Negativo, nem + nem -.
Tanto os religiosos quanto os ateus, cada um faz a sua parte.
O que não ajuda a humanidade é o tendencionismo generalizado.
Algumas frazes de "Albert Einstein" ( JUDEU ):
“Não descobri a teoria da relatividade apenas com o pensamento racional”
"Chegamos assim a uma concepção de relação entre ciência e religião muito diferente da usual...
Sustento que o sentimento religioso cósmico é a mais forte motivação da pesquisa científica."
"A humanidade tem toda a razão em colocar os arautos dos elevados padrões morais e valores acima dos descobridores da verdade objetiva. Aquilo que a humanidade deve a pessoas como Buda, Moisés e Jesus está, para mim, num plano mais elevado do que as realizações das mentes indagadoras e construtivas."
"Até onde as leis da matemática se refiram à realidade, elas estão longe de constituir algo certo; e, na medida
em que constituem algo certo, não se referem à realidade."
"Não há oposição entre Ciência e Religião. Apenas há cientistas atrasados, que professam idéias que datam de 1880."
"Minha religião consiste numa admiração humilde ao Espírito Superior e Iluminado que se revela a si mesmo nos mínimos pormenores, que estamos aptos a captar com nossas fracas e irrelevantes mentes. A profunda certeza de um Poder Superior que se revela no Universo, difícil de ser compreendido, forma a minha idéia de Deus"
"A Religião do futuro será cósmica e transcenderá um Deus Pessoal evitando os dogmas e a teologia"
--> O Deus de Einstein é o mesmo que de todos. Einstein quis porvar justamente a incerteza, pois não aceitava a imagem de um ser controlando as pessoas como fantoches, tampouco que julgava sumariamente as pessoas pelos seus atos. Ou seja, a imagem era imperfeita demais para ser realmente de um ser superior que estabeleceu a ordem perfeita do universo.
Reflete exatamente as citações acima.
"" A frase que citou de Einstein, é lógica. Mostra que ele não era dogmático, e que discordava de pontos em sua religião.
Mas com isso, não se pode dizer que ele não tinha religião.
Naquela época ( e hoje em dia também ) se pregava a fé pelo medo, a base de ameaças, e atribue-se a um ser superior os instintos e sentimentos imperfeitos humanos como são, mas não superiores ao que são, ou seja, o homem castiga então Deus também castiga com igual severidade.
Sobreviver a morte é relativo a religião, e com isso, cria-se uma idéia pré concebida e que, com muita razão, as vezes não são aceitas pelos proprios seguidores, mas de lá pra cá, muita coisa mudou.
As pessoas eram fiéis pelo medo do inferno, e se achavam salvos simplesmente por frequentarem uma religião -fracos, medrosos e estupidamente egoístas- ""
"o "deus " de eisntein parece ñ ser projeção de ego,ao contrario do deus da maoiria...."
Concordo em gênero, número e grau. Einstein estáva mais perto de algo verdadeiro sobre Deus que muitos religiosos de hoje em dia.
---- Richard Dawkins
Se focou principalmente no Deus descrito no Velho testamento.
Igualmente, não contesta a idéia da existência, mas novamente, a dos atributos.
Entrevista:
http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=28483
Ele não é contra a religião, pelo contrário, acha necessária, mas é contra a falta de razão.
Tem também como argumento, as citações que geralmente se fazem das palavras dele, que porém são levadas de maneira fanática; - "Contradições religiosas, Bíblicas"
E não está errado. Mas a idéia da existencia de Deus ( divino ) para ele é "NULA", ou seja, não aceita e simplesmente ignora ( o verdadeiro ateu ), e se aplica a estudar, provar e explicar o natural, fazendo com que o maravilhoso se torne lógico.
Faz críticas sérias e não ataques deliberados.
Porém, ele mesmo ainda não provou tudo que diz. Ele tem uma visão forte e lógica, e estuda muito para comprová-la.
Acho que é o verdadeiro exemplo aos ateus, merecedor de digno respeito.
---- Stephen Hawking
Ateu convicto e cético, porem genial.
E se depender da sua genialidade Hawking está bem próximo de comprovar através da física teórica a existência de Deus.
Mas quase tudo dele são igualmente teorias, muitas longe de serem comprovadas, porém lógicas.
" O universo numa casca de noz" é digno de ser lido, pelo pouco que vi sobre.
--- Sigmund Freud
Desenvolveu a psicanálise, ateu convicto. (?)
Freud se focava nas reações humanas em circunstancias variadas.
Divide-se em 3 estudos base.
De certa forma, foi extremista ( tinha é raiva de Deus ), mas em contrapartida, tinha como amigo um Pastor, e é respeitado por muitos religiosos.
Achei um artigo, que mesmo sendo de um site religioso ( não preciso explicar que é tendencioso ), é digno de ser lido ( muita coisa pra escrever, e eu mesmo não acabei de ler):
http://www.montfort.org.br/index.php?secao=cartas&subsecao=ciencia&artigo=20050422100743&lang=bra#3.
Foi apenas o inicio, uma base da psicanálise, que também mudou, evoluiu, e hoje inclusive se faz tratamento de regressão juntamente com hipnose ( questionada e criticada por alguns, mas com resultados benéficos reais )
Outro artigo muito interessante:
http://www.cobra.pages.nom.br/ecp-psicanalise.html
---> James Crick? James Watson ( biólogo ) e Francis Crick ( físico ), descobridores da estrutura do DNA juntamente com Maurice Wilkins.
"James Watson" era imparcial a religião e Deus, mas não demonstra crer. Sabia separar as coisas, e se dedivava ao trabalho.
Um pedacinho de uma entrevista com a Revista Veja:
Veja – A polêmica entre os adeptos da teoria da evolução e aqueles que acreditam no "desenho inteligente", na idéia de que os seres vivos já foram criados como são, voltou a se aquecer. O que acha dessa controvérsia?
Watson – Mais de um século depois de Darwin, há um impasse entre a ciência e a religião – ou, pelo menos, entre a ciência e certas religiões, que estão obcecadas pelos rumos da biologia. Elas não gostam do conceito de evolução, embora todos os biólogos o apliquem, pois não se trata de uma mera teoria, mas de um fato. A controvérsia atual é sobre a conveniência de ensinar na escola o "desenho inteligente" lado a lado com o evolucionismo. Isso é misturar ciência e crença. É misturar idéias com base experimental com outras que não têm nenhuma. Não acho que deva ocorrer.
http://www.ethosvitae.com.br/si/site/1104?idioma=portugues
"Francis Crick" não é religioso! É uma figura, mas indefinivel.
Acredita que a vida veio em um porão de uma espaçonave (?) ( livro de Crick - VIDA- O Mistério da Sua Origem e Natureza).
http://www.google.com ( ta espalhado )
Mas tanto dele como de James Watson, não achei nada que atacasse uma religião também. Assim, acredito que eram estudiosos, ateus porém indefinidos, e não conta nem a favor de religião ou a crença em Deus, assim, tanto faz.
PS: Isso vai ficar enorme. Se deletar a pergunta, te esgano!
---> PAREI! <---
Acho que não vai dar em nada mesmo, mas valeu pela motivação de pesquisar.
Paz.
2006-09-11 15:35:44
·
answer #4
·
answered by Hokus Phokus 7
·
2⤊
0⤋