Se criou o tudo criou o tempo, certo? (Mesmo que como conceito para o ser-humano, o homem só cria algo que deus já criou como conceito, teria nos concedidos este "poder", certo?)
Bem, voltando, se deus criou o tempo, ele o criou em algum momento. Se criou em algum momento, é porque já corria o tempo, ou seja, o tempo já existia. Então deus não criou o tempo e não criou tudo. Se não criou tudo não é todo-poderoso(tem poder para criar tudo). Facil perceber que deus(es) é(são) apenas uma invenção do ser-humano, certo?
2006-09-10
01:44:52
·
16 respostas
·
perguntado por
Fernando
2
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
É claro demais que o subconsciente humano criou deus para aplacar a pergunta sem resposta: para onde vamos e de onde viemos... São milhares de deuses. Milhares. o Deus cristão só é mais popular, pegou mais, afinal, prega um deus homem pai sério que depois vira mãe. Quando alguem mexe com esta base frágil(é sim, é muito frágil, qualquer um consegue contestar, alguns disseram varias críticas, mas não responderam nada, ahahahhahaha). vou por mais uma pergunta, ok?
2006-09-10
01:58:01 ·
update #1
Ariane, tua resposta está a melhor até agora. Sempre vem um povinho que repete igual papagaio o que alguem de terno puído preto, fedido a suor geralmente e conhecido como "pastor" ou padre bebum. Respeito quem tem opinião própria, quem não tem merece ser humilhado, bando de lixo cabeça de vento. Coloquem a cachola pra pensar, eu estou afirmando que deus não existe na forma contada na bibleca, aquele livrinho fraco, cheio de história da carochinha.
2006-09-10
02:02:20 ·
update #2
Não é imorar atentar contra a crença de outras pessoas. Quando algum cristão está tentando converter alguém está fazendo a mesma coisa. é um direito meu, querida! Por isso não vou te dar os pontos, sei que vc nao os quer, mas ainda nao surgiu a melhor resposta. Você infelizmente é muito preconceituosa e reacionária neste sentido.
2006-09-10
02:04:46 ·
update #3
oieee...cara, DEUS com certeza é o todo-poderoso,claro q foi ele em q criou o tempo ,eu acho q ele fez um grande erro em ter feito vc ,e DEUS naum é uma invenção do povose vc naum tem fé azar o seu porq eu tenho e muita...
*****
vejam isto que ela me respondeu, que deus cometeu um grande erro em ter feito a mim. Bom, não sabia que tinha uma anta que acredita em um deus perfeito e depois diz que ele errou. é engraçado demais perceber como tem gente burra que não consegue responder sem se contradizer ou repetir o que o povo fala!!! hahahahaha.
2006-09-10
08:08:06 ·
update #4
Você tem o livre arbítrio para contestar. Gosto disso. Deus quer isso. Você tem que descobrir aquilo que te faz bem e aquilo em que possa acreditar, sem oposições. Você é um ser pensante e pode tirar as conclusões que quiser. Eu acredito que Deus seja Todo Poderoso. É meu princípio. Mas admiro a coragem de quem contesta.
2006-09-10 04:05:05
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Antes de tudo, não importa se Deus existe ou não. O que importa é que como seres vivos que somos, para nós é óbvio que existe a vida. O nome que se queira dar ao inÃcio do processo de geração da vida e como ela vem se mantendo e evoluindo, não importa. Alguns chamam Deus, outros de Inteligência Suprema, outros de Big Bang, outros de evolução. Não importa. O que importa é a existência da vida em si. Esta sim é um fato e não há como discutir. Assim sendo, somos todos seres vivos e pela vida devemos, como seres viventes, respeitar todas as suas formas de manifestação. Ou então, caso queiramos optar pela destruição...aà você já sabe o enredo né?
Mas voltando às suas elocubrações (hehehehe):
As premissas que você utilizou estão equivocadas sobre a questão do tempo. Você está, na verdade, questinando a existência de Deus, usando premissas erradas. Veja porque:
Deus (ou o nome que queira dar - não importa) não criou o tempo cronológico (Deus mitológico Cronos). Na verdade, esse tempo não existe para todos os seres vivos. Ele é mera criação do ser humano para poder se situar na sua evolução. Veja o que diz o dicionário Aurélio sobre o tempo:
"Tempo. S.m. 1. A sucessão dos anos, dias horas, etc., que envolve a noção do presente, passado e futuro. 2. Momento ou ocasião apropriada para que uma coisa se realize"
Para Deus ou criação ou evolução, seja lá o nome que queira dar, independente de religião ou pensamento filosófico, o tempo existente é o mesmo citado pela mitologia do Deus Kairos: é o tempo elástico que não pode ser medido linearmente. Um exemplo claro desse tempo é quando você se lembra de algo que aconteceu há muito tempo mas lhe traz emoções como se tivesse acontecido hoje. Assim, o fato ocorreu cronologicamente
há muito tempo atrás, mas você vivencia todas as suas emoções como se estivesse acontecendo agora - tempo Kairos (uma alegria muito grande, um amor, um medo, uma raiva, etc). O tempo Kairos (significa tempo da criação) é o tempo estratégico, é a oportunidade que não é medida cronologicamente. A palavra kairos, em grego, significa o momento certo. Sua correspondente em latim, momentum, refere-se ao instante, ocasião ou movimento, que deixa uma impressão forte e única por toda a vida.
Por isso, kairos refere-se a uma experiência temporal na qual percebemos o momento oportuno em relação à determinada ação: saber a hora certa de estar no lugar certo. Sempre que agimos sob o tempo kairos, as coisas costumam dar certo. Por exemplo, quando estamos quase desistindo de algo e resolvemos “dar um tempo” para a pressão, do nada surgem as pessoas certas que nos ajudam com soluções reais e práticas. Agir no tempo regido por kairos é similar a um ato mágico!
Kairos é o tempo oportuno, livre do peso de cargas passadas e sem ansiedade de anteceder o futuro. Ele se manifesta no presente, instante após instante.
Quando vivemos no tempo kairos, aumentam as oportunidades em nossa vida. Basta repensar como surgiram nossas melhores oportunidades: de certa forma, estávamos desprogramados das exigências do tempo cronológico.
Para os gregos, cronos representava o tempo que falta para a morte, um tempo que se consome a si mesmo. Por isso, seu oposto é kairos: momentos afortunados que transcendem as limitações impostas pelo medo da morte!
Na mitologia grega, Kairos é um deus muito pequeno, que se parece com um elfo. Ele é representado pela imagem de um jovem homem nu, de asas nos ombros e nos tornozelos, que corre num movimento de fuga segurando uma lança. Sua cabeça é calva e contém uma única mecha, que representa a marca de sorte de uma oportunidade: se não formos capazes de segurá-la no instante em que ocorre, ela escorrega pela calvÃcie de Kairos...
Portanto, para vivermos sob a regência de kairos, precisamos ir além das convenções mundanas: saber seguir cada momento de acordo com a sintonia de nossas necessidades interiores. Isto não quer dizer que poderemos fazer o que quisermos na hora que bem entendermos, mas sim que devemos estar atentos para não deixar que os comandos exteriores ultrapassem os interiores.
à por isso que as premissas que você utilizou para a pergunta: Deus criou tudo? não estão corretas.
2006-09-10 09:19:37
·
answer #2
·
answered by A questionadora 2
·
1⤊
0⤋
1. Que é Deus?
"Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas"
2. Que se deve entender por infinito?
"O que não tem começo nem fim: o desconhecido; tudo que é desconhecido é infinito."
3. Poder-se-ia dizer que Deus é o infinito?
"Definição incompleta. Pobreza da linguagem humana, insuficiente para definir o que está acima da linguagem dos homens."
Deus é infinito em Suas perfeições, mas o infinito é uma abstração. Dizer que Deus é o infinito é tomar o atributo de uma coisa pela coisa mesma, é definir uma coisa que não está conhecida por uma outra que não está mais do que a primeira.
Provas da existência de Deus
4. Onde se pode encontrar a prova da existência de Deus?
"Num axioma que aplicais às vossas ciências. Não há efeito sem causa. Procurai a causa de tudo o que não é obra do homem e a vossa razão responderá."
Para crer-se em Deus, basta se lance o olhar sobre as obras da Criação. O Universo existe, logo tem uma causa. Duvidar da existência de Deus é negar que todo efeito tem uma causa e avançar que o nada pôde fazer alguma coisa.
5. Que dedução se pode tirar do sentimento instintivo, que todos os homens trazem em si, da existência de Deus?
"A de que Deus existe; pois, donde lhes viria esse sentimento, se não tivesse uma base? É ainda uma conseqüência do princípio - não há efeito sem causa."
6. O sentimento íntimo que temos da existência de Deus não poderia ser fruto da educação, resultado de idéias adquiridas?
"Se assim fosse, por que existiria nos vossos selvagens esse sentimento?"
Se o sentimento da existência de um ser supremo fosse tão-somente produto de um ensino, não seria universal e não existiria senão nos que houvessem podido receber esse ensino, conforme se dá com as noções científicas.
7. Poder-se-ia achar nas propriedades íntimas da matéria a causa primária da formação das coisas?
"Mas, então, qual seria a causa dessas propriedades? É indispensável sempre uma causa primária."
Atribuir a formação primária das coisas às propriedades íntimas da matéria seria tomar o efeito pela causa, porquanto essas propriedades são, também elas, um efeito que há de ter uma causa.
8. Que se deve pensar da opinião dos que atribuem a formação primária a uma combinação fortuita da matéria, ou, por outra, ao acaso?
"Outro absurdo! Que homem de bom-senso pode considerar o acaso um ser inteligente? E, demais, que é o acaso? Nada."
A harmonia existente no mecanismo do Universo patenteia combinações e desígnios determinados e, por isso mesmo, revela um poder inteligente. Atribuir a formação primária ao acaso é insensatez, pois que o acaso é cego e não pode produzir os efeitos que a inteligência produz. Um acaso inteligente já não seria acaso.
9. Em que é que, na causa primária, se revela uma inteligência suprema e superior a todas as inteligências?
"Tendes um provérbio que diz: Pela obra se reconhece o autor. Pois bem! Vede a obra e procurai o autor. O orgulho é que gera a incredulidade. O homem orgulhoso nada admite acima de si. Por isso é que ele se denomina a si mesmo de espírito forte. Pobre ser, que um sopro de Deus pode abater!"
Do poder de uma inteligência se julga pelas obras. Não podendo nenhum ser humano criar o que a Natureza produz, a causa primária é, conseguintemente, uma inteligência superior à Humanidade.
Quaisquer que sejam os prodígios que a inteligência humana tenha operado, ela própria tem uma causa e, quanto maior for o que opere, tanto maior há de ser a causa primária. Aquela inteligência superior é que é a causa primária de todas as coisas, seja qual for o nome que lhe dêem.
Atributos da divindade
10. Pode o homem compreender a natureza íntima de Deus?
"Não; falta-lhe para isso o sentido."
11. Será dado um dia ao homem compreender o mistério da Divindade?
"Quando não mais tiver o espírito obscurecido pela matéria. Quando, pela sua perfeição, se houver aproximado de Deus, ele o verá e compreenderá."
A inferioridade das faculdades do homem não lhe permite compreender a natureza íntima de Deus. Na infância da Humanidade, o homem O confunde muitas vezes com a criatura, cujas imperfeições lhe atribui; mas, à medida que nele se desenvolve o senso moral, seu pensamento penetra melhor no âmago das coisas; então, faz idéia mais justa da Divindade e, ainda que sempre incompleta, mais conforme à sã razão.
12. Embora não possamos compreender a natureza íntima de Deus, podemos formar idéia de algumas de Suas perfeições?
"De algumas, sim. O homem as compreende melhor à proporção que se eleva acima da matéria. Entrevê-as pelo pensamento."
13. Quando dizemos que Deus é eterno, infinito, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom, temos idéia completa de Seus atributos?
"Do vosso ponto de vista, sim, porque credes abranger tudo. Sabei, porém, que há coisas que estão acima da inteligência do homem mais inteligente, as quais a vossa linguagem, restrita às vossas idéias e sensações, não tem meios de exprimir. A razão, com efeito, vos diz que Deus deve possuir em grau supremo essas perfeições, porquanto, se uma Lhe faltasse, ou não fosse infinita, já Ele não seria superior a tudo, não seria, por conseguinte, Deus. Para estar acima de todas as coisas, Deus tem que se achar isento de qualquer vicissitude e de qualquer das imperfeições que a imaginação possa conceber."
Deus é eterno. Se tivesse tido princípio, teria saído do nada, ou, então, também teria sido criado, por um ser anterior. É assim que, de degrau em degrau, remontamos ao infinito e à eternidade.
É imutável. Se estivesse sujeito a mudanças, as leis que regem o Universo nenhuma estabilidade teriam.
É imaterial. Quer isto dizer que a sua natureza difere de tudo o que chamamos matéria. De outro modo, ele não seria imutável, porque estaria sujeito às transformações da matéria.
É único. Se muitos Deuses houvesse, não haveria unidade de vistas, nem unidade de poder na ordenação do Universo.
É onipotente. Ele o é, porque é único. Se não dispusesse do soberano poder, algo haveria mais poderoso ou tão poderoso quanto ele, que então não teria feito todas as coisas.
As que não houvesse feito seriam obra de outro Deus.
É soberanamente justo e bom. A sabedoria providencial das leis divinas se revela, assim nas mais pequeninas coisas, como nas maiores, e essa sabedoria não permite se duvide nem da justiça nem da bondade de Deus.
2006-09-10 09:02:49
·
answer #3
·
answered by Antonio Vieira Sobrinho 7
·
1⤊
0⤋
Ahn... deixa ver se eu entendi. Mas, antes, vou deixar claro que eu não sou uma católica ou evangélica fervorosa que só fala de Deus e Jesus o tempo todo.
Vamos lá... você diz que Deus criou o tempo em um certo momento, assim, ficaria provado que o tempo já existia, certo?
Você também acha que o tempo para nós é igual ao tempo do Universo inteiro?
Como explicar então que viajando a longos anos-luz daqui corremos o risco de ficarmos mais jovens ou mais velhos enquanto o tempo aqui na Terra passa vagarosamente?
Já ouvi falar na Teoria da Relatividade de Einstein? Lembra do E=mc²?
E se Deus criou a noção de tempo somente para o planeta Terra? E se Deus é uma criação do Universo e nós somos realmente filhos de Deus, que nos criou e nos fez assim?
Sabe, às vezes, não é questão de saber se Deus é apenas uma ilusão da nossa mente ou uma verdade incontestável, o que realmente importa é a crença e como as pessoas encaram isso.
Não me importa convencer o meu amigo evangélico de que Deus não existe, mas também me incomoda muito o fato de ele tentar inúmeras vezes me "converter".
A fé é importante para as pessoas, acreditar em alguma coisa realmente conforta os seres humanos.
Com a sua lógica (que, me desculpe, não foi tão clara assim para mim) você pode até deixar de acreditar, se é que acreditou um dia, mas é realmente imoral atentar a crença das outras pessoas.
2006-09-10 08:55:16
·
answer #4
·
answered by Bunny Rabbit 5
·
1⤊
0⤋
Não. Não acho que sua conclusão esteja correta, especialmente por estar lastreada em premissas totalmente infundadas.
Inicialmente "tempo" não existe, já que é relativo. Tempo nada mais é do que duração de consciência... Apenas isto!
Ademais, lastrear conclusões somente em uma tese, pode ser muito arriscado e levar à frustrações muitíssimo sérias.
Somente para complementar, "momento" não é sinônimo de "tempo".
Lembre-se que "no mundo nada se cria e nada se perde. Tudo se transforma"...
Sua pergunta, portanto, deveria ser qual é a matéria-prima para o tudo transformado por Deus... Rsrsrsrs...
2006-09-10 08:51:09
·
answer #5
·
answered by leviatanbaphomet 3
·
1⤊
0⤋
Eu sei que vou falar algo que não tem lógica com a pergunta
Isso é dirigido para cristãos, sejam Protestantes, Apostólicos Romanos ou Ortodoxos:
"Se Deus criou tudo, como ele se criou? Se ele fez o ser humano como molde dele mesmo, como ele surgiu, se ele foi o primeiro da raça?" pensem bem e me respondam...
Bom voltando a pergunta eu acho que ela foi muito bem elaborada e só discordo em uma coisa, que Deus não existe, mas para não causar discussão, só estou te parabenizando pela bela pergunta!
2006-09-10 12:07:27
·
answer #6
·
answered by pffrules 2
·
0⤊
0⤋
ele não criou as coisas malignas q nos rodeiao.. e tals...
eli é o criado do mundo criou o mundo sim.. achei sua logica legal, mas na biblía diz q criou, sou católica, creio no Sr. Jesus e creio tb q eli fez o mundo...
e há um encontro com ele perfeito qm tiver esse previlégio!
2006-09-10 09:02:07
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Só Vou te dizer que a vida espiritual é atemporal. O tempo existe para nós e é a referência da rotação e translação da Terra.
2006-09-10 08:59:02
·
answer #8
·
answered by sctorquato 6
·
0⤊
0⤋
Concerteza !!! Deus é o criador de tudo e todos !!!
2006-09-10 08:57:34
·
answer #9
·
answered by Mario 2
·
0⤊
0⤋
Errado,não se esqueça que Deus é perfeito, ele cria tudo a qualquer momento e em qualquer tempo, e é o único a parar o seu tempo...
2006-09-10 08:55:33
·
answer #10
·
answered by aresta 2
·
0⤊
0⤋