English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

É preconceito digno de processo expressar-se contra a cor da pessoa, contra a opção sexual da pessoa, e etc. Portanto, não seria também preconceito digno de processo o preconceito contra os evangélicos e contra a Bíblia? Por favor, explique.

2006-09-12 01:51:08 · 22 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

22 respostas

Preconceito é você considerar alguém como "inferior" ou "não-digno" por causa de alguma característa que esta pessoa tenha, seja ela étnica, religiosa, sexual ou política. É preconceito você falar que um evangélico/católico/espírita/ateu não merece viver, ou falar que algum deles é "sujo" ou "burro" por ter, ou não ter, uma crença religiosa. É preconceito você negar um emprego para uma pessoa por suas escolhas reiigiosas, ou negar alugar um espaço, entrada em determinado local público, etc... Ou seja, é preconceito você fazer uma diferença de tratamento, que prejudique a pessoa, por causa de alguma diferença que ela tenha.

Criticar o que uma pessoa acredita não é preconceito. Discordar das crenças de uma pessoa não é preconceito. Levantar idéias que sejam contrárias às crenças de uma pessoa não é preconceito. Criticar as ações de um grupo não é preconceito. Criticar as visões de um grupo, a não ser que a crítica implique em uma inferioridade inerente a este grupo por ser o que é, não é preconceito. Não acreditar no que um grupo acredita não é preconceito. Resumindo: criticar as crenças ou as ações de qualquer grupo religioso n]ão é um preconceito, assim como criticar ou não acreditar na Bíblia ou em qualquer texto sagrado de qualquer religião não é preconceito.

Preconceito implica a crença na inferioridade, ou "qualidades ruins" de uma pessoa, ou um grupo de pessoas, por uma qualidade destes. Quando você critica a crença em si, ou as ações destas pessoas, isso não é preconceito, é diferença de opiniões e crenças, e expressar estas diferenças de opiniões é um direito garantido, por lei, em nossa Constituição, a todos os cidadãos brasileiros.

Chamar um evangélico de burro , sujo, inferior ou algo do tipo somente por ele ser um evangélico é preconceito. Dizer que a Bíblia foi escrita por homens, ou dizer que tudo o que está lá é mentira, ou ainda dizer que os evangélicos que fazem pregações aqui ou na casa das pessoas são chatos por causa desta pregação, não é preconceito, é opinião.

2006-09-12 02:26:08 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

não é precoceito e sim blasfêmia.qué escreveu a biblia foi Deus e é o que ele diz: na palavra e não como o homem penssa

2006-09-12 08:57:47 · answer #2 · answered by pescador de almas 4 · 2 0

È preconceito sim, eu sou católica e respeito todas as religiões e acho que quando as pessoas falam contra os evangélicos é porque não têm nenhum respeito pelo próximo. O único intuito de todas as religiões é procurar por um caminho de paz e eu tenho certeza que todos querem isso, não é? Então quem busca a paz só encontra em DEUS e todas as religiões que pregam o amor, a bondade ,a caridade, o bem.....

2006-09-12 09:03:23 · answer #3 · answered by Rose A 3 · 1 0

Bom, contra a bíblia não, considerando que não há ofensa a direito pessoal de quem quer que seja.
Agora, falar contra os evangélicos ou contra qualquer outra religião nada mais é do que exercer seu direito de expressão, desde que dentro de certos limites.
Quando os limites são ultrapassados, entretanto, sim, pode-se considerar preconceito e pode-se processar o autor da manifestação.
No entanto, não se pode esquecer que em todo processo existem duas vertentes e visões de um mesmo assunto. Iniciar um processo não significa que ganharemos o mesmo processo.

2006-09-12 08:58:24 · answer #4 · answered by leviatanbaphomet 3 · 1 0

Sinceramente mesmo, essa dúvida também me cerca então logo somos 2

2006-09-12 08:57:32 · answer #5 · answered by Anonymous · 1 0

Com certeza a seu conceito de preconceito esta certo, existe tambem o preconceito contra religiao, a nossa Contituicao nos da o direito de liberdade religiosa, seja qual for.
Entao, partindo do principio que tenho direito a qualquer religiao, tambem posso dizer que ninguem tem o direito de me injuriar, ou seja, me ofender publicamente por isso.
Mas como sabemos, a nossa Constituicao tambem alberga o direito a liberdade de expressao, entao, posso ter minha opiniao, desde que nao prejudique tambem.
Concluo dizendo q se alguem foi tratado de modo injusto por conta de sua religiao, o Direito esta de portas abertas para fazer o valer o principio da liberdade religiosa, podendo assim essa pessoa pedir idenizacao por isso, se ela se sentiu injuriada.

2006-09-12 08:57:00 · answer #6 · answered by cleytonbs 2 · 1 0

é preconceito sim... da mesma forma que os próprios evangelicos condenam quem não acredita na doutrina deles....

o mundo todo ´é assim.. todo mundo se acha dono da verdade.

2006-09-12 08:52:56 · answer #7 · answered by Ted_GBI 3 · 2 1

CABERIA NESSA CIRCUNSTÂNCIA UM PROCESSO DE CALÚNIA E DEFAMAÇÃO. MAS DIGAMOS QUE EU PROVE QUE A BIBLIA ESTÁ ERRADA E É CONTRADITÓRIA E QUE SE FAZ MAU USO DO DINHEIRO ARRECADADO NESSAS IGREJAS ? SÓ NA INTERNET EXISTEM VÁRIOS VÍDEOS QUE COMPROVAM ISSO. NO MEU CASO, EM RELAÇÃO AOS EVANGÉLICOS, NÃO DISCORDAM DELEM TEREM A SUA FÉ, MAS INFELIZMENTE É MUITO TRISTE VER POBRES PESSOAS SEREM ENGANADAS E SEU DINHEIRINHO INDO SABE LÁ PRA ONDE. ESSA SEMANA JÁ FORAM DUAS IGREJAS EVANGÉLICAS INDICIADAS POR LAVAGEM DE DINHEIRO, E IGREJAS GRANDES. E VC AINDA ACHA QUE TEMOS PRECONCEITO. ACORDA EM QUANTO É TEMPO, SÓ ESTOU TENTANDO ABRIR OS OS DOS QUE ESTÃO SENDO ENGANADOS..E MAIS NADA.

2006-09-12 11:33:17 · answer #8 · answered by ATECUBANOS 4 · 0 0

Acredito que o preconceito ocorre quando vc ofende a pessoa, criticando a suas opções... por exemplo eu não sou católico, não concordo com a doutrina acredito que tá quase tudo errado. mas mesmo assim, não odeio nenhum católico e não vou me sentir ofendido se ele dizer que as igrejas evangpélicas estão erradas... o importante é como a pessoa vai te tratar depois, pois se for de uma forma despresível, ai existe preconceito... É igual vc sempre escolher a mulher mais bonita para o emprego, mesmo sem as mesmas qualificações das menos bonitas...

2006-09-12 10:32:16 · answer #9 · answered by Kody 3 · 0 0

É preconceito. Não há dúvidas. Mas eles pedem por isso. Em caso contrário, outro dia li uma resposta sobre Mediunidade Hereditária e teve um babaca, idiota, boiola enrustido que respondeu que "Toda maldição é hereditária." Esse retardado não sabe nem o que é uma maldição, que dirá responder sobre mediunidade. Se de um lado existe este preconceito contra os evangélicos é porque eles pegam pesado contra as outras religiões. E acredito nisso: BATEU...LEVOU!!!

2006-09-12 10:24:13 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

Cara!
Já pensou no tamanho da cadeia pra prender todos os Islâmicos, os Budistas, os Hinduístas, os ateus!!!
Acho melhor deixar todo mundo acreditar no que achar melhor!!

2006-09-12 10:06:17 · answer #11 · answered by supervima 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers