Proibição da leitura da Bíblia
O Papa Júlio III (1550-1555) foi eleito como sucessor de Paulo III, num conclave que se prolongou por mais de dois meses. Havia um forte candidato inglês chamado Pole, mas os cardeais italianos não queriam que um papa estrangeiro reinasse no trono de Roma. Depois de muita disputa eleitoral, venceu o Cardeal Giovanni Maria del Monte, que recebeu o nome de Júlio III.
Dizem que ele gostava de ver os seus lacaios alegres e adorava os prazeres da vida. Queria muito fazer uma reforma na Igreja, antes que o Protestantismo se alastrasse por toda a Europa, e por isso ordenou a reabertura do famoso Concílio de Trento, em 1/05/1551, e nele instalou alguns novos bispos alemães. Foi na Sessão XIII que o Concílio criou o dogma da Eucaristia com o conceito de transubstanciação. Outro dos atos de Júlio III foi elevar a cardeal o filho adotivo de seu irmão Inocenzzo del Monte, que era um garoto cheio de vícios, com menos de 15 anos de idade.
Por causa da guerra contra Octavio Farnese, que se negava a entregar à Igreja os ducados de Parma e Piacenza e dos gastos com a guerra de Siena, de 1552, Júlio III ficou endividado. Mesmo assim, ordenou que fosse construída para si uma casa de campo magnifica, rodeada de jardins repletos de estátuas e ninfas, a qual ficou conhecida como Vila Giullia e comporta hoje o Museu Etrusco.
Em 1551 Júlio III nomeou Palestrina como maestro da capela da Basílica de S. Pedro. Durante o seu reinado, com a ajuda da Rainha católica Mary I, o Protestantismo recém nascido foi minado na Inglaterra e este país voltou aos domínios do papado, do qual iria libertar-se durante o reinado de Elizabeth I, meio irmã de Mary I. Esta rainha reinou apenas seis anos e ficou para sempre conhecida na Inglaterra como a Rainha Sanguinária, ou "Bloody Mary". Elizabeth iria fazer um excelente reinado de quarenta anos e conduziria o seu país definitivamente ao Protestantismo, sendo que após sua morte subiu ao trono inglês um outro amigo da Bíblia, o Rei Tiago I, o qual logo tratou de ordenar a publicação da mais perfeita Bíblia do mundo, conhecida como King James Bible ou Authorized Version, 1611.
Infelizmente a Rainha Elizabeth II não tem sabido honrar o nome de sua antecessora do século XVI, pois entregou nas mãos do papa o atual Império Britânico, ordenando que a Igreja Anglicana se aliasse ao Catolicismo Romano e, consequentemente, o protestantismo inglês foi praticamente anulado. Elizabeth II é uma apóstata do ponto de vista bíblico, pois entregou o seu povo nas mãos do lobo voraz chamado Vaticano. Júlio III foi um papa que deixou nome na história da Igreja apenas por causa de Trento, mas se formos analisar bem os cinco anos do seu reinado, ele nada fez de especial a favor da Santa Sé e, principalmente, da humanidade.
Em seu tempo, aconteceu algo interessante. Ele convocou três bispos, dos mais sábios do Vaticano, e lhes confiou a missão de estudar com cuidado o problema da Bíblia e apresentar as sugestões cabíveis.
Ao concluir os seus estudos, aqueles bispos apresentaram-lhe um documento intitulado:
"Direções concernentes aos métodos adequados
para fortificar a Igreja de Roma"
Esse documento está arquivado na Biblioteca Imperial de Paris, fólio B, número 1088, vol. 2, ps. 641 a 650. O trecho final desse ofício é o seguinte:
"Finalmente (de todos os conselhos que bem nos pareceu dar a Vossa Santidade, deixamos para o fim o mais necessário), nisto Vossa Santidade deve pôr toda a atenção e cuidado de permitir o menos possível a leitura do Evangelho, especialmente na língua vulgar, em todos os países sob vossa jurisdição. O pouco dele que se costuma ler na Missa, deve ser o suficiente; mais do que isso não devia ser permitido a ninguém.
Enquanto os homens estiverem satisfeitos com esse pouco, os interesses de Vossa Santidade prosperarão, mas quando eles desejarem mais, tais interesses declinarão. Em suma, esse livro (a Bíblia) mais do que qualquer outro tem levantado contra nós esses torvelinhos e tempestades, dos quais meramente escapamos de ser totalmente destruídos.
De fato, se alguém o examinar cuidadosamente, logo descobrirá o desacordo, e verá que a nossa doutrina é muitas vezes diferente da doutrina dele, e em outras até contrária a ele; o que se o povo souber, não deixará de clamar contra nós, e seremos objetos de escárnio e ódio geral. Portanto, é necessário tirar esse livro das vistas do povo, mas tende muito cuidado, para não provocar tumultos"
Bolonie, 20 Octobis 1553
Vicentius De Durtantibus, Egidus Falceta, Gerardus Busdragus.
Como podemos ver, a hierarquia romana sempre tem mantido o povo longe do Livro santo porque sabe que este é "perigoso" para a sua organização política-econômica-religiosa, visto como trata realmente das coisas de Deus, sem mentiras e superstições do tipo purgatório, veneração aos santos mortos, linha de sucessão papal, infalibilidade papal, sacerdotalismo, sacramentos que salvam e, finalmente, o espúrio evangelho da salvação pelas obras aliadas à fé.
A Bíblia é um Livro que não deve produzir lucro algum aos que o estudam e ensinam e deve ser manejado com respeito, amor e piedade, a fim de que o homem comum, sendo nele educado, possa tornar-se um cidadão respeitável e honesto em todos os sentidos, conforme a 2 Timóteo 2:15.
Hoje em dia a luta já não é tão ostensiva contra o Livro de Deus. Ela é feita sorrateiramente pela Igreja de Roma, desde a implantação do Concílio Vaticano II
Mary Schultze - 23/10/00.
Mary Schultze - é escritora, tradutora e pesquisadora de catolicismo. Trabalho por quase 10 anos no Centro de Pesquisas Religiosas - CPR.
2006-09-13 14:38:02
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
A Igreja católica é a Igreja de Jesus Cristo.
Cristo falou a Pedro Tú és Pedra e sobre ti edificarei a minha igreja.
Voce se diz ex-católica.
Na realidade, no seu subconsciente voce nunca foi católica, vejamos: Não existe ex-católico. Católico é católico até morrer e pronto.
Sabe o que era? Voce não era nada. Ateu.
OBSERVEI AS SUAS PERGUNTAS:
TODAS SEM EXCEÇÃO , FALAM SOBRE OS CATÓLICOS, PADRES, PAPA ETC.
ALGOS ESTÁ ERRADO COM VOCE OU VOCE...?!
Certa vez perguntaram a um homem: Voce é um ateu?
Ele nem pestanejou e disse: Graças a Deus sou ateu.
Existem vários tipos de católicos:
1- praticante , esse é o original.
2- relaxado, não liga pra nada.
3- existe o light,
4- diet,
5- inventaram agora o down.(pra baixo)
2006-09-13 14:47:01
·
answer #2
·
answered by John - Se chamarem digam que saí 7
·
0⤊
1⤋
como vc sabe, os papas, os padres, são humanos e erram, claro que abomino tb o erro deles... mas eles tb podem errar, agora que vc é evangéica, me responda uma coisa... pq o Edir Macedo, os pastores de algumas igrejas roubam, estão todos com carros zero, casas enormes, e vcs não falam nada??? Será que pq eles são evangélicos roubar é correto???
2006-09-13 14:28:30
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋