English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Estou comprando um imóvel que está sendo inventariado, esse imóvel é objeto de dois inventários, o primeiro está pronto, já possibilita o inventariante de vender 80% do imóvel, os outros 20% está no outro inventário que não está pronto ainda.
O vendedor está se comprometendo de entregar o imóvel livre de qualquer ônus e o negócio é muito bom para mim, mas não sei quais garantias tenho que exigir. A proposta do inventariante é que eu só pague os 20% restantes na hora em que o segundo inventário estiver pronto, os 80% concluídos eu já pagaria já, mas não sei se posso comprar nessas condições, pois tenho medo que dar algum problema no futuro, estou investindo tudo o que tenho no banco para comprar esse imóvel.
Se puderem me fornecer algumas informações sobre garantias e segurança, agradeço imensamente.

2006-09-12 07:46:00 · 8 respostas · perguntado por mcleusa 2 em Negócios e Finanças Imóveis

Um detalhe que não mencionei é que dos 80% concluídos já se pode fazer a Escritura Definitiva, ou seja, o Formal de Partilha já está pronto e com alvará judicial pois senão o cartório não lavra a escritura. Agora uma dúvida é esses 20% restantes, é preciso ter alvará dessa parte também, acredito que o juiz seja o mesmo, os dois processos devem estar na mesma vara. Realmente são muitas dúvidas e pouca gente para esclarecer, já que são todos idosos e delegaram a responsabilidade a uma terceira pessoa que por sua vez também não é o inventariante, mas tem muita experiência com inventários.

2006-09-15 00:46:32 · update #1

Fui ao cartório hoje para verificar a documentação necessária para a compra, descobri que os tais 20% que não se pode passar a escritura já, se trata da parte cabida a um dos herdeiros que faleceu, como os herdeiros do herdeiro não podem vender sem ter a efetiva propriedade, entraram com um processo de sub-inventário para tomarem posse e poderem vender, realmente eles ainda não possuem alvará judicial para a venda e na verdade essa parte corresponde a 10% do total e não 20% como haviam dito antes. Portanto, estaria comprando 90% do imóvel e teria que aguardar o inventário desses 10% restantes com um contrato de compra e venda e cessão de direitos. Pedi todas as certidões dos distribuidores civis, justiça federal e executivos fiscais para fechar o negócio, mas como a maioria de todos os herdeiros são de longe, é preciso esperar, vamos ver se vai dar certo.

2006-09-18 06:05:30 · update #2

8 respostas

Procure ajuda do Conselho de Corretores de teu estado e pelo que sei que sem estar devidamente registrado no Registro de Imóveis este imóvel não poderá ser registrado por quem compra.
Sugiro também que mesmo que tenhas todo o valor, diga para o vendedor que pequena parte vai ser financiada, assim ele terá que provar todos (e não são poucos ) os documentos que serão solicitados pelo banco.

2006-09-12 08:18:14 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 1

desculpa mas nao entendo de inventario nao

2006-09-19 21:04:18 · answer #2 · answered by lua 5 · 0 0

Não poderá, pois, este imóvel, está esperando, ser vendido e dividido com seus invetariante, você pode estar caindo em uma robada; pois, terá que devolver e entrar com um ação para receber seu dinheiro de volta, pois o juiz irá pensar, que agiu de ma-fé, pois, sabia da existência da claúsula.

2006-09-19 17:10:45 · answer #3 · answered by Mi 1 · 0 0

Amigo, não há garantias que o saldo do inventário será realizado a curto prazo. legalmente vc somente poderá fazer a escritura com o alvará judicial. Se vc gosta de correr riscos e o lucro é sempre diretamente proporcional ao risco, isto é, quanto maior o risco maior o lucro, entre nessa com consciência. Pode-se demorar anos para obter a escritura e se precisar vender antes, poderá ser um problema.
Eu pessoalmente demorei 2,5 anos para receber a escritura de um imóvel comprado. Somente dei um sinal de 10% e saldo de 90% contra escritura, sem correção. Isso pode ser uma opção. A posse também deverá ser imediata, senão não interessa.
boa sorte

2006-09-18 18:03:21 · answer #4 · answered by fernando gomes 1 · 0 0

Quando se trata de muitos herdeiros, a coisa tende a se arrastar. Muito complicado, parte já estar legalizada e outra não. Parte ter sido negociada e parte não. Dependendo da quantia, você deve analisar a possibilidade de aplicar o dinheiro, e, quando tudo estiver legalizado, aí você compra o imóvel. Outra opção é, fazer uma proposta de compra, com prioridade, mas, com pagamento, somente na escritura, com um valor, que você consiga pagar, também, nesse caso, aplique o dinheiro a fundo fixo, com um prazo, estimado, em igualdade ao que o proprietário, diz, que vai sair a escritura já inventariada. Assim você se resguarda de quaisquer prejuízos. Pos, se você efetuar a compra, nos termos atuais, quem te garante que, durante o inventário, não falecerá mais ninguém, ou que ele será feito em breve.

2006-09-18 04:02:41 · answer #5 · answered by milnet51 1 · 0 0

www.mundocanibal.com.br

2006-09-17 07:25:18 · answer #6 · answered by Carlão 3 · 0 0

Amigo, pode comprar desde que tenha autorização judicial. Fora isso, ninguém que te prometa algo estará sendo totalmente honesto.
Se o preço é bom, invista e procure um advogado para ver o processo com vc e entrar no inventario.
Se os vendedores não quiserem, ou tentarem obstaculizar, caia fora que é fria. Neste caso vc terá feito também um bom investimento, evitando perder seu dinheiro.
Ah, e procure um advogado que comprovadamente tenha feito este tipo de coisa já, que seja especialista em dir. imobiliário. Uma boa idéia é pedir indicação no cartório do registro de imóveis do local, com o tabelião!

2006-09-14 20:14:00 · answer #7 · answered by golan 2 · 0 1

Procure a ajuda de um advogado. Imóvel inventariado só pode ser vendido com autorização do juiz do inventário, através de alvará judicial. Mesmo assim, é importante verificar se o imóvel não tem pendências de impostos ou outros débitos, assim como se o falecido ou seus herdeiros também não tem. Em relação a promessa dos outros 20%, melhor você consultar um bom advogado, pois se você está investindo tudo na compra não custa gastar um pouquinho para ter uma boa acessoria e saber se é um bom negócio - http://www.sosconsumidor.com.br

2006-09-13 00:18:12 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 1

fedest.com, questions and answers