também. Assim como também "o cupido me flechou". Oxalá é outra expressão muçulmana, proveniente de Insh Allah. "vou encontrar meu pote de ouro no final do arco íris" é proveniente de lendas celtas irlandesas. "Que o céu caia na minha cabeça" e "quero que um raio caia na minha cabeça" são dos celtas galeses. Assim como diversas outras expressões da nossa cultura. O fato de um cristão usá-las o torna menos cristão? Então por que o fato de um ateu usar o "graças a deus" o torna menos ateu?
Por fim, existem ainda ateus que fazem um trocadilho com a expressão. Ao dizer "Ateu Graças a Deus", eles querem dizer que é graças às incoerências e impossibilidade de aceitação racional da idéia do deus cristão que eles são ateus.
Eu sou ateu e já não uso mais estas expressões, mas porque escolhi tirá-las, conscientemente, do meu vocabulário. Mas isso não significa, de forma alguma, que ateus que as usem sejam menos ateus do que, ou que "finjam que não crêem". É simplesmente fruto de nossa cultura, que já não tem nada a ver com a fé, ou falta de fé, professada.
2006-09-14 06:04:10
·
answer #4
·
answered by Lord_of_Dreams 7
·
3⤊
0⤋
O autor da frase "Sou ateu, graças a deus" estava sendo irônico.
.
2006-09-14 09:49:31
·
answer #5
·
answered by Júlio César 4
·
2⤊
0⤋
Na verdade,quando dizemos "sou ateu graças a deus",não queremos dizer que acreditamos em um deus,é só uma paródia com esse mote inconsciente do povão,que em tudo põe um graças a deus no meio.
2006-09-14 06:41:37
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Pq dizer "graças a Deus" virou vício lingüístico assim como dizer: "tipo assim", "então", "né", "fala sério" entre outros.
2006-09-14 06:19:04
·
answer #7
·
answered by Carolina Feitoza 2
·
2⤊
0⤋
Entao isso eh forca de expressao e tbm um pecado, pois o Senhor disse: Nao tomaras o nome de teu Deus em vao...
Entao ou seja ainda de ele ser ateu ainda peca mais por diz o nome do Senhor em vao... Entende.. mas que ele tem uma pontinha de cristao morno ele tem hauahuahuaha
Ateus sao muito voluveis, nao acreditam em nada, logo nao acreditam neles proprios, pois se a sabedoria deles bastasse a eles eles nao tinham que recorrer a livros e procurar desmentir a biblia, como fazem...
2006-09-14 08:13:04
·
answer #8
·
answered by Книгу мормонов_-_JvNiOr CriStÃo 4
·
1⤊
1⤋
È
2006-09-14 06:16:39
·
answer #9
·
answered by IORIO 3
·
1⤊
1⤋
Eis a minha opinião pessoal:
As pessoas falam muitas coisas em função do costume. E Graças à Deus é uma expessão muito curriqueira porque os Cristãos falaram com muita frequencia (pois agradecem por quase tudo ou "em tudo dão graças à Deus").
Diz-se Graças à Deus, hoje, com a mesma frequência com que se diz "******", que já é abreviado por "Pohh".
São ateus sim. Não úsam a expressão ao pé da létra.
VC so é Crente se acredita que ele REALMENTE EXISTE, e se tem fé que tudo se faz graças à ele.
ATT: Ser Cristão, porém, é diametralmente diferente, sendo que muitos crentes (o diabo também o é) irão para o inferno. Mas os Cristãos não.
VC está convidado a ser Cristão e não somente crente.
Que Deus te abençoe.
2006-09-14 06:11:38
·
answer #10
·
answered by Pretinho 2
·
1⤊
1⤋
DIZEM QUE DEUS É O CRIADOR DE TUDO, SENDO ASSIM CRIOU OS ATEUS TAMBÉM......
2006-09-14 07:00:27
·
answer #11
·
answered by ATECUBANOS 4
·
1⤊
2⤋