Amarás ao Senhor teu Deus de todo coração de toda tua alma e de todo entendimento e ao teu próximo como a ti mesmo.
2006-09-13 01:03:32
·
answer #1
·
answered by Jurandir C 2
·
0⤊
1⤋
Está citado em nos três evangelhos sinóticos:
Em Mateus 22:34-40:
"Um dos fariseus, doutor da lei, para experimentar Jesus, interrogou-o, dizendo:
- Mestre, qual é o grande mandamento na lei?"
Respondeu-lhe Jesus:
- Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas."
_______________
Em Marcos 12:28-31:
"Um dos escribas perguntou-lhe:
- Qual é o primeiro de todos os mandamentos?
Respondeu Jesus:
- O primeiro é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças. E o segundo é este: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que esses."
_______________
Em Lucas 10:25-28:
"E eis que se levantou certo doutor da lei e, para o experimentar, disse:
- Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
Perguntou-lhe Jesus:
- Que está escrito na lei? Como lês tu?
Respondeu-lhe ele:
- Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.
Tornou-lhe Jesus:
- Respondeste bem; faze isso, e viverás."
2006-09-13 08:24:55
·
answer #2
·
answered by CavanhaMan 5
·
0⤊
0⤋
é assim ó "bota pra ***** que a vida é curta"
2006-09-13 08:37:08
·
answer #3
·
answered by diabokillt 2
·
0⤊
1⤋
AMAR O PROXIMO!!!!
e nao é facil nao viu!!!!
2006-09-13 08:27:21
·
answer #4
·
answered by rocsoledade 6
·
0⤊
1⤋
"Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como eu vos amei."(prefiro a versão de João, amar ao próximo como Jesus nos ama, pois nem sempre nos amamos o suficiente.)
2006-09-13 08:22:25
·
answer #5
·
answered by miosotis 7
·
0⤊
1⤋
Simples respota e facil de lembrar: Ame a Deus acima de todas as coisa e ame ao proximo como a ti mesmo. ( I Joao 3.23)
agora que sabes ponha em pratica.
2006-09-13 08:09:30
·
answer #6
·
answered by Andre B 1
·
0⤊
1⤋
As leis, dadas pelo profeta Moisés ao povo hebreu, tinham como meta regularizar não apenas sua vida religiosa, como também a vida útil. Com o início do Novo Testamento, a maioria dos rituais e das leis civis perdeu seu significado e foram rejeitados pelos apóstolos (veja a decisão do Concílio Apostólico no livro Atos dos Apóstolos, cap. 15). Entretanto os Dez Mandamentos e outros mandamentos que determinaram a conduta moral do homem, compõem junto com os ensinamentos do Novo Testamento a única lei moral. Sobre os Dez Mandamentos é preciso dizer que eles contém as maiores bases da moralidade, retém princípios fundamentais, sem os quais seria impossível a existência de qualquer sociedade humana. Por esta razão eles aparecem como que "constituição" ou "carta Magna" na humanidade. Provavelmente, pela razão de tão extraordinária importância e inviolabilidade os Dez Mandamentos, diferenciando-se de outros mandamentos, foram escritos não em papel comum ou qualquer outro material reciclável, mas sim sobre pedra.
Conforme iremos ver, os Dez Mandamentos possuem um plano definido. Assim, nos quatro primeiros mandamentos fala-se sobre as obrigações do homem com relação a Deus; os cinco seguintes determinam as relações entre as pessoas. O último mandamento refere-se à pureza dos pensamentos e desejos.
Sem dúvida existem alguns traços similares entre os Dez Mandamentos e as leis das antigas nações que habitavam a parte noroeste da Mesopotâmia (conhecidas leis do rei Ur-Nammu (2050 ªC); do rei Bilalama, o governador Lipid-Akadian, o rei da Babilônia Hammurabi (1800 ªC.), diversas leis, como da Assíria, compostas perto de 1500 ªC.
Estes elementos similares e coincidênciais, podem ser explicados na unidade da lei moral colocada por Deus dentro da alma humana, Se a natureza humana não fosse prejudicada pelo pecado, provavelmente apenas a voz da consciência seria o suficiente para regular a vida pessoal e social da humanidade. Na diferença entre os Dez Mandamentos e as antigas legislações pagãs, pode-se perceber claramente a imperfeição moral dos seus autores.
Os Dez Mandamentos são expressados de maneira bastante resumida e se limitam em exigências mínimas.
É nisto que consiste sua grande vantagem: eles concedem à humanidade liberdade máxima na organização de seus afazeres cotidianos, determinando claramente apenas aqueles limites os quais não podem ser ultrapassados, sem abalar os princípios da vida comunitária.
Nosso Senhor Jesus Cristo em Seus sermões, com freqüência, referia-Se aos Dez Mandamentos dando explicações mais profundas e completas.
2006-09-13 08:08:44
·
answer #7
·
answered by ** Danizinha ** 3
·
0⤊
1⤋
«Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com toda a tua mente. Este é o maior e o primeiro dos mandamentos.
E o segundo é semelhante ao primeiro: amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos depende toda a Lei e os Profetas» (Mt 22,37-40).
2006-09-13 08:08:41
·
answer #8
·
answered by rasecorvo 7
·
0⤊
1⤋
O resumo da Bíblia é o amor ao próximo e a todas as coisas viventes do planeta,bem como ao próprio planeta.
2006-09-13 08:08:41
·
answer #9
·
answered by Elvis 1
·
0⤊
1⤋
Não tem, o que tem é uma resenha.
2006-09-13 08:08:18
·
answer #10
·
answered by gatopreto 5
·
0⤊
1⤋