English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Eu gosto de emitir a minha opinião ateísta, e criticar a opinião alheia sobre religião. Esse é o objetivo de qualquer fórum que trata de religião e espiritualidade. Escrevo aqui, de acordo com o tema. Mas as pessoas me chamam de chato, repetitivo, e que eu deveria mudar de assunto. E ainda argumentam que eu ofendo, só porque não acredito como eles!... Devo me transformar em religioso para ser simpático? Ou falar sobre sexo aqui no Religião e Espiritualidade? Ou essas pessoas deveriam visitar outros temas do YR?

2006-09-11 03:43:31 · 29 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

29 respostas

No fundo,se elas se importam com o seu pensamento,é porque elas mesmas não se sentem seguras quanto ao delas.
Eu acho que eles deveriam ou aprender a discutir ou procurar a turma deles em outro YahooRespostas.

2006-09-11 03:52:07 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 2

"" O SENHOR É LADRÃO ? ? ? " (pergunta "ofensiva")

VOCÊ PODE PERGUNTAR QUALQUER COISA PARA QUALQUER UM, DESDE QUE SAIBA COMO. "MARILIA GABRIELA".

Marilia Gabriela perguntou para o ex-presidente Collor, - “O SENHOR É LADRÃO ?" Na cara dura, e nem por isso a pergunta foi considerada ofensiva, uma vez que estava no senso comum das pessoas, (talvez no dela também) - mas perguntou dando-lhe o direito de resposta, sem necessariamente julgar seu ponto de vista. O CRITICAR DE MANEIRA DESRESPEITOSA (E PÕE DESESPEITOSO NISSO ) É QUE É O PROBLEMA, EM QUALQUER SITUAÇÃO..

EU, SOU ATEU E UM HOMEM DE FÉ .

E NÃO HÁ NENHUMA CONTRADIÇÃO NISSO .
Ter fé, significa acreditar no que não se vê, mas crê que existe. Eu acredito em átomos, prótons, nêutrons, energia gravitacional, embora nunca os tenha visto. TENHO FÉ. CREIO QUE EXISTEM. Só não acredito em DEUS, que para mim é uma grande bobagem, imitação grotesca da figura de um Pai, que serve para explicar a Criação de Todo o Universo. ASNEIRA DA GROSSA, QUE NÃO SE SUSTENTA COM MAIS DE 10 MINUTOS DE CONVERSA LÓGICA.

Mas, muitas das pessoas que acreditam na EXPLICAÇÃO DIVINA, o fazem muitas vezes de muito boa fé, são decentes, honestas e procuram o bem do próximo, ainda que Deus não exista, E TEM TODO O DIREITO DE NÃO SEREM OFENDIDAS por quem, ASSIM COMO EU, não acredita nas mesmas coisas.
DISCORDAR, PODE. OFENDER É QUE NÃO PODE, (como diria Marilia Gabriela - e é nisso que se baseia o grosso dos seus conflitos.

JÁ MILITEI EM MUITAS INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS, fiz muito serviço voluntário, MESMO SENDO DECLARADAMENTE ATEU . (E vou até hoje, se preciso for) e nunca tive qualquer problema de convivência com ninguém, embora eu xingue (na boa, mas COM TODOS PALAVRÕES QUE CONHEÇO) tudo quanto é santo, anjo, Falanges de São Francisco e outras bobagens, para qualquer um ouvir. (NUMA INSTITUIÇÃO, EU ERA O ÚNICO ATEU DECLARADO EM 110 voluntários - e meus trabalhos sempre estiveram entre os melhores, independentemente da religião ou falta dela) Mas nunca ofendi ninguém diretamente nem nunca desfiz da crença de ninguém, por mais esdrúxula que me parecesse.

MAS EMBORA ATEU, PARTILHO DOS MESMOS SONHOS de muitos de meus colegas religiosos,muitos para quem tiro meu chapéu, que desejam um mundo melhor e mais justo, e fazem o que podem dentro de suas extremas limitações, para minorar isso. E nisto a gente se irmana, nisto caem muitas diferenças.

ACHO EXTREMAMENTE MERITÓRIO TENTAR TIRAR O VÉU DA IGNORANCIA (como você faz) que tolda a visão de grande parte da humanidade, que necessita de Deus, deuses, para explicar todos os fenômenos e causas psicológicas que não conhece, em vez de ir estudar SUAS MAIS DO QUE CONHECIDAS CAUSAS.

Já CRIMINALIZAR pessoas de muito boa vontade que tiveram a infelicidade de serem “criadas em um caldo de cultura” que substituiu a explicação DECENTE pela da CRIMINOSA MANIPULAÇÃO RELIGIOSA, não funciona. Não são criminosos. Podem ser drogados (pela religião) mas não são bandidos.

Não se trata de tornar-se falso para parecer simpático, ou deixar de expressar sua opinião verdadeira. Quase todas minhas perguntas (e respostas) são DE FUNDO ATEU E ANTI- RELIGIOSO, mas, mesmo entre religiosos, na maior parte das vezes são bem acolhidas.
AS PESSOAS NÃO QUEREM CONCORDÂNCIA COM TUDO. ANTES DE MAIS NADA, QUEREM RESPEITO.

Gosto das palavras do Grande Humanista, o dramaturgo inglês, George Bernard Shaw, e como eu, ATEU DE CARTEIRINHA:

“NÃO CREIO QUE OS HOMENS QUE ACREDITAM EM ATOMOS SEJAM MELHORES QUE OS QUE ACREDITAM EM ANJOS.
(do livro Socialismo para Milionários)

2006-09-11 14:04:38 · answer #2 · answered by ClaiX 6 · 3 0

Acho que existe incoerência na forma de expor suas idéias. Talvez a sua opinião ateísta, como vc mesmo define, esteja sendo defendida com certo exagero, quase fanatismo. Acho que a dose utilizada por vc, é similar a dos fanáticos religiosos aqui do YR. No caso, não dá para usar dois pesos e duas medidas.

2006-09-11 11:02:51 · answer #3 · answered by liz 4 · 2 0

Meu caro,

se vc não gosta de religião, para que debater? Para mim os debates servem para uniformizar determinado pensamento, aperfeiçoá-lo.

Eu também não sou chegado a religião e a vontade de dizer o que penso é muito grande, mas não faço isso perto de qualquer pessoa. Aliás, quase não o faço. Sabe por quê? É repetitivo, muita gente pensa assim e fala sempre as mesmas coisas.

Se quer mesmo debater, procure pessoas que comungam das suas idéias, para que, juntos, desenvolvam uma idéia firme, bem fundamentada das suas concepções.

Jamais debata com pessoas que, ao menos, tenham um mínimo de fé nessas coisas, ou você as ofenderá muito. Pode até perder amigos por causa disso.

Quer um palpite? Leia os livros sagrados e os críticos dos livros.
Aprenda a criticar com fundamento e somente critique quendo sugerido e limite a sua crítica ao que lhe foi proposto.

Forme um grupo de pessoas como você e debata com eles sobre o tema. Estudem para debater, ou seus discursos sempre serão repetitivos e, muitas vezes, limitados ao senso comum e vocês poderão passar aperto quando tentarem debater com alguém que realmente entenda do tema.

Atenciosamente, Stálin.

2006-09-11 11:01:46 · answer #4 · answered by Stálin 2 · 2 0

Viver SEM DEUSES é melhor sim.

Viva com um Único Deus.

2006-09-11 10:53:29 · answer #5 · answered by Enio Elias 6 · 3 1

Você é bem polêmico mesmo... gosto de pessoas que têm opinião formada embora não seja obrigada a concordar com você.
Suas convicções são só suas e você realmente se torna repetitivo, pois a maioria de suas perguntas são questionando a existência de Deus e criticando quem nEle acredita... sei que você entende perfeitamente que seus "ataques" não vão "desconverter" os crédulos e nem abalar as verdades dogmáticas nas quais acreditam, contudo tem todo direito de expressar-se e tentar juntar a você pessoas com os mesmos pensamentos.
Por fim, declaro que são debates que não chegam a lugar nenhum, tendo em vista o simples fato de que nunca vou te convecer e nem você me convencer e que as verdades de cada um de nós são suficientes... admiro sua persistência!
Abraço!

2006-09-11 10:52:43 · answer #6 · answered by Rai 5 · 3 1

Concordo plenamente com vc.
O problema é que os religiosos na sua grande maioria são fanáticos. E com "a fé cega" não dá para estabelecer diálogo.
Gostei da sua sinceridade, parabéns.

2006-09-12 14:22:57 · answer #7 · answered by W W 4 · 1 0

Impossível dialogar com pessoas com mentes pífias como a maioria dos crentes!!

2006-09-12 09:39:05 · answer #8 · answered by supervima 4 · 1 0

Tirar a palavra "ridícula" para um debate seria um bom começo.

2006-09-12 07:35:01 · answer #9 · answered by magrão 7 · 1 0

Não tem problema algum.

Se vc não desfere ataques pessoais e a pessoa se ofende... azar dela. Debater e refutar argumentos inválidos não é ofensivo.

2006-09-11 19:28:46 · answer #10 · answered by ^o) Tom 5 · 1 0

Respeitando o q os outros pensam...

2006-09-11 12:25:27 · answer #11 · answered by Loira 2 · 1 0

fedest.com, questions and answers