Meu caro Alfredo,
É o placebo para a alma desse nosso povo tão carente e sofrido.
Inevitavelmente os aproveitadores fazem a festa na ignorância e desalento dos menos favorecidos.
A fé, no sentido de esperança, é boa para restaurar as forças na luta do dia a dia, mas ela puramente não move montanhas, não move uma palha!
A fé deve ser em algo poupavel, algo concreto, algo real, não em deus, diabo, macumba esses folclores!
Se vc quer mudar uma montanha de lugar, comece a cavar com as próprias mãos!
O sentimento de deus nas pessoas nasce ( no meu ponto de vista) da necessidade de resolver problemas, que supostamente por meios “normais” não teriam soluções, problemas de saúde, problemas emocionais, problemas econômicos, o não aceitamento da morte, essas coisas.
Um abraço.
2006-09-13 02:54:21
·
answer #1
·
answered by supervima 4
·
1⤊
0⤋
É uma boa pergunta, que deixa margem à muitas espécies de abordagem. Por exemplo: você vê ou sente o seu fígado?... Mas acredita que ele esteja dentro de você? Isso é lúcido ou sábio? A verdade, de um ponto de vista kantiano bem racionalista e rigidamente lógico, é que o seu fígado - não existe, até que, por qualquer expediente, ele seja transformado em imagem visual (uma ultrasonografia, por exemplo), ou em imagem táctil e olfativa (numa cirurgia), ou, finalmente, em imagem auditiva e gustativa (se você topar numa esquina escura com evangélico zangado desses que andam até por aqui e resolva bancar o "Hannibal Lekter" com você, como fariam comigo, certamente). Kant propõe que "todo conhecimento principia com a experiência", i.é, tudo que existe principia com a experiência sensível. Por isso Drummond diz num poema que "o livro na gaveta não existe". É nesse vão aí do Pensamento, aberto pelo maior filófoso desde os gregos antigos, que foi o Immanuel Kant, que cabem dentro do racionalismo e da Lógica as noções de que você pode intuir a pré-existência de formas como o espírito, ou Deus, ou as Idéias, que não são tangíveis pelos sentidos, logo não podem ser conhecidas, no sentido próprio o termo.
Os manipuladores de massas fazem um uso nefasto disso, sem dúvida alguma, haja vista a fúria das resposta que essa garotada idólotra coloca aqui no YR e nas suas ações. O jovem tende ao radicalismo e isso faz dele um alvo fácil para os manipuladores em geral, de astros de Rock a bispos-senadores.
Um abraço.
2006-09-13 09:57:34
·
answer #2
·
answered by Rodrigo A 3
·
1⤊
0⤋
Depende sobre o que vc fala, como está na categoria religiao, vou deduzir que é sobre Deus. Bom, se a pessoa nao vê, nao sente e sabe que nao existe, realmente seria sem sentido acreditar. Agora, as forças espirituais sao muito mais da capacidade que a pessoa tem de percepcao do que de raciocinio. Ora, se o raciocinio está ligado ao o que o cérebro confirma ser "real", e se ninguém viu Deus, entao, pelo raciocinio, ele nao existiria. Mas muito mais forte que um mero raciocinio, de um cerebro que nao usamos nem a metade, é a força da sensibilidade, dos sentimentos, da intuicao.
Uma pessoa que já teve a experiência de SENTIR forças espirituais, consegue assimilar isso no raciocinio, e incrivelmente tudo faz mais sentido.
Concordo com vc que há lgumas religioes que o propósito é muito mais ter adeptos para contribuir financeiramente do que qualquer outra coisa. Mas nao vamos confundir as religioes com a religiosidade pessoal. E sinceramente nao acho que a religiao é uma "fuga da realidade" ou um meio da mente acreditar que tudo vai melhorar. A religiao orienta apenas um tipo de caminho espiritual e temos a opcao de escolher a que tivermos mais afinidade ou nenhuma. O importante é ter uma religiosidade pessoal, independente da crença.
Mas eu particularmente acredito que os que se dizem ateus, no fundo, nao o sao; pois dedicam grande parte do tempo em discutir sobre religioes e sobre a não existencia delas (ora, discute-se o que nao existe) e fazem isso por puro medo; medo de algo ser real e se arrependerem depois. Entao, repudiam, fazem camapanha contra, é uma forma psicológica dele afirmar que "ele está certo", e na maioria das vezes tenta fazer isso com discursos prontos e visoes científicas, e é algo que a religiao nao trabalha muito. Acredito que o fato de acreditarmos em algo depende muito mais da nossa capacidade de percepcao do que com a capacidade de raciocinio.
2006-09-13 09:33:28
·
answer #3
·
answered by Lady of Moon 5
·
1⤊
0⤋
Se a gente acredita é porque sente alguma coisa!! Nem que seja paz de espírito. Alguns casos até podem ser lavagem cerebral, de padres, pastores, etc, só afim de fazer comércio com a fé, mas não se pode gereralizar.
O que não faz sentido pra mim é não crer em nada! Só porque eu não encontro cara a cara vou dizer que não existe e pronto, sem chance! No mínimo as pessoas deveriam ficar na dúvida, mas os ateus afirmarem que não existe, aí é dose!!
Algo criou o mundo, independende de freqüentarmos uma igreja, de crermos na bíblia, etc.........
2006-09-14 01:41:19
·
answer #4
·
answered by -%Jujubinha%- 3
·
0⤊
0⤋
Acreditar com muita convicção em algo que não existe chama-se "crendice". O problema não é ter crendices, mas sim utiliza-las para justificar uma série de atitudes e ações de impacto negativo. Se, ao contrário, o impacto é positivo, não precisamos ficar censurando gratuitamente estas pessoas. Tudo é uma questão de coerência... além do mais, existem também os "incrédulos" patológicos, que são aqueles que nada crêem, mesmo diante de inúmeras evidências... este sim é um caso perigoso de alienação.
2006-09-13 11:11:03
·
answer #5
·
answered by Bruno SL 3
·
0⤊
0⤋
Vou te ser sincero... A maioria é por lavagem cerebral e ignorância! Mas existem também aqueles que aprendem desde cedo que Deus é assim, que Deus é assado e coisa e tal, aí ficam com aquela "verdade" gravada na mente! E aí de quem discordar! Tem aqueles que tem medo de pensar, pois não querem ver ruir todo aquele edifício religioso que mantém sua vida! E existem aqueles que pensam, investigam e chegam a uma conclusão pela lógica! Esses se dividem em dois grupos: ateus e não-ateus... Os ateus perceberam que as histórias e argumentos apresentados pelas religiões são ilógicos, contraditórios e ultrapassados! Os não-ateus quase se tornaram ateus, mas perceberam algo ou aconteceu alguma coisa que lhes foi como uma prova da existência de Deus (esse é o meu caso). Não pretendo que acredite em Deus, pois isso é impossível! Só você mesmo pode mudar de opinião e para isso é preciso uma prova indiscutível (o que admito, realmente é difícil). Digamos que, é sim possível ser lógico e acreditar em Deus (não naquele velhinho ou numa bola de luz, mas uma espécie de inteligência, como se o universo tivesse vida).
2006-09-13 10:19:43
·
answer #6
·
answered by Makoto 6
·
0⤊
0⤋
do ponto de vista estritamente racional, teríamos de ser céticos, não apenas em relação à doutrinas e conceitos religiosos, mas a tudo, inclusive à nós mesmos e à própria ciência. nada nos garante certezas; basta dar uma estudada, por exemplo, nas origens e fundamentos da ciência, método cientifico, etc: há mto deixou-se de falar em Verdade com v maiusculo, pq percebeu-se q com nossos recursos cognitivos nao temos como obter tal coisa. porém, uma tal atitude cética nao é mto viavel do pto de vista pratico: temos q 'tocar nossas vidas', mesmo sem certezas; temos de "assumir hipoteses", quer queiramos ou nao. alem disso, nao somos seres nem plenamente racionais, e muito menos APENAS racionais; ha muita coisa em jogo qdo falamos de nos mesmos, de nossas visoes de mundo, de nossa autocompreensao; a enfase patologica na racionalidade eh um fenomeno de epoca, atualmente jah em grande descredito em certos meios mais esclarecidos: aquele tipo de contato com a realidade que poderiamos chamar de "explicaçao cientifica" nao apenas tb eh incompleto e falivel, mas principalmente, nao eh suficiente, dada nossa condiçao e necessidades humanas. entao outros tipos de "abertura ao mundo", de cunho mais afetivo q racional, q estao amplamente presentes em doutrinas religiosas, tem seu lugar. agora, tb nao acho mto "saudavel", nem mesmo do pto de vista espiritual, assumir uma crença e buscar auto-afirma-la compulsiva e obsessivamente, sem ´nunca questioná-la, nem mesmo questionar as motivaçoes q levaram a adoçao de uma tal crença. o problema da religiosidade foi o modo como ela vem sido vivida e propagada: imposiçao da tradiçao, dogmas, ateh mesmo lavagem cerebral, manipulaçao pelo medo, etc.. o que conta sao vivencias; espectros de sentido que se abrem e que nos revelam um sentido para nos e o mundo, que sao experenciadas subjetivamente e que adquirem sua validade pela intensidade da experiencia que eh vivida. nesse sentido, nao ha nada de irracional em acreditar em coisas "q nao sao vistas", ou mesmo q ninguem mais acredita, se vc tiver bons motivos para tal.
2006-09-13 09:47:13
·
answer #7
·
answered by serlrop 2
·
0⤊
0⤋
Não vê???
Não podemos ver Deus, tá na Bíblia isso.
Não se sente???
Como assim??? Claro que sentimos... Eu sinto a presença de Deus em minhas orações, e no meu dia a dia... Ah!!! Quer algo mais concreto??? Que tal as revelações? Quando alguém chega em você e dá o recado de Deus, e estas professias realmente acontecem em suas vidas... E o batismo como Espírito Santo, onde pessoas falam línguas desconhecidas, e depois disso se tornam pessoas melhores? Como você pode dizer que não existe o criador de sua existência, como poderia me explicar traficantes que ao conhecer o pode de Deus se convertem, se arrependem, e se livram do vícios???
Para quem não quer entender, não adianta tentar explicar...
Se você for em um encontro de alguma igreja, tenho certeza que Deus solucionará todas as sua dúvidas, e responderá todas as sua perguntas...
Talvez você não tenha coragem de ir, porque sabe que encontrará Deus, mas se você conseguir vencer todas as forças do mal e comparecer ao menos em uma igreja, com a vontade de entender, com certeza se tornará uma pessoa melhor...
2006-09-13 09:35:18
·
answer #8
·
answered by Kleitinn 2
·
1⤊
1⤋
existem coisas sem explicação, e que provavelmente nunca terão...
2006-09-13 09:30:05
·
answer #9
·
answered by Cant 5
·
1⤊
1⤋
creio que seja, pois o ser humano necessita acreditar em algum dessa natureza. Mesmo que apareça loucura.
2006-09-13 09:29:14
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋