English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

LEIA ATENTAMENTE:

o que vc acha da igreja católica não permitir que as "mulheres" se tornem padres, digo no sentido de depois se tornarem cardeais, bispos, e até papa's, seria um tipo de preconceito da igreja católica, ou seria porque Jesus era homem e então sempre o lider da igreja também tem que ser homem, o que vc acha disso?

2006-09-11 13:12:12 · 14 respostas · perguntado por Sr. W????RIN? X3 3 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

14 respostas

já teve uma papisa, e as mulheres se tornam madres só não podem rezar missas, mas tem suas celebrações de uma forma ou de outra é uma missa, acho que no geral a igreja tem sim um tipo de preconceito, é que ela não muda nada desde a era de CRISTO, segue a risca todos os mandamentos, creio que com o passar do tempo os madamentos mudam de acordo com o mundo e que vivemos..

2006-09-14 17:04:55 · answer #1 · answered by "O Homem que Copiava" 2 · 0 3

Vc pode até chamar de machismo, mas ´e uma questão quase q cultural. O Cristianismo é uma herança do Judaísmo, surge num momento histórico definido em q as relações eram tipicamente patriarcais. Foi somente a partir da decada de 60 do sec,passado q as mulheres fizeram toda uma revolução nos costumes e na sociedade que vc deve saber muito bem qual foi.
Essa discução sobre o sacerdócio feminino só nasceu a partir de então, antes nunca se cogitou nisso, até mesmo nas igrejas protestantes tradicionais até então nunca se havia pensado em "pastoras".
O fundamento biblico é realmete o fato de Jesus ser homem, ter escolhido doze homens e a eles ter dado a missão de propagar o evangelho.
As figuras femininas no Novo Testamento foram importantes no sentido da confirmação na fé, não é a toa q toda historia começou com Maria, a mae de Jesus e terminou com Madalena, a primeira a anunciar a ressureição. E até nisto o Evangelho é paradoxal, visto q não era aceito no judaismo o testemunho da mulher.
Ainda asism Jesus não escolheu mulher para ser apostola e , em decorrência disto, a Igreja não admite o sacerdocio feminino, embora reserve a elas papeis fundamentais. Tanto assim q uma das maiores doutoras da Igreja, Santa Teresa, óbviamente é mulher.

2006-09-11 13:42:01 · answer #2 · answered by Frei Bento 7 · 2 0

Seria bom que você lesse a História da Igreja e visse a Papisa Joana. No entanto, recorde-se que boa parte da tradição cristã deriva do Judaísmo. No Judaísmo, a mulher é tida como impura (por sangrar na época de sua menstruação) pois o sangue torna impuro o templo.
O homem, por seu lado, não tem estes "revezes" naturais. O Cristianismo auferiu à Jesus a cabeça da Igreja e, esta última é sua esposa. Como todos somos igreja, desta forma somos esposas de Cristo na graça. Por outro lado, o mesmo sangue que é abominado no Judaísmo é o sinal de redenção dos homens pela morte de Jesus Cristo crucificado remindo-nos de todo o pecado (mácula) original das gerações passadas, presentes e futuras.
No entanto, às mulheres - ainda que algumas tenham seguido à Cristo - se destinou o lugar de obediência e serviço - muito em parte do serviço de Maria - mas nenhum posto dentro da Hierarquia da Igreja, esta totalmente masculina.
Por outro lado, há de se ressaltar que são o maior contingente nas igrejas e as que mais participam e o que não significa que assumam postos no altar, na consagração e na participação do sacrifício redentor o que, na verdade, somos todos co-participantes.

2006-09-11 13:43:44 · answer #3 · answered by megapensador 1 · 2 1

Sou católica e não nego, mas tb sou contra isso.
Se as mulheres pudessem se tornar "PADRES - q seriam as MADRES", teríamos mt mais missas, pois existem muitas madres por aí.
Mas não, só os homens q podem, penso q eles deveriam rever essas idéias ultrapassadas.

2006-09-15 03:03:12 · answer #4 · answered by Tatiana F 3 · 0 0

Já teve uma mulher que pagava de mano e virou papa não teve?

2006-09-14 15:30:03 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Acho que e por muito motivos...
Sei lah !

Mas , jah pensou a mulher " Padra" , lendo a " Biblia catolica " menstruada >>>>??

Pra mim isso nao e certo !
Nao sei para o Catolicismo...

2006-09-11 23:00:25 · answer #6 · answered by ܢܐܬܐܠܝ 3 · 0 0

A igreja católica segue a seguinte tradição: Jesus ao excolher seu apóstolos foram 12 homens isto é a tradição apostólica.
A mulher não se torna padre mas, se torna MADRE entendeu ?

2006-09-11 15:20:11 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

sei la ,mas o valdir alves sabe ele sabe tudo ate parece que ele e padre.

2006-09-11 14:15:26 · answer #8 · answered by serginhopit 3 · 0 0

Mulheres são MADRES.
Existe uma hierarquia igual também, porém não chegam ao Papado.
Acho que teve uma, não sei ao certo pois não sou católico.
Isso faz parte do catolicismo, não creio ser relevante pois, freiras assim o são por livre e espontanea vontade, e podem deixar de ser quando quiserem.

2006-09-11 14:05:53 · answer #9 · answered by Hokus Phokus 7 · 0 0

Talvez seja pq, na época que a igreja católica foi criada, a mulher não tinha direito de fazer nada. Só serviam para trabalhar para o marido e para os filhos, não tinham direito de estudar e nem sequer de pensar.
Como a igreja católica prega a tradição, então manteriam a proibição das mulheres se tornarem padres, bispos, papas, etc. Como também não aceitam a utilização de camisinha e rejeitam o aborto, a igreja não pensa na atualidade, mas sim no que aconteceu desde sempre... a tradição. Creio que seja isso...

2006-09-11 13:45:17 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

Acho que a razão para as mulheres não serem padres está entre os segredos dos deuses e o segredo dos padres.

2006-09-11 13:32:50 · answer #11 · answered by plambang 3 · 0 1

fedest.com, questions and answers