English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-09-12 16:07:49 · 2 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências e Matemática Medicina

2 respostas

Carcinoma de células escamosas


Cirurgiã-Dentista
Colaborador






CARCINOMA DE CÉLULAS ESCAMOSAS
Painel apresentado na Universidade Estácio de Sá
Autores: Ingrid Matos, Wilton Martins, Thiago Oliveira, Fabiano Maiolino, Raphael Marques.
Faculdade de Odontologia - UNESA - RJ
Professor orientador: Carla Lancetta


Introdução

O câncer oral é o sexto mais comum nos homens e o décimo segundo mais comum nas mulheres. Mais de 90% das malignidades orais são carcinomas de células escamosas.Este tipo de câncer é caracterizado pela invasão do tecido conjuntivo de sustentação e estruturas adjacentes por células epiteliais escamosas malignas. Possui capacidade de invadir as vias vasculares e linfáticas, bem como dar metástase para os linfonodos e órgãos distantes.

Objetivo

O presente estudo tem como objetivo, informar os fatores de risco e reforçar a necessidade de considerar intervenções multidisciplinares para prevenir o problema e diagnosticá-lo o mais cedo possível.

Discussão

O risco aumenta de acordo com a idade, sexo e raça, principalmente em homens, já que foi verificado que a incidência maior é em homens brancos acima de 65 anos.
Não há somente um agente causador, e sim vários fatores associados capazes de produzir malignidade. Esses fatores podem ser intrínsecos como, por exemplo, a desnutrição e a imunossupressão, ou extrínsecos como o fumo e a luz solar.
O carcinoma de células escamosas surge no epitélio superficial e é caracterizado por ilhas e cordões de células epiteliais malignas. As células com lesão geralmente apresentam abundância de citoplasma e núcleos volumosos.
Esse tipo de tumor pode ser detectado através de exames como a radiografia, endoscopia digestiva alta, exames de sangue, biópsia e testes de função hepática.
O Carcinoma intra–oral dependendo da localização e do estágio do tumor pode ser tratado por excisão cirúrgica, radioterapia ou uma combinação de cirurgia e radioterapia. As lesões orofaríngeas normalmente, recebem radioterapia e os carcinomas do vermelhão do lábio são normalmente tratados por excisão cirúrgica.

Conclusão

Em muitos pacientes a detecção do câncer de boca é feita tardiamente, quando a doença está no estágio avançado e com metástase. Para aumentar o índice de sobrevivência do paciente e tornar o tratamento mais fácil, com menos complicações (preservação de funções da boca e outros órgãos afetados), a doença deve ser diagnosticada antecipadamente.
Mais importante que o diagnóstico precoce é a prevenção, onde deve-se promover a higiene bucal, ter dentes tratados, fazer uma consulta odontológica de controle a cada ano e manutenção de uma dieta rica em vegetais e frutas.
Estes são alguns dos cuidados necessários para prevenir o câncer de boca e para que se tenha uma qualidade de vida melhor.

2006-09-12 16:09:39 · answer #1 · answered by Gabi 5 · 0 0

a escamosidade delas!!

2006-09-12 23:14:50 · answer #2 · answered by Alex Camarão 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers