English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-09-10 11:45:25 · 15 respostas · perguntado por mastin 2 em Saúde Medicina Alternativa

15 respostas

Sim. É o AAA - Associação dos Alcoólicos Anônimos e todo apoio familiar.
Flavinha

2006-09-10 11:57:24 · answer #1 · answered by Flavinha 1 · 0 0

Não. Infelizmente o Alcoolismo é incurável e progressivo. Mesmo uma pessoa que nunca tenha provado bebida pode ser um alcóolatra. Poderia viver e morrer alcóolatra sem manifestar a doença, caso nunca tivesse bebido
Reconhecida pela OMS - Organização Mundial de Saúde - como doença, a compulsão pelo álcool ainda não tem uma resposta de cura por parte da Ciência.
No entanto, igual a outras enfermidades como a Diabete, por exemplo, o doente, assistido, pode conviver com a doença.
Sem remédios, até mesmo a medicina recomenda aos portadores dessa anomalia o ingresso no AA - Alcóolicos Anônimos - como forma adequada de tratamento.
O AA é uma fraternidade que abriga pessoas com o mesmo problema - homens, mulheres e crianças - que juntos ganham força para evitar a sua fraqueza pelo álcool, se fortalecendo com a experiência do grupo.
Essa entidade é o melhor lugar para um alcóolatra porque ali o seu problema é encarado como doença e não como deformidade de caráter e geralmente é o único lugar onde o "bêbado" é tratado com respeito e carinho.
Os alcóolatras que conhecem esse apoio percebem os seus limites com o álcool e aprendem que deve evitar provar a bebida - evitando o primeiro gole - como forma de se manter sóbrio.
O participante entende que sua luta contra a dependência é maior do que ele próprio e a necessidade de estar unido em um grupo de pessoas com igual necessidade.
Uma das principais características desse tratamento que eles chamam de "programação" é a comemoração de cada 24 horas sem provar álcool, não importando quantos anos esteja sóbrio.
O alcóolatra em tratamento pode admitir públicamente sua doença, se quiser, e não condena o consumo comedido do álcool por pessoas que não tenham problemas com a bebida.
Todavia, visto a sua própria condição, sempre que pode orienta sobre os riscos desse hábito e os prejuízos que um doente causa em família.
Todos devemos respeitar o alcóolatra por ser um doente necessitando de tratamento e se possível encaminha-lo ao AA.
Os grupos de AA são abertos ao público e não precisa marcar visita para participar dos encontros.
Para os alcóolatras o AA pede apenas que queira parar de beber e que frequente as reuniões do grupo, mesmo não conseguindo ficar ou estar sóbrio.

2006-09-10 19:42:55 · answer #2 · answered by Geninho 4 · 1 0

Acho que tudo depende em primeiro lugar se a pessoa quer mesmo sair do alcoolismo. Se for mesmo da vontade dele é só procurar ajuda nos AA. e força! É só ter o cuidado para não ter recaídas, porque qualquer vício é uma doença e o doente sempre estará em recuperação para o resto da vida. Tem que ter muita força de vontade, persisitência e aprender a conviver com ela. Isto vale para qualquer vício.

2006-09-14 07:34:30 · answer #3 · answered by Monalisa 3 · 0 0

Cura tem mas e difícil pra caramba o alcoólatra deve ter muita força de vontade um bom motivo para parar de beber e procurar ajuda de alguém especializado.

2006-09-14 01:04:47 · answer #4 · answered by GIRA_TRICOLOUCO 7 · 0 0

Alcoolismo na minha opinião é uma doença que causa uma sensibilidade maior ao álcool, ou seja, o alcoólatra é uma pessoa com mais possibilidades de se viciar que uma pessoa "normal". e os seus efeitos são mais devastadores para essas pessoas e para a suas familias.
É uma doença que merece toda a atenção e merece ser administrada, não só pelo doente como também ser entendida pelos seus familiares.
infelizmente como é uma doença que não tem cura, a pessoa deve procurar alguns programas de auto ajuda, como por exemplo o "AA".

2006-09-13 15:29:07 · answer #5 · answered by MÁXIMO NASCIMENTO 3 · 0 0

sim,basta q ele queira,senão toda luta será inútil. Deus ajuda muito nestes casos.

2006-09-12 09:05:14 · answer #6 · answered by LULUZINHA 2 · 0 0

CLARO,É SÓ PROCURAR OS ALCÓOLICOS AN^ÕNIMOS E MUITA FORÇA DE VONTADE. É PRECISO QUE A FAMILIA TAMBÉM PARTICIPE.


BOA SORTE E QUE DEUS TE AJUDE

2006-09-11 18:34:35 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

.Depende do grau de alcoolismo que se encontra. Em alguns casos já pode haver o comprometimento do organismo, porém pode haver um tratamento que controle a ansiedade do paciente e que pelo menos melhore a sua qualidade de vida.

2006-09-11 16:04:43 · answer #8 · answered by 頍ndr頍 2 · 0 0

Tem cura sim, mas para o alcoolatra se curar ele tem que primeiro querer realmente. Não adianta tratamento algum sem que o primeiro passo seja a conscientização do doente em quer se tratar.

2006-09-11 01:05:54 · answer #9 · answered by Valentinha 2 · 0 0

Um alcoólatra é um dependente químico, como também o é um fumante. Tanto um quanto o outro não podem se dizer curados, apenas ficam limpos do vício quando fazem tratamentos especializados, mas sempre poderão recair no vício novamente, mesmo depois de anos de abstinência. A dependência química é genética, conforme já foi confirmado por vários pesquisadores, recentemente.
O alcoólatra é uma pessoa que sofre muito e deve ser tratado com paciência e compreensão pelos familiares, que se tornam tão doentes quanto ele, pelo sofrimento no qual vivem, como espectadores da tragédia pessoal do ente querido.

2006-09-10 23:37:15 · answer #10 · answered by Nualla 2 · 0 0

tudo vai depender da própria vontade dele...

2006-09-10 19:42:17 · answer #11 · answered by Vitoria 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers